Qual a melhor data para fazer o primeiro ultrassom?

Perguntado por: baguiar . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.3 / 5 15 votos

O período ideal para realizar a primeira ultrassonografia é após a 6ª semana, mais precisamente entre 7 e 10 semanas contados a partir do dia da última menstruação (DUM), período excelente para estimar a idade gestacional (IG) com maior precisão, verificar a presença de batimentos cardíacos do embrião, além de ...

Como o embrião ainda é muito pequeno, a forma correta de ser realizado é através do ultrassom transvaginal. O ultrassom transvaginal2 ou ultrassom endovaginal é realizado com a introdução de uma sonda apropriada encapada com preservativo e gel lubrificante.

Geralmente é nesse período, entre 6 e 8 semanas, que o primeiro ultrassom é realizado e é possível escutar os batimentos cardíacos do bebê, que chegam a 150 por minutos — o que causa muita emoção a todos. Se você ainda não consultou seu obstetra, marque logo uma consulta, pois há vários exames para serem realizados.

A partir do final da 6º semana de gestação já é possível que o feto seja avistado no saco gestacional, porém quando ocorre gravidez com ovo cego não se encontra o bebê, nem mesmo em saco gestacional com mais de 25mm.

IMAGEM 6- Ultrassonografia transvaginal, 6 semanas e 2 dias, apresenta imagem de gestação ectópica tubária. Observa-se, em região anexial adjacente ao ovário direito, imagem heterogênea correspondendo a saco gestacional, com vesícula vitelínica e embrião com batimentos cardíacos.

No consultório, entre a 12ª e a 14ª semanas de gestação, é possível.

Nesta fase o embrião poderá ser visualizado pela ultrassonografia transvaginal. Nesta fase este exame é mais recomendado pois possui melhor resolução de imagem. Não existe risco de aborto com o exame.

Funciona assim: você subtrai três meses e adiciona sete dias à data da última menstruação. O resultado é aproximadamente 280 dias (40 semanas) após o último período menstrual.

Normalmente, o bebê é visualizado dentro do saco gestacional por volta da 6º semana. Antes disso, apenas a vesícula vitelínica poderá ser visualizada.

Quando a mulher está com 7 semanas de gravidez isso significa 2 meses de gestação, os riscos estão vinculados a problemas pré-existentes e de formação, por isso, os exames do início da gravidez e uma alimentação saudável são fundamentais.

fatores genéticos; doenças crônicas; homens com mais de 40 anos; maus hábitos alimentares, consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo.

Mudanças no corpo
A circulação sanguínea nos seios aumenta para que, posteriormente, a produção de leite tenha início. Apesar de sua barriga ainda não ter começado a crescer, suas calças podem estar um pouco mais apertadas… Você não engordou, mas os hormônios (sempre eles!)

Localização do bebê dentro do saco gestacional em relação à placenta sendo que, para ser menina, o embrião deve estar fixado do lado esquerdo de onde será a futura placenta. Agora, para ser considerado do sexo masculino, o embrião deve estar do lado direito do local onde se formará a placenta. Confuso?

As seis semanas de gravidez estão dentro do segundo mês de gestação e trazem mudanças significativas tanto para a mulher quanto para o desenvolvimento fetal.

Então, se você notar alguma anormalidade, a dica é deitar-se de barriga para cima, marcando o tempo e contando os movimentos. Caso note que ele está se mexendo menos que 10 vezes, num intervalo de duas horas, procure seu médico. Normalmente, quando está tudo bem, é possível contar 10 estímulos em 30 minutos.

O coração do feto começa a se formar durante a quinta semana de gravidez. Este é o momento em que as primeiras pulsações cardíacas também têm início. Porém, é somente na sexta semana que o batimento fetal pode começar a ter sentido, e que se torna audível, ao mesmo tempo em que o sistema cardiovascular se desenvolve.

5 semanas de gravidez são 2 meses.

As relações sexuais ocorridas dentro das 48 horas antes da ovulação são aquelas com maior chance de gerar uma gravidez. Estudos mostram que as chances de engravidar consoante a data da relação sexual são as seguintes: Até cinco dias antes da ovulação: 4%. Até dois dias antes da ovulação: 25 a 28%.