Qual a melhor cor de luz para sala?

Perguntado por: rfurtado . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.3 / 5 7 votos

O comum é que ela tenha entre 2.700K e 3.100K (kelvins). É recomendável que a luz amarela seja reservada a espaços como quartos, salas de estar, bem como outros ambientes mais intimistas, que pedem mais conforto.

A luz fria tem uma maior quantidade de graus Kelvin em relação a luz quente (na média de 6.500K) e traz uma iluminação branca e quase azulada. Por ter mais intensidade de cor, ou seja, proporciona mais claridade, elas são muito usadas em locais que pedem por mais destaque para algum item.

A especialista explicou que, sim, é possível ter luz branco e luz amarela em uma mesma casa, mas que não é recomendado utilizar duas temperaturas de cores diferentes em um mesmo ambiente.

Por isso, lâmpadas amarelas são indicadas para composição de salas, quartos e lojas comerciais (já que não alteram as cores dos produtos). As brancas, por sua vez, desempenham melhor a função de iluminar cozinhas, banheiros e escritórios.

Já a Luz neutra é indicada para iluminar ambientes maiores, como salas de reuniões, salas com pé direito alto, escritórios, etc. No entanto não existe uma regra absoluta para o uso de iluminação.

Uma luz amarela é a pedida certa para trazer aconchego para a casa. Ela é quente, em termos de cor, o que proporciona uma atmosfera ideal para descansar após um dia corrido. Por ajudar a relaxar, dar um clima mais intimista e não forçar os olhos, esse tipo de luz é indicado para a iluminação de salas e quartos.

Se a luz ambiente não for possível opte por luzes amarelas, elas são as que menos cansam os nossos olhos por se assemelharem à luz do sol. Preferencialmente, é muito bom que a luz venha de lado para não dar reflexo na tela, como acontece em varandas, sacadas e quintais.

A luz branca, também conhecida como luz fria, é indicada para ambientes que exigem mais foco e atenção. É importante mencionar que a temperatura da luz não quer dizer que ela vai esfriar (ou esquentar) literalmente o ambiente, e sim sobre a temperatura da cor.

O ideal para esse ambiente é o uso de luz branca e pontos estratégicos de luz amarela decorativa. Escolha lâmpadas de luz branca entre 400 e 650 lumens/m² e entre 75 e 100 watts para um banheiro bem iluminado e ao mesmo tempo próximo da luz do dia. Por outro lado, use lâmpadas de luz amarela para decorar.

Para ficar mais claro, a luz fria é aquela mais branca ou azulada – possui cor com maior temperatura – , a quente é mais amarelada – possui cor com menor temperatura – e a neutra é a que mais se aproxima da luz natural.

branca

Escolha da lâmpada adequada
Para iluminar uma cozinha, o ideal é utilizar lâmpadas de tonalidade branca, com temperatura de 4000 K a 6000 K. Isso se deve ao fato de que esse tipo de lâmpada estimula a atenção e proporciona uma iluminação precisa nos espaços de trabalho.

Aposte no balizamento
E não precisa de muita potência não, ainda mais por ser um ambiente residencial, opções de baixa intensidade são mais do que suficientes! Independente de qual dica você incluir em sua sala, lembre-se de usar fontes de luz que tenham baixa intensidade para não ofuscar o que se passa na tela.

Amarelo (ou luz quente)
A luz na temperatura de cor quente, aquela amarelinha, é uma luz que acolhe e relaxa. Muito utilizada para iluminar áreas de descanso como o quarto, e de convívio, como a sala de estar. Traz um ar aconchegante ao espaço, tendo efeito contrário a luz branca, que desperta e anima.

Cores Frias: cores que refrescam
As cores frias são caracterizadas por azul, verde e roxo claro. Elas podem acalmar também. Onde as cores quentes lembram o calor e o sol, as cores frias, por seu lado, lembram a água e o céu, até mesmo o gelo e a neve.

LUZ QUENTE (ATÉ 3000K)
Propiciam um clima mais sociável, íntimo e confortável. Por isso, é ideal para quartos, salas, áreas de lazer, recepções, lounges.

Já a luz mais amarela, também conhecida como luz quente, torna o ambiente mais aconchegante e confortável. Ela é indicada para ambientes residenciais, pois traz uma sensação de relaxamento.

A temperatura de cor, ou seja, a lâmpada ser amarela ou branca não interfere no consumo de energia. O que influencia, de fato, no gasto de energia é a potência da lâmpada (a unidade medida em Watts) e a tecnologia da lâmpada - ou seja, o tipo dela.

A luz fria é aquela mais branca, a quente é mais amarelada, e a neutra é a que mais se aproxima da luz natural. É importante lembrar que essa diferença não interfere na quantidade de energia gasta.

Em contrapartida, para luz fria, elas são mais indicadas para os seguintes ambientes:

  • cozinha;
  • banheiros;
  • áreas de serviço;
  • escritórios;
  • ambientes nos quais você vá gravar algum conteúdo ou passar por reuniões.

Cor: As luzes brancas permitem ver melhor, mas também são estimulantes, portanto ruins para ambientes que precisam transmitir conforto, como o quarto. Já as lâmpadas amarelas criam uma atmosfera de aconchego, relaxante e tranquila, perfeita para descansar.

Logo, em dormitórios, a recomendação é que você invista em lâmpadas com cores quentes, ou seja, amareladas. Você estará pronto para relaxar assim que adentrar ao cômodo e, caso tenha um cantinho separado para estudo, adquira uma luminária separada com luz branca, a qual será acesa só quando necessário.