Qual a melhor divisão de treino para hipertrofia?

Perguntado por: agoulart3 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Geralmente, as melhores divisões de treino para iniciantes são a AB 2 vezes por semana e ABC sequencial (onde a pessoa vai seguindo a sequência e não com dias fixos). Elas permitem um trabalho generalizado e otimizam o desempenho. Para isso, é importante quantificar as cargas e o descanso de forma individualizada.

Se você é iniciante ou não consegue treinar com regularidade: um treino ABC (1 ou 2x) poderá trazer mais resultados. Se você é um intermediário ou avançado: treinos ABCDE poderão ser a melhor perdida.

O que treinar na academia de segunda a sexta?

  1. segunda-feira e quinta-feira: membros inferiores (para trabalhar: pernas e bumbum);
  2. terça-feira: exercícios de puxar (para trabalhar: dorsal, bíceps e abdômen);
  3. quarta-feira e sexta-feira: membros superiores (para trabalhar: ombro, peitoral e tríceps).

As repetições entre 6 e 12 são as mais utilizadas em musculação para as séries pesadas, sem contar repetições mais altas eventualmente utilizadas nas séries de aquecimento. Esse número de repetições é classicamente considerado “treinamento para hipertrofia”, por ser a que mais estimula o aumento do volume muscular.

“Precisamos entender o que gera a hipertrofia (aumento do tamanho do músculo). Basicamente, precisamos estar atentos a 3 fatores: ter uma boa alimentação, comendo a quantidade certa de proteínas, dormir pelo menos 8 horas por dia e estimular bem os grupos musculares”, explica a médica nutróloga Dra.

Com efeito, quando se trata do ganho de massa muscular em muitas pessoas, áreas como as panturrilhas e os antebraços são notoriamente difíceis de hipertrofiar, mesmo com treinamento inteligente e dedicado.

Ter uma alimentação rica em proteínas
Os alimentos ricos em proteína são os ovos, frango, peixe, carnes vermelhas, lentilha e soja, por exemplo. Esses alimentos são importantes para favorecer a hipertrofia muscular, já que são responsáveis pela manutenção das fibras musculares.

4 passos para montar o treino ideal

  1. Montar o treino ideal requer avaliação física. ...
  2. O nível do treinamento faz parte desse processo. ...
  3. A frequência dos treinos deve ser considerada. ...
  4. Os objetivos são parte da montagem do treino.

Para quem busca hipertrofia muscular, ou seja, o aumento da massa muscular, é indicado realizar de três a quatro exercícios por grupo muscular por sessão de treinamento, com intervalos de descanso entre eles.

O mais recomendável é começar pelo aeróbio e depois fazer a musculação, mesmo para quem busca hipertrofia. De acordo com o professor, em 2013, pesquisadores suecos investigaram o aumento de massa muscular em dois grupos: um que realizava somente a musculação e outro que realizava aeróbico e a musculação.

Já o treino ABCD tem foco em quatro grupos musculares diferentes. Geralmente, é indicado para quem visa a alta performance para cada conjunto de músculos.

Afinal, pode fazer abdominal todos os dias? Até pode, mas isso não fará com que os resultados no abdômen apareçam mais rápido. Profissionais da área e estudiosos já provaram que treinar o mesmo grupamento muscular de forma consecutiva não dá o tempo necessário para as fibras se desenvolverem.

O treino de musculação pode ter várias divisões para rotinas diferentes. Não dá para dizer qual dá mais resultado, pois o resultado depende da disponibilidade do aluno. Cada divisão de treino se encaixa para uma disponibilidade diferente.

Divisão com 5 dias de treino

  1. Segunda: upper (membros superiores)
  2. Terça: lower (membros inferiores)
  3. Quarta: cardio.
  4. Quinta: push (músculos que empurram)
  5. Sexta: pull (músculos que puxam)
  6. Sábado: legs (pernas, oras)
  7. Domingo: cardio.

Dessa forma, o treino indicado como A deve ser realizado em um dia, o B no dia seguinte e o C no outro dia, voltando a repetir o treino A no 4º dia de treinamento, ou de acordo com a orientação do instrutor.