Qual a melhor dieta para ganhar massa muscular?

Perguntado por: emota . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

Para ganhar massa muscular é preciso comer alimentos ricos em carboidratos complexos e proteína de alta qualidade, que podem ser de origem animal e vegetal, além de gorduras boas. As proteínas ajudam na reparação e construção dos músculos, enquanto os carboidratos e a gordura são fonte de energia.

Os alimentos mais ricos em proteínas são os de origem animal, como a carne, o peixe, ovo, leite, queijo e iogurte.

Banana melhora a contração muscular e treinar melhor.
Além de ser uma fonte de carboidrato de alta qualidade nutricional, ela ainda é rica em potássio — nutriente que facilita a contração muscular.

Veja 6 ideias de alimentos para ganhar massa muscular

  • Tapioca recheada com queijo branco;
  • Crepioca com recheio de frango desfiado e requeijão;
  • Pão integral com ovos mexidos;
  • Frutas com aveia;
  • Panqueca proteica (com suplemento) com pasta de amendoim;
  • Mingau com suplemento.

Opções de pratos para comer no café da manhã antes do treino

  1. Omelete Italiano. Fonte de proteína, o omelete é uma ótima opção de café da manhã pré-treino para ganhar massa. ...
  2. Panqueca de aveia banana e mel. ...
  3. Smoothie de frutas. ...
  4. Iogurte e granola. ...
  5. Suco Integral. ...
  6. Mandioquinha grelhada.

O tempo que a pessoa leva para ganhar massa muscular fazendo atividade física anaeróbica, como a musculação por exemplo, é de aproximadamente 6 meses. No entanto, a hipertrofia muscular pode começar a ser percebida ao fim de algumas semanas ou meses dependendo das características físicas e genéticas de cada pessoa.

De acordo com o especialista, os principais exercícios para quem quer engrossar as pernas são os básicos, como agachamento livre, leg press, stiff e cadeira extensora. Exercícios que tem grande ativação de fibras musculares, e perfeitos para quem quer tonificar as pernas de um modo completo”, explica.

Tríceps, panturrilha e parte interna da coxa são os músculos 'indomáveis' | Bem Estar | G1.

Em muitas frutas também é possível encontrar quantidades consideráveis de proteínas, como: abacate, amora, goiaba, ameixa, jaca, banana e maracujá. O mesmo é válido para alguns vegetais, por exemplo, brócolis, espinafre, couve e tomate.

Espinafre

Espinafre. Em 100 g temos 2,7 g de proteínas. É uma verdura rica em ferro, cálcio, fósforo e vitaminas A e B.

damasco

“O damasco figura, talvez, como a fruta com maior carga proteica (3,67g em uma porção de 100g)”, diz a nutricionista Dayse Paravidino. Por isso, o ideal é tentar apostar em outras fontes do nutriente.

A banana é uma ótima opção, pois ainda tem potássio, mineral que participa da produção de glicogênio (reserva de energia do músculo). Quanto e quando consumir: uma banana por dia, antes ou após o treino, quando deve ser associada a uma proteína (iogurte, queijo).

Existem exames que conseguem avaliar o quanto há de gordura e de massa magra no corpo. Dentre eles, a bioimpedância e a composição corporal por DEXA. “A análise regular desses exames durante o processo de perda de peso auxilia muito nos resultados”, diz a endocrinologista.

A panqueca de aveia é rica em proteínas e carboidratos de boa qualidade, sendo uma ótima opção para comer antes de qualquer tipo de treino. Essa panqueca pode ser feita com 1 ovo, 2 colheres de sopa de aveia, 1 colher de chá de açúcar, um pouco de leite desnatado e raspas de limão.

Um estudo feito nos Estados Unidos mostrou que a ingestão integral do ovo (clara+gema), mantendo proporções de 1.8g de proteína por kg de peso, é mais eficiente na hora de aumentar a massa muscular.

Uma dica é investir em alguma fonte de proteína, por exemplo, frango, queijo ou atum.