Qual a melhor cidade do interior para se viver?

Perguntado por: smonteiro4 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 13 votos

Agora confira as melhores cidades para se viver, conforme o Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM), atualizado em 2021:

  • Maringá (PR) IDGM 2021: 0,756.
  • Jundiaí (SP) IDGM 2021: 0,746.
  • São José do Rio Preto (SP) IDGM 2021: 0,744.
  • Piracicaba (SP) ...
  • São José dos Campos (SP) ...
  • Franca (SP) ...
  • Curitiba (PR) ...
  • Taubaté (SP)

Guaratinguetá é eleita a cidade com o melhor custo de vida do Brasil e a de melhor qualidade de vida do interior de São Paulo para morar.

São Paulo

São Paulo. O Estado brasileiro com o maior número de municípios incluídos na lista de cidades mais seguras do Brasil é, sem dúvidas, São Paulo. Entre os 25 primeiros lugares, 17 são ocupados por cidades paulistas. Jaú, Indaiatuba e Valinhos são as três cidades mais seguras do país, respectivamente.

Moradores da capital nascidos em outras regiões discordaram do levantamento. Campeã no pódio da melhor educação foi Brasília, no Distrito Federal.

Santa Catarina. Santa Catarina abriga algumas das melhores cidades para morar e trabalhar do país. Florianópolis, por exemplo, é um dos grandes pólos de desenvolvimento tecnológico do país, além de ser recheada de Startups.

Rio das Pedras. A 165 km de São Paulo, Rio das Pedras é vizinha de Piracicaba e reúne toda a tranquilidade do interior com uma infraestrutura excelente, oferecendo tudo o que você precisa para viver bem e aumentar a sua qualidade de vida.

Campinas. Com mais de 1 milhão de habitantes, Campinas está entre as melhores cidades de SP para se viver e garante uma ótima qualidade de vida para a maioria das faixas etárias. Lá, você encontra todas as facilidades e praticidades da capital combinados com as vantagens de uma vida em cidade do interior.

No grupo 1, que reúne os 29 municípios com melhor renda e infraestrutura de atendimento, a cidade paulista com melhor posição é Ribeirão Preto, com 6,69 pontos, terceira posição entre os municípios do grupo 1.

Localizada no Vale do Paraíba, região no interior de São Paulo, Guaratinguetá é a cidade com menor custo de vida do Brasil. Ou seja, pode ser considerada a cidade mais barata do Brasil.

Essas são as 5 cidades mais baratas para se viver no Brasil em 2023 (uma fica em Goiás)

  • Guaratinguetá (São Paulo) A cidade localizada no interior de São Paulo é considerada a cidade mais barata para se viver no país. ...
  • Anápolis (Goiás) ...
  • Mossoró (Rio Grande do Norte) ...
  • Uberaba (Minas Gerais) ...
  • Novo Hamburgo (Rio Grande do Sul)

Jaú Essa cidade conquistou o topo no ranking do Ipea, com uma taxa de mortes violentas de apenas 2,7 para cada 100 mil habitantes (a média nacional gira em torno de 37,6).

Guaratinguetá

1- Guaratinguetá – SP
Ou seja, pode ser considerada a cidade mais barata do Brasil.

Rio Grande do Norte desponta na primeira posição da lista, que ainda conta com Pernambuco na terceira, e Alagoas na quinta. Minas Gerais e Rio Grande do Sul completaram o ranking.

A cidade menos amigável é brasileira. O ranking possuía cerca de 53 destinos globais e, em último lugar, estava o Rio de Janeiro ao lado de Délhi e Mumbai, na Índia. Alguns dos motivos para isso está na baixa pontuação em acomodações amigáveis e segurança do lugar. Pois é!

A cidade ideal é aquela onde todos os habitantes, ou pelo menos sua maioria, têm residências seguras para habitar com acesso a saneamento básico, com escolas, lazer e serviços públicos, como hospitais, próximos.

Morar no interior é a receita perfeita para quem quer ter uma vida tranquila. Não existe rotina agitada. Você pode fazer todas as refeições em casa, passar mais tempo com a família e tirar algumas horas do dia para fazer um curso ou praticar um hobby, por exemplo.

Morar no interior promove mais sociabilidade, pois diferente de São Paulo onde vivem aproximadamente 12,18 milhões de pessoas, todas apressadas, no interior do estado o número de habitantes é muito menor, facilitando o convívio social entre a população e gerando mais contato entre as pessoas.

São José é a terceira cidade mais rica do interior do Brasil. O ranking, com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com variação de 2002 a 2020, é liderado por Campinas (1ª) e Jundiaí (2ª). A informação foi divulgada pelo Instituto em dezembro de 2022.

Os municípios que mais cresceram em termos absolutos de população são Manaus (AM), Brasília (DF) e São Paulo (SP), de acordo com dados do Censo de 2022 divulgados nesta quarta-feira (28) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).