Qual a melhor época para plantar chuchu?

Perguntado por: isalgado . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

A época ideal de plantio é de outubro a ~ fevereiro para os estados do Sul, de agosto ~ •.

Os chuchus-semente devem ser plantados após a pré-brotação. Para isso, são colocados sobre o leito de terra em local sombreado, ventilado e ligeiramente úmido, um ao lado do outro. Os maduros apresentam a semente germinada em 15 dias, porém, somente devem ser plantados quando o broto atingir cerca de 12 centímetros.

No sistema convencional, o preparo do solo é feito com aração, gradagem e abertura de covas de plantio. Não há recomendação específica de adubação para o chuchu-de-vento. Pode-se utilizar como referência a adubação para a cultura da abóbora ou do pepino, com base na análise do solo.

O espaçamento recomendado entre as plantas é de 5 m a 7 m, mas existem horticultores que utilizam um espaçamento de apenas 3 m ou 4 m. O chuchuzeiro é uma trepadeira herbácea que pode cobrir árvores e grandes muros, com ramas que podem chegar a 15 m de comprimento. Assim é necessário que existam suportes para a planta.

Acontece que o pé de chuchu se desenvolve bem mesmo em solos pouco nutritivos. No entanto, ao conceder um solo mais fértil, você aumenta a probabilidade de gerar mais frutos! Solos com fósforo costumam ser bastante atrativos para o pé de chuchu se desenvolver bem e apresentar mais frutos!

Auge da safra: março a maio, segundo a Ceagesp. Como comprar: prefira os chuchus de cor verde bem clara, lisos, sem rugosidades e espinhos.

As regas devem ser frequentes, mas não a ponto de encharcar a terra, pois assim as raízes do seu chuchuzeiro vão apodrecer e a plantinha não vai vingar.

Devido a grande sucção de seiva as plantas perdem de vigor, apresentam deformação nas partes atacas, manchas amareladas nas folhas, desfolhamento e até mesmo a morte da planta.

#SítioGilSat Recomendo plantar num local com alguma exposição ao sol, mas pouca, isto porque a “árvore” do chuchu gosta de sombra, assim elas desenvolve-se adequadamente e com frutos maiores e de melhor qualidade.

Para o plantio, as sementes são colocadas em bandejas acrescidas de substratos comerciais ou húmus de minhoca. O transplante das mudas deve ocorrer apenas quando houver quatro folhas definitivas. O espaçamento recomendado para o plantio é de 0,5 a 1 metro entre plantas e 1 metro entre linhas.

O chuchu-preto, também conhecido como chuchu-mamute, é o maior dentre os tipos de chuchu. Essa variação do legume tem a cor mais escura e a casca mais espinhosa. Por ter uma composição mais rígida, a casca concentra maiores quantidades de zinco e vitaminas C, E e ácido fólico, um tipo do complexo B.

A cultura do chuchu pode ser irrigada por diferentes sistemas de irrigação. Os sistemas por aspersão são destacadamente os mais usados, seguido da microaspersão localizada. Os sistemas de irrigação em bacias ao redor das plantas e por sulco são algumas vezes adotados em pequenas áreas de produção.

A abelha irapuá (Trigona spinipes) costuma ser muito mais lembrada pelos danos que podem causar às diversas culturas (manga, uva, coco, goiaba, maracujá, etc.) do que pelo seu comportamento polinizador (morango, chuchu, abóbora, laranja).

O chuchu depende da polinização, principalmente de abelhas. Além disso, temperaturas muito altas e baixa umidade do ar prejudicam esse processo e diminui o número de frutos”, explica a engenheira agrônoma Djeimi Janisch, extensionista rural da Emater-RS/Ascar de Venâncio Aires.

Comercialmente tem uma duração de produção de 3 anos, mas em cultivo caseiro poderá durar muito mais. As flores do chuchuzeiro são brancas e pequenas, seguidas de frutos ovais, grandes de forma característica, na cor creme, verde-clara ou verde escuro, ambos com polpa dura com mucilagem.

Chuchu pode ser plantado em vasos, na terra e até mesmo na água, sendo de fácil cultivo. Veja aqui características, como plantar e cultivar chuchu e seus tipos.