Qual a melhor época para plantar braquiária?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 8 votos

decumbens como a mais versátil das três braquiárias estudadas, adaptando-se bem a semeaduras realizadas entre meados de outubro e início de fevereiro.

A Brachiaria decumbens apresenta hábito de crescimento prostrado, com altura média de 50 cm a 100 cm.

outono

Época de plantio
O momento ideal para o plantio dependerá do local. Em regiões de clima quente, a melhor época para plantio será o outono. Já em regiões onde o outono costuma ser mais frio, a primavera é a melhor época.

Benefícios da braquiária na entrelinha
Protege o solo do superaquecimento do solo, que pode ser prejudicial as raízes; Atua na manutenção da umidade do solo, reduzindo a evaporação de água do solo; É fonte de nutrientes para o cafeeiro e aumenta o teor de matéria orgânica no solo.

Segundo o especialista, a melhor opção pode ser a variedade híbrida Camelo. A planta perfilha muito bem e permite proteger o solo. Além disso, este híbrido dá uma boa resposta a problemas de frio e geada.

E para construir um solo mais fértil, um dos primeiros passos é a correção de sua acidez por meio da aplicação de calcário. Como grande parte dos solos brasileiros, por formação geológica, são ácidos, esse manejo é imprescindível para o bom desenvolvimento da forrageira (capim).

O ciclo de vida do capim-braquiária compreende as fases vegetativa, de alongamento de colmos e reprodutiva.

Cuidado com o plantio no início das chuvas porque, normalmente, no início das chuvas existem falhas e para de chover. Se a sua semente já está na terra e deu a primeira chuvarada, a planta precisa de temperatura e a semente precisa de umidade. Ora, se bateu a chuva e bateu o calor, ela rompe e começa a germinar.

Dentre as forrageiras mais comuns, destaca-se a braquiária decumbens (braquiarinha), mas o andropogon também apresenta boa resistência à seca.

Marandu. Tem como principais características resistência às cigarrinhas-das-pastagens, alta produção de forragem, persistência, boa capacidade de rebrota, tolerância ao frio, à seca e ao fogo.

“Além de possuir um sistema radicular bastante eficiente, com raízes que alcançam até quatro metros de profundidade (foto). Isso faz com que ela seja uma excelente recicladora de nutrientes do solo”.

primavera

A primavera é a melhor época para o plantio, você sabia? É hora de iniciar o projeto do jardim, de plantar e de replantar também. Nesta estação do ano, os jardins e as hortas se encontram no seu expoente máximo. Por isso, saber o que plantar é essencial.

Para os hortelões da região Sul do Brasil, que tem mais períodos de frio, essa é a época perfeita para o plantio de Cebolinha Verde, Ervilhas, Beterrabas, Agrião, Mostarda e Radiche. Já para quem vive na região Sudeste, aproveite para plantar Chicórias, Couve-Manteiga, Salsas, Rabanetes, Mostarda e Quiabos.

Basilisk (capim-braquiária), as quais podem ser pastejadas por caprinos e ovinos. Entretanto, as braquiárias apresentam alguns problemas, dentre os quais as cigarrinhas, a degradação e os casos de fotossensibilização, são de grande importância.

Essa planta é indicada especialmente para os bovinos, pois apresenta uma boa quantidade de proteína aos animais.

As fontes mais recomendadas são os fosfatos solúveis – superfosfato simples ou triplo – que podem ser aplicados a lanço ou sem sulcos. Os fosfatos naturais brasileiros, fosfatos naturais reativos e os termofosfatos devem ser aplicados sempre a lanço e incorporados ao solo.

brachiaria brizantha

Segundo o engenheiro agrônomo, a brachiaria brizantha é a mais recomendada visto que tem alta tolerância ao frio e às secas e é bem resistente às cigarrinhas-das-pastagens.

Brachiaria Ruziziensis. Esse tipo de capim para gado exige solos de fertilidade média a alta para se desenvolver. Possui boa palatabilidade e alta qualidade nutricional, sendo indicado para gado de recria e engorda.

Normalmente o calcário altera o pH do solo. Altera muito mais quando amontoado em determinada área da lavoura. A elevação do pH a níveis muito altos aumenta ou diminui a disponibilidade dos nutrientes.