Qual a melhor empresa para parcelar multas?

Perguntado por: nespinosa . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.2 / 5 7 votos

A Zignet oferece a maior cobertura de consultas veiculares do país. Possui integração com 25 DETRANS em todas as regiões brasileiras. Além de poder parcelar os débitos do seu veículo em até 12 vezes no cartão de crédito, você também pode optar pelo pagamento online ou nos postos físicos.

A Resolução prevê que o parcelamento seja realizado por uma instituição financeira e o valor repassado de forma integral aos órgãos autuadores. Esclarecemos que cabe a cada órgão autuador implementar essa possibilidade de pagamento.

Parcelar multa é possível, mas depende do órgão autuador
Essa medida é, hoje, estipulada pela Resolução nº 918/2022 do Contran. No entanto, o parcelamento de multa é uma possibilidade, e não uma imposição. Nesse caso, adotar ou não essa medida é uma opção do órgão ou entidade de trânsito responsável pela autuação.

O parcelamento on-line de multas pode ser realizado a qualquer dia e horário por meio dos sites.

Pode rodar com multa vencida? Sim. O carro não pode ser apreendido por não pagamento de multa de trânsito. No entanto, como visto anteriormente, a multa atrasada impede o licenciamento.

Vantagens. Para os motoristas, a grande vantagem é a redução no preço das infrações, mas merece destaque também a facilidade para o pagamento e o acompanhamento das notificações.

Isso é possível por meio do app da Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou no Portal de Serviços. Além disso, para obter o desconto integral, o motorista precisa reconhecer que cometeu a infração e não apresentar recurso contra a multa. E, claro, pagar a taxa até a data de vencimento.

Sim, a Zapay é empresa parceira da Serasa – o que também demonstra que ela é segura para a quitação de débitos veiculares.

Multas por infrações de trânsito, taxas de licenciamento de veículos, IPVA e até mesmo DPVAT podem ser pagos com cartão de débito/crédito. É possível, inclusive, pagamento parcelado (acrescidos os custos de financiamento: IOF, juros, etc).

Como obter desconto no pagamento de multas? Segundo o Governo Federal, para obter descontos de até 40% em multas de trânsito, o proprietário do veículo deve se cadastrar no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE).

E não é qualquer coisa: agora, é possível quitar multas e demais pendências em até 18 vezes, realizando o pagamento com cartão de crédito ou débito.

A Vamos Parcelar quita os débitos com o órgão em questão, como o Detran, e o nome do consumidor é retirado do sistema em até 48 horas. Não existe limite de contas, multas e licenciamentos máximo, de modo que o usuário pode parcelar quantos débitos quiser, desde que tenha limite no cartão para finalizar o acordo.

Caso o motorista não pague a multa de trânsito, poderá ter seu nome inscrito nos órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa. Isso ocorre porque, após o vencimento da multa, a autoridade de trânsito pode encaminhar o débito para a cobrança administrativa.

Para conseguir o parcelamento, é necessário comparecer na sede da Secretaria da Fazenda para fazer a negociação da dívida com um atendente, ou, se estiver disponível em seu estado, através do site do Detran.

Desde 2017, o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), passou a permitir o parcelamento de multas de trânsito utilizando o cartão de crédito, de acordo com a Resolução n. 697.

As multas podem ser parceladas em até 12 vezes no cartão de crédito (com pagamento de juros) e são aceitos cartões das bandeiras Mastercard, Visa e Elo.

O Projeto de Lei 40/20 proíbe a subordinação do pagamento da taxa de licenciamento do veículo ao pagamento de qualquer outro tributo ou multa. O texto considera o veículo licenciado estando quitados apenas os débitos relativos à taxa correspondente.

Pode cometer outras infrações
O valor de cada uma das multas aqui é de R$ 293,47. Além disso, existe a possibilidade de remoção do carro e apreensão da CNH.

Ou seja, quando você não paga corretamente suas multas, dentro do prazo de validade delas, pode ser vítima de novas multas! E não só isso, pois o fato da apreensão do veículo também gera cobrança de taxas de guincho e uso de pátio policial.

O veículo com multas não poderá ser apreendido. No entanto, é muito importante estar atento às multas, pois não é possível fazer o licenciamento anual caso tenham débitos em aberto e, se o motorista estiver circulando com o licenciamento irregular, poderá sofrer remoção do veículo.

Desvantagens do Sistema de Notificação Eletrônica
Quando o condutor aceita a adesão do pagamento da multa com 40% de desconto, ele não pode entrar com recurso, ou seja, renuncia a possibilidade de recorrer.