Qual a melhor cidade do Centro-Oeste para se viver?

Perguntado por: dmelo . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

Goiânia abre o topo da lista no Centro-Oeste seguida por Três Lagoas (MS), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Sinop (MT), Rondonópolis (MT), Dourados (MS), Rio Verde (GO), Sorriso (MT) e Tangará da Serra (MT). Apenas os três primeiros colocados estão entre os 100 melhores colocados do país.

Em 1º lugar está Sinop-MT (894 relatórios de fiscalização), em 2º Primavera do Leste-MT (814 relatórios), em 3º Palmas-TO (626 relatórios), em 4º Belo Horizonte-MG (590 relatórios) e em 5º lugar Cuiabá-MT (439 relatórios). Os dados do IGEO consideram o período de 1º de janeiro de 2021 a 30 de novembro de 2021.

O município de São Paulo (SP) está no topo da lista, com valor adicionado bruto de cerca de R$ 58,0 bilhões (3,9% de participação). De acordo com essa variável, em comparação com o ano de 2019, o município de Três Lagoas subiu três posições no ranking dos municípios brasileiros, e Campo Grande subiu oito posições.

Brasília

1. Brasília - DF. Planejada por Oscar Niemeyer, Brasília se tornou uma das principais cidades turísticas do Centro-Oeste e de todo o Brasil. Sem contar, que é um verdadeiro paraíso arquitetônico.

Goiás é o Estado

Goiás é o Estado com o maior índice de pobreza extrema do Centro-Oeste e abriga 38% dos miseráveis da região. É o que revela pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Centro-Oeste é destaque considerando as áreas mais ricas; entre todas as regiões, a Sul é a que possui a maior parcela de pessoas com boas e médias condições de vida. A região Sul é a que possui a maior parcela da população (72,2%) com boas e médias condições de vida.

Estudo divulgado neste final de semana pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro – Firjan, mostra que Lucas do Rio Verde é o município de Mato Grosso com maior desenvolvimento econômico e social. Segundo a pesquisa, Lucas está em primeiro lugar do Estado e 262º no país.

Rondonópolis

Rondonópolis, Mato Grosso
Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e foram divulgados nesta quarta-feira (29) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Goiabeiras

1 – Goiabeiras
Com cerca de 6 mil habitantes, é considerado um bairro nobre, de classes média alta e alta da zona oeste cuiabana.

Superando capitais e outras cidades com mais habitantes, Sinop mais uma vez foi destaque nacional. Agora, o município foi eleito o quinto melhor do Brasil e o primeiro de Mato Grosso para fazer negócios no comércio, segundo ranking da consultoria Urban Systems, publicado pela EXAME.

Estatísticas divulgadas pelo Ministério do Trabalho mostram o ranking das 10 cidades que mais criaram emprego com carteira assinada durante o ano de 2022. A cidade de São Paulo aparece na primeira colocação, como esperado, já que possui a maior população do país, além de ter o maior PIB dentre as cidades brasileiras.

Sinop é a 3ª cidade no ranking nacional das 50 Melhores Cidades do Brasil, na categoria Médio Porte, no grupo de Indicadores Ficais, com a força econômica de cada município, avaliando PIB, PIB per capita, população e renda per capita mensal. Sorriso é a 5ª colocada.

Conforme estimativas do IBGE (2020), as cidades de Brasília (DF) e Goiânia (GO) são as duas maiores da região, ambas com mais de um milhão de habitantes.

Brasília, a cidade

Brasília, a cidade mais populosa do Centro-Oeste. A Região Centro-Oeste abrange uma área de 1 606 371 km², onde vivem 14.058.094 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).