Qual a melhor dipirona sódica e Monoidratada?

Perguntado por: dfreitas . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Não existe diferença entre a dipirona sódica e monoidratada, é apenas uma questão de nomeação.

Dipirona e Novalgina são a mesma coisa? Sim. A “dipirona” é o nome do princípio ativo do medicamento e “Novalgina®” é o nome comercial. Outras empresas fabricam a dipirona e utilizam outros nomes comerciais ou, no caso de ser um medicamento genérico, utiliza-se o nome do princípio ativo como nome.

O que é dipirona monoidratada? Um dos medicamentos mais populares do Brasil, a dipirona monoidratada também pode ser conhecida como metamizol. O primeiro ponto importante de se destacar sobre a dipirona é que esse é um medicamento isento de prescrição.

Dipirona é um medicamento genérico, de 500mg, desenvolvido em uma embalagem contendo 30 comprimidos, de uso adulto e pediátrico acima de 15 anos, à medida que sua administração é somente oral.

Quantas gotas de dipirona equivalem a um comprimido de 500mg? A formulação de dipirona gotas 500mg/ml tem o equivalente a 500mg em 20 gotas. Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Não existe diferença entre a dipirona sódica e monoidratada, é apenas uma questão de nomeação. A Agencia Nacional de Vigillância Sanitária (Anvisa) mudou o nome de DIPIRONA SÓDICA para DIPIRONA e a DIPIRONA SÓDICA MONOIDRATADA, apenas para DIPIRONA MONOIDRATADA em 2011.

Dipirona Sódica é um medicamento com ação analgésica e antipirética, recomendado para tratar sintomas como dor e febre. É comumente utilizada no tratamento de gripes e resfriados, nevralgias, dores de cabeça, reumatismo muscular, artrites e outras crises dolorosas.

Beber bastante água é indicado como forma de controle da febre e serve para manter a hidratação, essencial para o bom funcionamento do organismo. Medicamento antitérmicos, como dipirona e paracetamol, também auxiliam no controle.

Ambas as medicações são analgésicas. Se não há contraindicação para o uso de uma ou outra, a dipirona mostrou-se, em alguns estudos, mais eficiente para dor que o paracetamol. Porem, é muito importante levar em conta o risco de alergias e as doenças do paciente, por exemplo, doença dos rins ou fígado.

A forma de uso da dipirona depende da apresentação e inclui:

  1. Dipirona comprimido simples de 500 mg e 1 g. ...
  2. Dipirona comprimido efervescente de 1 g. ...
  3. Dipirona gotas de 500 mg/mL. ...
  4. Dipirona xarope de 50 mg/mL. ...
  5. Dipirona supositório de 300 mg. ...
  6. Dipirona injetável.

1. Monoidratado. Aquilo que foi hidratado uma única vez, que possui uma única molécula de água. O medicamento monoidratado foi o que agiu melhor no meu problema.

A dipirona também começa a fazer efeito em média 30 minutos após a administração oral, atingindo a maior concentração plasmática em 2 horas. Além disso, o efeito no manejo da dor dura entre 4 a 6 horas, sendo posteriormente expelida pela urina.

Náusea ou vômito, febre, sensação de cansaço, perda de apetite, urina de cor escura, fezes de cor clara, aparecimento de cor amarelada na pele ou na parte branca dos olhos, coceira, erupção na pele ou dor na parte superior do estômago. Esses sintomas podem ser sinais de lesão hepática (do fígado).

Utilização diária desse tipo de remédio pode provocar problemas renais e até acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e disfarçar sintomas de doenças mais graves.

Alguns autores não recomendam o uso de dipirona6,7, sendo este fármaco proibido em países como EUA e Reino Unido. Isto é devido ao suposto efeito depressor da medula óssea, o que poderia levar a uma anemia aplástica e, principalmente, agranulocitose8-10.

O paracetamol, assim como a dipirona, é apresentado tanto em solução (ou seja, da forma líquida) quanto em comprimidos de dosagens variadas. Além disso, os supositórios também existem para esses casos, sendo mais indicados para crianças pequenas.

Novalgina é um medicamento analgésico e antitérmico, à base de dipirona, que pode ser utilizado no tratamento de dores e febre1.

1 comprimido até 4 vezes ao dia, para adultos e adolescentes acima de 15 anos. Se o efeito de uma única dose for insuficiente ou após o efeito analgésico ter diminuído, a dose pode ser repetida respeitando-se a posologia e a dose máxima diária, conforme descrito acima.

A dipirona pode ser tomada por adultos e adolescentes acima de 15 anos. Pode ser utilizada de 500mg a 1.000 mg (Comprimido de 1.000mg : ½ a 1 comprimido) de 6 em 6 horas ou de 8 em 8 horas, conforme a bula dos produtos.

Quais são as contraindicações
Crianças menores de 3 meses de vida e com peso abaixo de cinco quilos não devem tomar dipirona pelo efeito na pressão arterial. Além disso, o remédio não é indicado para gestantes no primeiro trimestre de gravidez, devido ao risco de malformação do feto.