Qual a melhor cor para pintar o forro de gesso?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Você pode usar tinta a base d'água mesmo, pois o gesso tem boa aderência para esse tipo de material. Quanto a ser fosco ou brilhante vai depender do seu gosto, mas a tinta fosca cobre melhor qualquer imperfeição que possa haver.

O branco gelo é melhor se você prefere reduzir os contrastes e criar uma decoração mais suave. O branco neve é melhor se você prefere decorar com pontos de cores vibrantes e criar uma decoração de alto contraste.

Segundo o pesquisador Akbari Hashem, do Lawrence Berkley National Laboratory, dos Estados Unidos, pintar um telhado de branco pode reduzir entre 40% e 70% a temperatura nos ambientes, com capacidade de reduzir em até 96% os raios UV, e refletir mais 80% os raios solares, gerando uma economia de energia elétrica em ...

Segundo a Associação Brasileira do Drywall e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI), a superfície do gesso acartonado pode receber todo o tipo de tinta desde que atenda às especificações da norma ABNT NBR 15079. Mas a tinta não é o único tipo de acabamento que o sistema drywall pode receber.

Antes de iniciar a pintura em gesso, o primeiro passo é preparar a superfície para receber a tinta. Ela deve estar lisa e sem imperfeições. Para isso, aplique gesso nos buracos e fendas e aguarde o tempo de secagem. Feito isso, é hora de lixar.

Papel de parede: formas geométricas, florais e várias outras artes estão disponíveis nesse formato. Sancas de gesso: moldura que cobre o teto provendo acabamento e também iluminação alternativa. Adesivos: bolinhas, frases, desenhos e vários outros adesivos decorativos encontram-se disponíveis para decorar o teto.

Antes de começar a pintura do teto, é preciso esvaziar o local, retirando os móveis e objetos do ambiente. Mas, se você não conseguir retirar algum móvel, basta cobri-los com lona plástica para que não pingue nenhuma tinta e não cause manchas indesejadas.

Como já falamos, Gelo é um branco levemente pigmentado, considerado cinza, enquanto Branco Neve é o branco mais branco do nosso catálogo.

O branco gelo é uma cor muito versátil e pode ser combinada com várias outras cores. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a escolher as cores que melhor combinam com o branco gelo. Azul: O azul é uma ótima opção para combinar com o branco gelo. Ele cria um visual clean e elegante, ideal para ambientes modernos.

O amarelo é uma ótima opção, já que é um tom energizante e faz parte das cores que aumentam o ambiente. Ele funciona, principalmente, nos cômodos sociais da casa, como a sala ou a cozinha – e até no home office. Amarelo e cinza é uma combinação super moderna e fica ótima em ambientes urbanos-industriais.

Essa não é uma via de regra. Mas, uma parede clean, sem portas ou janelas, quando recebe uma tonalidade diferente das demais, oferece efeito mais bonito e harmônico. Isso porque a luz natural e paisagens podem alterar o resultado desejado, influenciando na aparência geral.

Vá de branco!
Ou seja, é a forma mais eficaz de deixar um cômodo maior. Aqui você pode seguir dois caminhos diferentes. A primeira é apostar em paredes claras, o que já confere amplitude. Outra opção é ousar com o branco total, o que faz com que o local pareça ainda maior e mais iluminado.

Caso seja necessário nivelar a superfície para corrigir imperfeições, utilize massa corrida (onde não tenha contato com água ou vapor) ou massa acrílica; aguarde a secagem de 4 horas, passe lixa para nivelar, remova o pó e aplique a tinta para acabamento ou a própria tinta para gesso diluída a 20% com água.

Quanto ao material para a pintura, o indicado são os rolos de lã baixa que sejam antirrespingos. Providencie também uma fita crepe larga, para proteger a parte superior das paredes, e pincéis para pintar as quinas onde o rolo não alcança.

Qual tinta utilizar? Qual é a melhor tinta para pintar gesso? A Suvinil Gesso e Drywall é a opção ideal para esse procedimento. Além de dispensar a aplicação do fundo preparador, já que possui a função de fundo e acabamento, ela pode ser usada em paredes de gesso, drywall, reboco, textura, massa corrida e até acrílica.

Além disso, ela pode ser usada para rebocos, assentamentos e revestimentos de tetos e paredes. Já a massa corrida, também chamada PVA, é indicada para superfícies internas à base de concreto, alvenaria, gesso ou fibrocimento. Como não é resistente à umidade, não deve ser usada em áreas úmidas nem em ambientes externos.