Qual a melhor época do ano para podar árvores frutiferas?

Perguntado por: naguiar . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

inverno

As frutíferas devem ser podadas no inverno, pois neste período a árvore não estará em processo de produção de folhas e frutos, mas sim em dormência. Isto torna mais fácil o processo, e não causa danos a planta. Corte os ramos secundários do caule principal da planta, em seus primeiros anos de vida e crescimento.

Em geral, a melhor época para a poda é após a colheita do pomar. Em algumas variedades de maturação precoce, a poda pode ser realizada a partir de junho, porém antes da brotação normal da primavera.

Esta poda deve manter a planta dentro dos limites definidos pelo espaçamento, repartindo os fotoassimilados entre a vegetação e a produção de frutos. Os ramos do ciclo anterior devem ser eliminados pela base quando se mostrarem fracos, doentes, imaturos, achatados, mal posicionados ou, ainda, em número excessivo.

> IMPORTANTE: Sempre passar pasta bordalesa ou tinta látex após a poda para evitar doenças e pragas; > Existem algumas plantas que não precisam ser podadas, por exemplo: açaí, abio, cambuci, caju, entre outras que falaremos mais adiante; > Diferentes plantas apresentam diferentes formas de frutificação.

Quando podar a árvore
E para a jabuticabeira, a poda é recomendada para o começo do inverno, onde se tem o período de menor atividade fisiológica da planta, antes do período de florescimento. Só tem uma regra: o corte não deve ser maior que 30% da copa da árvore, para que não a prejudique.

se eu podar o. meu limoeiro numa lua crescente ou numa lua cheia. essa planta vai emitir muitos brotos. porque a save está presente até nos galhos.

Agora, com relação à melhor lua para podar laranjeira, o ideal é durante a minguante, já que irá evitar que galhos e ramos comprometidos não voltem a crescer.

É recomendável podar a laranjeira na estação do ano adequada. A data pode variar de maio a agosto, dependendo de sua localização. Você terá apenas de podá-la em anos alternados.

A acerola exige alguns tipos de podas. Elas devem ser feitas na planta desde o momento em que ela começa a soltar os ramos. "A poda de formação tem o objetivo de promover a formação da copa com três a quatro galhos mestres, distribuídos simetricamente, os quais formarão a estrutura básica da copa", afirma Dr.

Qual é a importância da poda? A poda potencializa o início da formação do fruto e aumenta o acúmulo de nutrientes do pomar.

As podas drásticas devem ser feitas no final do inverno. A Pitangueira também brota na madeira velha, suportando bem as podas feitas nesta região. A retirada das folhas e flores ressecadas é muito importante. Transplante: Um solo com boa drenagem é fundamental para a Pitangueira.

Lembre-se: a falta de poda pode deixar sua frutífera improdutiva. O correto uso dessa técnica regenera a planta velha e provoca produções, rejuvenescendo-a. Para saber maiores informações sobre podas de frutíferas, acesse este artigo.

Como proceder?

  1. Com uma tesoura de poda, corte os ramos mais pequenos e menos vigorosos. No caso de roseiras mais velhas pode precisar de usar um serrote;
  2. Corte os ramos ladrões;
  3. Corte os ramos que estejam a tocar noutros ramos;
  4. Corte os ramos tortos;
  5. Corte sempre acima dos gomos.

O elemento químico responsável pela frutificação e formação de sementes é o fósforo (a sigla "P" dos adubos NPK). Para estimular a frutificação de uma espécie, ofereça bastante água e adubação rica em fósforo.