Qual a melhor atividade física para melhorar a postura?

Perguntado por: acarvalho3 . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Yoga pode ser uma ótima opção de atividade física para quem deseja melhorar a postura. Existem algumas posturas de yoga ideais para fortalecer a musculatura e também melhorar a mobilidade.

A má postura pode causar diversos problemas de saúde na coluna e demais articulações do corpo. E isso pode se agravar ainda mais com a prática de musculação. Dores na lombar, nas costas, no pescoço são comuns para aqueles que fazem os movimentos errados rotineiramente.

Deve assumir o compromisso e responsabilidade de tentar manter essas alterações no seu dia-a-dia após a sessão. Não é possível estabelecer um tempo específico para reeducar a postura, já que depende de vários fatores, mas sem dúvida que a postura ativa do paciente é a chave do sucesso do tratamento.

Ao longo dos anos, no entanto, maus hábitos, como a falta de exercícios físicos e a tendência a curvar a coluna para frente, causam fadiga muscular e tensões que levam à má postura. Muitas pessoas não percebem a própria má postura nem as lesões posturais que ela está causando.

O hábito de passar muito tempo sentado, trabalhando ou largado na frente da televisão, afeta muito a postura e a saúde.

Como Corrigir a Postura Corretamente? 5 Dicas Imperdíveis!

  1. Pratique Exercícios Regularmente. ...
  2. Durma de Lado. ...
  3. Desenvolva a sua Consciência Corporal. ...
  4. Consulte um Especialista. ...
  5. Use órteses, coletes e cintas ortopédicas.

O médico que cuida da má postura corporal é o ortopedista. O ortopedista é um médico especializado em diagnóstico e tratamento de problemas musculoesqueléticos, incluindo lesões de má postura corporal. Ele pode avaliar sua postura corporal e identificar qualquer problema de postura que você possa ter.

A maior incidência é do tipo idiopático, que geralmente está ligada a fatores como genética, má postura e sedentarismo. A escoliose idiopática pode acometer aquelas pessoas que ficam muito tempo sentadas ou deitadas com a coluna torta.

Faça exercícios de força para melhorar a postura.
Estique os braços na frente do corpo, com as palmas para cima. Dobre os antebraços na direção dos ombros, tentando encostar nas escápulas. Faça dez repetições com os dois braços. Em seguida, alterne e faça dez repetições com cada braço separadamente.

Para conseguir corrigir a postura, pode ser necessário realizar um tratamentos específicos através da fisioterapia avançada, que envolve exercícios estáticos, orientados pelo fisioterapeuta, chamados de RPG – Reeducação Postural Global e Reequilíbrio da Coluna Vertebral (RCV).

Caso queira optar por um tratamento especializado em corrigir este tipo de problemas, a opção certa é a Reeducação Postural Global (RPG). No entanto, pode ter um problema diferente e, apesar de ser pouco comum, deve estar alerta para ele. Em inglês, o termo correto é buffalo hump (corcunda de búfalo).

A Fisioterapia é forte aliada no tratamento das doenças posturais. Além de aliviar a dor sentida pelo paciente, o plano de tratamento fisioterapêutico também engloba exercícios posturais. Com a reeducação postural global, o paciente aprenderá a manter a postura adequada.

Portanto, existem alguns problemas mais graves que podem surgir por conta da dor nas costas, alguns deles são: DORT (doença relacionada ao trabalho), hérnia de disco, escoliose, lordose, cifose e outros desvios na coluna.

A má postura é um problema que atinge milhões de pessoas em todas as idades e é facilmente reconhecida. Seus sinais mais comuns são ombros caídos, joelhos dobrados quando se está em pé ou andando, cabeça inclinada para frente ou para trás, dor nas costas e fadiga muscular.

Com a musculatura relaxada, é possível evitar dores e aumentar a mobilidade, pois a compressão entre as vértebras é reduzida. Músculos mais alongados podem, por exemplo, prevenir uma futura hérnia de disco. Pessoas com escoliose (coluna em forma de S) devem fazer atividade física para amenizar o problema.

Natação: excelente opção de atividade física de baixo impacto, a natação ajuda a fortalecer os músculos da coluna sem sobrecarregá-la. Pilates: esse método trabalha a estabilização da coluna, melhora a postura e fortalece os músculos do core.

Exercícios de alto impacto : por exemplo corridas e aulas que envolvam muitos pulos. Estes exercícios devem ser evitados, pois o impacto excessivo pode piorar os problemas já existentes de coluna ou causar novos problemas.

Sim existe, o que nos resta saber é se ela vale a pena ou se existe necessidade, pois muitas vezes pode ser um problema postural no qual é possível a correção com fisio , RPG, pilates e etc. Agora se ao fazermos os exames for averiguado deformidade rígida e de grande magnitude, o tratamento pode ser cirúrgico.

O ideal é passar com um especialista de coluna para ter o diagnóstico correto. Mas sessões de RPG aliadas ao método pilates podem melhorar muito a postura. Além de aumentar sua flexibilidade e o encurtamento dos tendões provocado pelo sedentarismo...

Caso ocorram irritações na pele, suspenda o uso e consulte o seu médico; Evite o uso sobre a pele lesionada ou ferida; Não use o produto enquanto estiver dormindo; Não aperte em demasia para não dificultar a circulação sanguínea.