Qual a melhor época para podar acerola?

Perguntado por: rfarias . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

inverno

A poda no pé de acerola é realizada uma vez por ano, no inverno, e é necessário cautela na hora de realizá-la para não atrapalhar a produção da fruta.

Conforme ela foi crescendo a gente descobriu que era acerola.” Lisabete destaca que em meados de setembro e outubro a árvore começa a florescer e em 30 dias já é possível ver as frutas. “Ela produz em camadas. Vai de outubro até o fim de março produzindo.”

A acerola frutifica três a quatro vezes ao ano e há várias espécies, sendo comum encontrar no mesmo pomar plantas com hábitos de crescimento distintos, árvores que produzem frutos em cachos e isolados, com tamanhos, formatos e cores diferentes, fato este que não é interessante para a produção comercial, mas não ...

Corte folhas e galhos mortos num ângulo de 45°.

  1. Não apare folhas e galhos que tenham um aspecto verde, vistoso.
  2. Se um grupo de folhas adjacentes parece morto, é possível cortar o galho todo. É importante deixar intacto o caule da planta e, como dito acima, cortar o galho em questão num ângulo de 45°.

a melhor lua para podar é a lua minguante hoje. nessa fase a influência da Lua sobre a terra e baixa na lua minguante a quantidade de seiva que percorre na planta é menor. pois a maior parte dessa.

A rega do pé de acerola pode ser apenas uma vez ao dia, quando a planta está adulta. Isso vale mesmo quando o sol não está tão alto no céu. Já nos primeiros meses de cultivo, o indicado é regar duas vezes por dia, com uma quantidade regular de água.

Até a planta estar bem estabelecida é interessante regá-la todos os dias nos períodos de estiagem. Depois a rega pode ser feita de 2 à 3 vezes por semana. No período chuvoso não é preciso regar. A adubação do canteiro pode ser feita com 10 l de esterco de curral bem curtido.

inverno

Poda. Recomenda-se que a poda seja feita no inverno, somente uma vez ao ano, antes do período de florescimento da planta. O corte não deve ultrapassar 30% da copa da jabuticabeira.

Evite usar inseticidas na cultura para não prejudicar a ação dos polinizadores. A falta de outro pé de acerola nas proximidades, para que haja polinização cruzada, também pode estar influenciando na baixa frutificação da fruteira. Uma segunda aceroleira no ambiente tende a favorecer a polinização das flores.

A aceroleira desenvolve-se bem em solos ácidos, com o pH nas faixas de 5,5 a 6,5. Quando plantada em solos calcários, a planta requer fertilizações de micronutrientes em forma de pulverizações, que podem ser realizadas duas vezes por ano no outono e na primavera.

A planta começa a produzir a partir do oitavo mês de plantio e a safra ocorre, na região sudeste, de outubro a abril. Durante esse período é possível colher frutos por até 30 vezes na mesma planta. Isso porque nem todas as acerolas amadurecem de uma vez.

Segundo o supervisor agrícola de irrigação da Fazenda Amway Nutrilite do Brasil, Tiago Souza, atualmente são aplicados 20 litros por planta, distribuídos em quatro irrigações diárias, de 30 minutos cada.

A vida útil de um pomar de acerola é 12 anos, contudo na região Nordeste do Brasil a substituição das plantas tem ocorrido entre 8 e 10 anos (Figura 4). A aceroleira cresce e produz de forma satisfatoria em climas tropical e subtropical.

Possui ação antioxidante
A presença de vitamina C e compostos fenólicos torna o chá de folha de acerola um protetor contra a ação desenfreada dos radicais livres, que estão ligados à queda da imunidade, ao envelhecimento precoce e a diversas doenças crônicas, como diabetes e até câncer.