Qual a melhor carne para fritar bife?

Perguntado por: imello . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.4 / 5 17 votos

alcatra

Para o bife de uso diário são usados os cortes de primeira, carnes mais macias, geralmente a alcatra e o contra-filé. Dependendo dos hábitos, também são aceitáveis o coxão mole e o patinho, menos macios.

O coxão mole é um corte constituído por fibras curtas e macias, com nervos e gordura. É uma carne mais macia do que o coxão duro. Como carne moída, serve perfeitamente no preparo de muitos pratos.

5 segredos para fazer um bife perfeito:

  1. 1 – Escolha um bom corte. Os cortes mais indicados para um bom bife são: patinho, alcatra ou coxão mole.
  2. 3 – Não coloque o sal muito antes do cozimento. ...
  3. 4 – Coloque de 1 a 2 bifes de cada vez. ...
  4. 5 – Não mexa ou esfregue os bifes na panela.

Coxão Mole: é um corte grande, que pode chegar até 10 quilos, com grande quantidade de gordura entremeada. Mais macio que o patinho, também é ideal para o preparo de bifes. Filé Mignon: uma carne nobre e macia, que rende o preparo de bifes com cortes realizados na parte mais fina do filé.

Elas são: Lagarto, patinho, fraldinha, acém. Você vai consumir carnes magras, e também economizará um pouco, principalmente, agora, no fim do ano. O lagarto é uma ótima opção para quem quer economizar, mas também não quer sair da linha.

acém

São cinco os principais cortes do dianteiro do boi chamados "carnes de segunda": o acém, o pescoço, a paleta, a costela dianteira e o peito.

Alcatra. É um tipo de carne magra e suculenta. Tem como característica um corte maior do que o contrafilé. Também é uma carne super macia, sendo ideal para vários tipos de preparo além do bife.

Mais musculoso que o Acém, a paleta é uma ótima opção para preparar carnes de panela, pois possui uma quantidade moderada de gordura em seu interior, que faz com que os cozidos, ensopados e molhos preparados com ela fiquem extremamente saborosos.

Uma das principais diferenças entre as duas é a quantidade de colágeno. O coxão mole possui menos colágeno, já o coxão duro tem uma quantidade maior. Isso não interfere na qualidade do corte. A diferença vai ser justamente na densidade.

O patinho é uma carne de primeira, com fibras macias. Pode ser utilizado para o preparo de bifes, cozidos e picadinhos. O coxão duro é uma carne de primeira, com longas e rijas fibras, e gordura localizada na parte externa. O seu cozimento é lento.

O coxão duro é uma carne utilizada geralmente em nosso dia a dia para bifes ou ensopados. Porém, é uma excelente opção para um churrasco mais em conta, com custos menores, pois é muito saborosa. E apesar do nome desse corte ser coxão duro, se bem preparado, você terá uma carne macia e suculenta.

Diversos podem ser os motivos para que o seu corte fique duro. Pode ser porque ela foi cozida durante muito tempo, ou a temperatura usada foi muito alta. Também pode ser que a carne não tenha sido cozida corretamente, como não ter sido temperada adequadamente antes de ser colocada na panela.

Por mais estranho que pareça, sim, lavar a carne é um erro. Isso acontece porque a água não é eficiente na remoção de bactérias. Pelo contrário, ela ajuda na proliferação desses causadores de doenças. As bactérias se proliferam quando entram em contato com água e proteínas (uma das principais qualidades da carne).

Para preparar o amaciante caseiro, basta misturar o suco da fruta com os temperos desejados (alho, sal, pimenta, etc). Despeje o líquido sobre a carne em uma tigela e deixe marinando por 10 minutos fora da geladeira. Passado o tempo, escorra o suco e utilize a proteína na receita como desejar.

Outras opções de carne!
Outras opções de carnes que podem ser moídas são o coxão duro, coxão mole e o lagarto. Geralmente esses cortes se mantém na mesma faixa de preço do patinho. Eles também trazem ótimos resultados nas comidas típicas do dia a dia.

Contrafilé: também conhecido por filé do lombo. Muito macio, é magro mas sua parte externa tem uma grossa camada de gordura. Coxão duro ou Chã de dentro ou, ainda, Ponta de Alcatra: é um pedaço com fibras grossas, mas menos macia que as do coxão mole. Mas de “primeira” , como esse.

Corte: Nosso bife saiu da parte dianteira do contrafilé, onde ficam as primeiras costelas do boi.

Filé mignon
É conhecida como a parte mais suculenta e saborosa do boi e está localizada na parte traseira do animal, uma região sem rigidez muscular. O filé mignon é um corte de carne magro, que costuma custar mais caro em relação a outros cortes do boi.

acém

Descrição do produto. Um dos cortes mais famosos do dia a dia, pode ser chamado também de acém, agulha, alcatrinha do dianteiro e lombinho, a ponta de agulha está localizada na parte dianteira do boi. Carne com fibras grossas e compridas, sendo considerada carne magra e necessita de um tempo longo de cocção.

“As carnes mais práticas para o dia a dia normalmente são as que têm uma quantidade de suco maior. São boas opções os cortes como a Alcatra, Filé Mignon, Contrafilé, Coxão Mole e Patinho, as carnes do traseiro do boi”, explica Guzella.