Qual a melhor cor para pintar dentro da Igreja?

Perguntado por: ppilar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

A tinta para igreja, tanto na área interna quanto na externa, é indicado usar cor neutra, pois é possível combinar com qualquer enfeite ou tipo de móvel. Uma paleta do bege e do cinza já é suficiente. Existem marcas que possuem paletas específicas somente com esses tons neutros.

Um exemplo de cor que pode ser usada junto com o branco para dar um toque mais alegre é a magenta, a cor do ano Pantone 2023. Você pode optar em pintar uma parede dessa cor para criar um destaque no imóvel.

Cores para muros externos 2021

  • Tons terrosos. Na moda, os tons terrosos são “a cara do inverno”, já na construção, eles remetem à ideia de natureza. ...
  • Tons de off-white. ...
  • Cinza-espacial ou chumbo. ...
  • Vermelho vibrante. ...
  • Verde fosco/musgo.

A cor azul também pode ser usada nas Festas e Solenidades da Santíssima Virgem Maria. Lembra o fogo do Espírito Santo, por isso é a cor de Pentecostes. Também lembra sangue, e é a cor usada nas Festas dos Santos Mártires, no Domingo da Paixão (Domingo de Ramos) e na Sexta-feira Santa.

Cores das vestes litúrgicas católicas
branco (Páscoa) verde (Tempo Comum) vermelho (Domingo de Ramos, Sexta-feira Santa, Pentecostes) violeta (Advento, Quaresma, Missas para os Mortos)

Cores de tijolo, terracota e laranja terão destaque em paredes, móveis e decoração. Essa paleta além de forte e bonita, orna muito com outras cores complementares como verde e azul, transformando um espaço cheio de personalidade e tendência.

Na lista de cores relaxantes não poderiam faltar o azul e o lilás! O azul transmite segurança, o lilás, cor da lavanda, calma. Juntos, eles são uma dupla imbatível para deixar o quarto mais calmante.

Cores quentes, terrosas, laranja e amarelo são ideais para deixar o ambiente mais afetuoso e estimular a comunicação. Essas cores também podem estar presentes em objetos decorativos, tapetes e almofadas. Se o objetivo é deixar o ambiente mais elegante, opte por cores frias como o roxo.

Digital Lavender, Luscious Red, Sundial, Tranquil Blue e Verdigris são os nomes das cores para 2023.

As cores brilhantes simbolizam energia e irradia vivacidade. Nessa linha, se sobressaem para 2023 os tons de vermelho, laranja, verde, amarelo e rosa, em tonalidades mais tradicionais ou em neon.

Fica a dica: branco, bege, azul claro e cinza são as melhores cores que ajudam a ampliar os ambientes, além de serem super fáceis de combinar. Na hora de decorar, opte por móveis de tons claros que, além de trazerem mais leveza, dão uma sensação de mais espaço e continuidade.

Para não errar, é necessário escolher aquela parede que já é foco de toda a divisão do espaço. Um exemplo seria por exemplo, uma parede com lareira, ou aquela que tem uma janela maior, etc. Ou seja, a parede que por algum motivo arquitetônico, muitas vezes, já é o centro das atenções no ambiente, naturalmente.

A cor verde além de transmitir esperança e prosperidade, também nos remete a natureza e ao frescor das plantas. Verde água, verde menta, verde esmeralda, verde musgo, e verde militar são algumas tonalidades de verde que podem fazer parte da composição da fachada cinza.

A cor lilás ou violeta, principalmente, são cores do divino, da fé católica e da espiritualidade.

Vermelho: representa sangue de Cristo e o amor incondicional ensinado por Jesus; Dourado: representa a presença do divino, luz e sol.

Amarelo e ouro: representam poder e glória, a cor da aura ou auréola de santos, as portas do céu; Azul: significa esperança, o amor das obras divinas, sinceridade e piedade.

E o rosa ou róseo, os padres usam no 4.º domingo da Quaresma e no 3.º domingo do Advento. Somente nestas ocasiões, por isso, é mais peculiar. O padre usa rosa para nos recordar que a temporada de preparação está chegando ao fim e a grande festa se aproxima.