Qual a melhor época de plantar chuchu?

Perguntado por: lpadilha2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

A época ideal de plantio é de outubro a ~ fevereiro para os estados do Sul, de agosto ~ •.

Acontece que o pé de chuchu se desenvolve bem mesmo em solos pouco nutritivos. No entanto, ao conceder um solo mais fértil, você aumenta a probabilidade de gerar mais frutos! Solos com fósforo costumam ser bastante atrativos para o pé de chuchu se desenvolver bem e apresentar mais frutos!

O chuchu é pouco exigente quanto à terra de plantio. Ainda assim, quando for preparar a terra do vaso, prefira aquela que esteja com boa fertilidade, úmida e bem adubada. Lembre-se de enriquecer a terra com fósforo, pois o chuchu precisa de uma boa quantidade desse elemento para se desenvolver.

Para melhor absorção dos nutrientes, a faixa ideal de pH dos adubos deve ser entre 5,5 e 6,5. Faça calagem se necessário e se atente para adubação fosfatada e uso de matéria orgânica, pois é preciso evitar o excesso de boro. O tutoramento das plantas é necessário para evitar o contato dos frutos com o solo.

O chuchu pode ser cultivado em locais ensolarados, ou em sombra parcial quando jovem, desde que haja uma boa luminosidade.

Comercialmente tem uma duração de produção de 3 anos, mas em cultivo caseiro poderá durar muito mais. As flores do chuchuzeiro são brancas e pequenas, seguidas de frutos ovais, grandes de forma característica, na cor creme, verde-clara ou verde escuro, ambos com polpa dura com mucilagem.

Auge da safra: março a maio, segundo a Ceagesp. Como comprar: prefira os chuchus de cor verde bem clara, lisos, sem rugosidades e espinhos. Como conservar: na geladeira, dura de duas a três semanas.

"As pragas estão atacando mais por causa do calor, ela começa amarelar as folhas e depois passa para o fruto", diz o produtor José Oscar Petroli. Os fungos secam as folhas e alguns chegam a atacar as hortaliças. A maior dificuldade é que não há defensivos específicos para o chuchu.

hipertensão, mantendo a pressão arterial sob contr. hipertensão, mantendo a pressão arterial sob controle. pressão sanguínea.

O fungo que causa a antracnose é disseminado por água, que pode ser da chuva ou do próprio sistema de irrigação. A dica do especialista, doutor em fitopatologia, é retirar todos os frutos já contaminados e substituir o sistema de irrigação por aspersão pelo sistema de gotejamento ou microaspersão.

Todas as partes do chuchu podem ser consumidas, como a polpa, os brotos, a casca, as sementes e as folhas.

O espaçamento recomendado é de três metros entre um mourão e outro. Na espaldeira, deve ser feita uma malha com arame fino na distância de 1,80 metro do solo. O chuchu-semente germinado deve ser plantado ao lado de cada mourão. Fósforo e potássio são fundamentais para o desenvolvimento vigoroso do chuchuzeiro.

Dado que o chuchuzeiro não suporta temperaturas baixas é importante que não inicie o cultivo desta cultura nas épocas do ano mais frias. O ideal é que se comece a plantar o chuchu no final da época das geadas que coincide com o final do Inverno e início da Primavera.

Chuchu pode ser plantado em vasos, na terra e até mesmo na água, sendo de fácil cultivo. Veja aqui características, como plantar e cultivar chuchu e seus tipos.

o esterco de galinha.

A abelha irapuá (Trigona spinipes) costuma ser muito mais lembrada pelos danos que podem causar às diversas culturas (manga, uva, coco, goiaba, maracujá, etc.) do que pelo seu comportamento polinizador (morango, chuchu, abóbora, laranja).

O chuchu depende da polinização, principalmente de abelhas. Além disso, temperaturas muito altas e baixa umidade do ar prejudicam esse processo e diminui o número de frutos”, explica a engenheira agrônoma Djeimi Janisch, extensionista rural da Emater-RS/Ascar de Venâncio Aires.

O chuchuzeiro não tolera geadas ou temperaturas muito baixas. Por outro lado, temperaturas acima de 28°C fazem com que a planta brote em excesso e tenha queda de flores e frutos. Portanto, a temperatura ideal para o desenvolvimento do chuchu fica entre 15°C e 28°C.

Basta deixar o broto sobre a terra ou enterrá-lo parcialmente (enterrar totalmente o fruto aumenta a probabilidade do broto apodrecer). O espaçamento recomendado entre as plantas é de 5 m a 7 m, mas há horticultores que utilizam um espaçamento de apenas 3 m ou 4 m.

Para o plantio, as sementes são colocadas em bandejas acrescidas de substratos comerciais ou húmus de minhoca. O transplante das mudas deve ocorrer apenas quando houver quatro folhas definitivas. O espaçamento recomendado para o plantio é de 0,5 a 1 metro entre plantas e 1 metro entre linhas.