Qual a melhor cor para ansiedade?

Perguntado por: lmoraes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

5 cores para aliviar a ansiedade e promover o bem-estar

  • Soothing Lavender (Lavanda Calmante)
  • Pistachio Green (Verde Pistache)
  • Lavender Grey (Cinza Lavanda)
  • Powdered Pink (Rosa Claro)
  • Sky Blue (Azul Celeste)

Azul. É uma cor que dá a sensação de relaxamento, tranquilidade e calma. É a cor ideal para tratar insônia. Assim, ela pode ser utilizada nas paredes ou predominar na decoração do quarto: roupas de cama, cortinas, objetos decorativos, ou até mesmo na iluminação do abajur.

branco

O branco remete a paz, sinceridade, pureza, verdade, inocência, calma.

Na terapia das cores, a cor laranja, por exemplo, é indicada para quem sofre de depressão, pois tem o poder de aumentar a autoestima e dar disposição. Para dores musculares, cores frias, como o azul, são mais indicadas devido às propriedades anti-inflamatórias.

O look total preto passa agressividade e angústia.

Por exemplo, em uma pessoa ansiosa é aplicada a cor azul, porque tem propriedade tranquilizante e, também, analgésica. Em alguém com depressão a cor utilizada poderá oscilar entre o laranja, amarelo e vermelho. Essas são cores revigorantes, que estimulam a circulação e liberam a adrenalina.

Azul

Azul. A cor do céu transmite serenidade e tranquilidade. A harmonia e paz contida na cor, permite a sensação de segurança em um ambiente, estimulando o lado mais racional.

Laranja

Laranja é cor da saúde mental
O vermelho, segundo a professora, é considerado a cor do amor, coragem, força e vitalidade.

Melhor luz para dormir: luz vermelha ou âmbar
Esse tipo de luz nos ajuda a nos sentir mais calmos à noite, pois acredita-se que as cores próximas ao vermelho no espectro de luz podem estimular a produção de melatonina, além de também ajudarem a melhorar nosso humor e saúde mental.

Vermelho: raiva, paixão, fúria, ira, desejo, excitação, energia, velocidade, força, poder, calor, amor, agressão, perigo, fogo, sangue, guerra, violência.

Foque no azul, verde, rosa, bege, amarelo ou até mesmo cinza claro. Nesta sala de estar, apostamos na monocromia na parede, nos nichos e almofadas. Isso porque o azul é uma cor que transmite tranquilidade e ele aparece em diferentes nuances para não deixar o visual cansativo.

Amarelo: a cor do sol
Entretanto, também carrega, do lado negativo, o significado de alerta, ou de falsidade, na medida em que a cor pode significar também que algo está em perigo.

Vermelho. Tida como uma cor vitalizadora do sangue, dos tecidos e do sistema esquelético, é usada em casos de cansaço e enfraquecimento.

O cinza é a cor da tristeza – foi o que concluiu um estudo britânico a respeito da relação entre as cores e as emoções. Ao apontar a cor que melhor refletia o que sentiam, pacientes depressivos escolheram, na sua maioria, tons de cinza. O mesmo aconteceu com pessoas que sofrem de anorexia.

Amarelos solares e laranjas revigorantes estimulam o cérebro
É a primeira a chamar a atenção em um ambiente. Além de estimular a mente, as cores solares ativam a produção de serotonina.

O estresse acumulado durante o dia, assim como as preocupações constantes, são fatores que interferem diretamente na qualidade do sono, causando esse transtorno. Além da insônia, essa condição pode causar outros problemas do sono, como agitação, síndrome das pernas inquietas, apneia e terror noturno.