Qual a melhor carne de segunda para fazer bife?

Perguntado por: aferreira . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 2 votos

Coxão Mole: é um corte grande, que pode chegar até 10 quilos, com grande quantidade de gordura entremeada. Mais macio que o patinho, também é ideal para o preparo de bifes.

Patinho, coxão duro e coxão mole
Considerado como um corte magro e de pouca gordura, ele é muito utilizado para carne moída, picadinhos e em escalopes, sendo também uma ótima carne para bife acebolado e bife à milanesa, devido a sua espessura mais fina.

SEGUNDA CARNE MAIS MACIA DO BOI | Shoulder paleta | Como preparar churrasco com raquete da paleta - YouTube.

Para o bife de uso diário são usados os cortes de primeira, carnes mais macias, geralmente a alcatra e o contra-filé. Dependendo dos hábitos, também são aceitáveis o coxão mole e o patinho, menos macios.

Mais musculoso que o Acém, a paleta é uma ótima opção para preparar carnes de panela, pois possui uma quantidade moderada de gordura em seu interior, que faz com que os cozidos, ensopados e molhos preparados com ela fiquem extremamente saborosos.

Cortes de carne bovina de segunda

  • Costela;
  • Paleta;
  • Chuleta;
  • Coxão Duro;
  • Fraldinha;
  • Acém;
  • Músculo dianteiro.

'Se for fazer carne grelhada, os cortes devem ser mais macios e podem ser preparados como um bife, escalope ou ainda um medalhão', explica. 'Já se a opção for fazer uma carne de panela, os cortes com músculo e gordura são os mais indicados', conta Guzela.

As carnes de primeira são mais macias porque estão localizadas nas regiões em que o animal pouco movimenta e nas quais os músculos são maiores. Essas carnes têm pouco colágeno e são ótimas para fazer churrasco e assados, pois submetidas a altas temperaturas elas mantêm o sabor e a maciez.

Filé mignon

Filé mignon
É conhecida como a parte mais suculenta e saborosa do boi e está localizada na parte traseira do animal, uma região sem rigidez muscular. O filé mignon é um corte de carne magro, que costuma custar mais caro em relação a outros cortes do boi.

Quando comparada com os cortes da carne de primeira, a "carne de segunda" costuma ser mais dura, já que são retiradas de regiões de grandes movimentos do animal, como o pescoço, o tórax e a cabeça.

As CARNES DE SEGUNDA estão localizadas em partes mais aparentes do boi e de maior uso, por isso são mais duras e precisam de maior tempo de cozimento. Ficam macias cozidas na pressão ou assadas.

Um grande aliado do amaciamento de carnes é a mistura de azeite e vinagre. Basta misturar os dois itens e deixar a carne marinando por pelo menos 2 horas antes de ir para a churrasqueira. Além de amaciar, essa mistura também deixa a carne com um ótimo tempero!

Limão e vinagre
Em uma tigela grande, misture 2 colheres (sopa) de azeite com suco de ½ limão e ½ xícara (chá) de vinagre. Tempere como desejar e coloque a carne (proporção para 1 kg). Deixe a peça marinando no líquido por 10 minutos fora de geladeira e, em seguida, utilize a proteína normalmente na receita.

A diferença vai ser justamente na densidade. No caso do coxão duro, por ser mais rígido, se exige um cozimento mais lento. O ideal é que se use esta carne em cozidos, refogados, rosbife, carne recheada ou moída. O coxão mole, assim como o nome diz, é uma carne mais amolecida.

Acém, músculo, frango e suíno são alternativas mais em conta para comprar enquanto o preço da proteína continua alto.

A chã de dentro do Casa Carne é um corte muito limpo, pois não vai com a capa da chã. O Chã de Dentro, também conhecido como Coxão Mole, é um corte do traseiro bovino. É um corte macio e que pode conter uma fina camada de gordura.

Acém é o corte de carne ideal para os dois pratos. Localizado na parte dianteira do boi, contém teor de gordura suficiente para garantir a umidade e suculência sem excessos.