Qual a melhor época de passar ureia no feijão?

Perguntado por: ijaques2 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Nitrogênio (N): O nitrogênio é fundamental para o desenvolvimento vegetativo inicial das plantas. Recomenda-se a aplicação de adubos ricos em nitrogênio, como ureia, sulfato de amônio ou nitrato de amônio, no momento do plantio ou logo após a emergência das plântulas.

A situação ótima para a aplicação da ureia agrícola na lavoura ocorre antes da chuva e/ou irrigação, ou seja, em local seco e somente depois expor a ureia à umidade.

Mas no geral, recomendam-se a adubação entre 20 a 100 kg/ha de N na cultura do feijão.

A maior dose de ureia, obtida com base no numero de plantas, proporcionou menor germinação no terceiro dia após a semeadura, provavelmente devido a maior condutividade elétrica e maior volatilização de NH 3 a que foram submetidas às plantas deste tratamento.

No sistema convencional, a adubação nitrogenada tem sido realizada no sulco de semeadura, junto com fósforo e potássio e, em cobertura (25 dias após a emergência). Já, no sistema plantio direto, a aplicação em cobertura do nitrogênio é realizada aos 15 e 30 dias após a emergência do feijão.

O ideal é sempre aplicar a ureia antes da chuva, sempre em local seco e somente depois regar.

Adubação com fósforo e potássio
Os resultados da pesquisa apreciam incrementos de produtividade de grãos de feijão com a aplicação de até 120 kg/ha de P 2 O 5 mesmo em solos com teores adequados para as outras culturas de grãos em rotação, como soja e milho, por exemplo .

Em solos úmidos, ocorre maior volatilização da ureia, isso porque com a umidade no solo, há um aumento da difusão de ureia, dessa forma, acarreta maior contato com a urease no solo. (LORENSINI et al., 2012). Assim, a condição ideal para aplicação da ureia seria solo seco com boa previsão de chuvas nas próximas horas.

ser O sulfato de amônio ou nitrito de amônio importante destacar mesmo que em solo bem seco se na sua região o valor vale esse trás unidade E pode desencadear o início da volatilização. do nitrogênio da ureia aplicada. portanto aplicar ureia sempre antes da chuva ou de regar o seu solo. até o próximo vídeo.

em 20 l de água por exemplo eu colocaria. 2 kg de ureia em 10 litros de água. seriam. 1 kg de ureia em 1 l de água.

Uréia Sulfatada 50kg 33.00.00 - Heringer.

Se fossemos repor o nitrogênio extraído utilizando uma adubação de ureia (45% de N), seriam usados em média 47 kg do adubo por tonelada produzida. Um talhão com produtividade média de 9 toneladas de grão/ha, por exemplo, exigiria uma reposição de aproximadamente 420 kg de ureia/ha.

A recomendação desse nutriente varia de 20 a 50 kg/ha, de acordo com a produtividade, tecnologia e teor presente no solo.

3 dias

3 dias pela ação da urease, após isso, o nitrogênio ( N ) pode ser absorvido pelas plantas, lixiviado, ou. rapidamente perdido para atmosfera por volatilização.

Devido a sua alta concentração de nitrogênio (45%), boa relação de custo-benefício e rápida absorção pelas plantas, é o fertilizante nitrogenado mais utilizado, sendo normalmente aplicado em gramíneas, pastagens, milho, trigo etc.

A quantidade depende do tamanho do vaso, de sua espécie e porte, mas geralmente o intervalo de reposição é de 3 a 4 meses para espécies de folhagens e de 2 a 3 meses para espécies floríferas.

“No caso do adubo, é bom reparar na falta de vitalidade das plantas, amarelamento e o crescimento fraco”, Ricardo alerta. Em caso de adubo orgânico, trate a terra de 6 em 6 meses; e se for adubo químico, o intervalo passa a ser de cerca de 3 meses.

Herbadox® 400 EC, Finale®, Heat®, Amplo® e Basagran® 600 são registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento sob os números 15907, 00691, 01013, 00508 e 00594.

Espaçamentos de 40 cm a 50 cm entre fileiras de plantas e com 10 a 15 plantas por metro, proporcionam as melhores produtividades.