Qual a melhor dieta para hipertrofia?

Perguntado por: nmendes . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 7 votos

Para ganhar massa muscular, a dieta deve conter alimentos ricos em proteína em todas as refeições, incluindo nos lanches; Cereais integrais e legumes, como grão de bico, feijão, lentilha, soja, quinoa, aveia, pão integral, arroz, macarrão e biscoitos integrais.

O motivo das inúmeras refeições (a cada 3 horas, mais ou menos) é simples. Toda vez que você come, aumenta o nível de glicose no sangue, que por sua vez libera insulina. A insulina é um potente anabólico. O melhor horário para secretar a insulina é imediatamente após o treino.

Para ganhar massa muscular, a dieta deve conter alimentos ricos em proteína em todas as refeições, incluindo nos lanches; Cereais integrais e legumes, como grão de bico, feijão, lentilha, soja, quinoa, aveia, pão integral, arroz, macarrão e biscoitos integrais.

A dieta para hipertrofia tem como base três nutrientes principais: carboidratos, proteínas e gorduras. As proteínas são essenciais, pois são a matéria-prima do músculo.

Fonte de carboidrato, o arroz ainda fornece energia, outro combustível importante para o processo de recuperação da musculatura. Quanto e quando consumir: 1 concha de feijão e 2 colheres (sopa) de arroz, de três a quatro vezes por semana.

A presença de conservantes, açúcar e sódio em sua composição pode atrapalhar a hipertrofia e provocar o acúmulo de gordura.

Para garantir a hipertrofia, é importante que a atividade física seja realizada de forma intensa e regular, que seja respeitado o período de descanso muscular e que se tenha uma alimentação rica em gorduras boas e proteínas, sendo importante que seja indicado pelo nutricionista.

Benefícios do ovo para o ganho de massa muscular
Ele pode ser consumido cozido, mexido, em forma de omelete e em receitas saudáveis, como crepioca. Mas, atenção: nenhum alimento é capaz de fazer milagres pelos músculos.

Pegue uma fatia do pão preto, coloque o alface, o ovo, o abacate picado e finalize com a outra fatia de pão. Essa receita é super rápida e fácil de fazer. Não tem nenhum segredo. E esse lanche fornece proteína, carboidrato e gordura boa, todos os macronutrientes que você precisa em uma refeição.

Spirulina: apenas duas colheres de sopa da alga seca contêm 8 gramas de proteínas em apenas 40 calorias. O pó pode ser consumido adicionado a sucos, shakes, smoothies ou até mesmo sem saladas de fruta. Soja torrada: ¼ de xícara do alimento conta com 15 gramas de proteínas, além de ser boa fonte de fibras e potássio.

Hipertrofia: quando você tiver mais tempo. Apesar de alguns estudos apontarem aumento da força ente 16h e 20h, outros mostram uma maior capacidade de executar um maior número de repetições pela manhã.

É importante consumir a creatina juntamente com alguma refeição, de preferência alimentos fontes de carboidratos e proteínas, pois estimulam a liberação de insulina no pâncreas.

Pesquisa publicada na revista Cronobiologia Internacional descobriu que há maior atividade enzimática e aumento da função muscular durante a tarde. Sendo assim, o desempenho se torna melhor entre 14 e 18 horas. Isso significa que a pessoa tem mais força e disposição, se treinar nesse horário.

Vitamina de leite e tâmaras
A tâmara é uma ótima fonte de carboidratos, que mantêm a energia e a disposição durante os treinos, facilitando o ganho de massa muscular.