Qual a melhor alimentação para quem tem insuficiência renal?

Perguntado por: aazambuja . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

Segundo o dr. Alan Castro, nefrologista do CHN, o paciente renal deve, sobretudo, investir na hidratação. É recomendada a ingestão de, no mínimo, 1,5 a 2 litros de água ao dia, associada à alimentação baseada em frutas, legumes, verduras, cereais integrais e proteínas de origem animal e vegetal.

Reduzir o consumo de proteínas animais, como carne vermelha, frango e peixe diminui os níveis de creatinina no corpo.

– Os demais vegetais, tais como: chuchu, espinafre, couve-flor, quiabo, berinjela, vagem, brócolis, batata, mandioca, abobrinha, podem ser ingeridos à vontade se forem cozidos sem casca, cortados em pequenos pedaços e em boa quantidade de água, sendo que esta água deve ser desprezada.

A insuficiência renal é reversível quando o problema ainda não se tornou crônico. Assim, em sua fase aguda, a maioria dos pacientes consegue realizar o tratamento e recuperar as funções renais, mantendo uma vida normal a partir daí. A insuficiência renal é um problema que traz preocupação para as pessoas.

VERDADE – Alimentos como presunto, mortadelas, bacon, salsichas, queijos amarelos, margarinas e manteigas, enlatados e peixes salgados, como sardinha e atum em conserva, são ricos em sódio, substância já citada anteriormente pela capacidade prejudicial aos rins.

Geralmente, a recomendação é que os indivíduos que possuem insuficiência renal bebam cerca de 2 a 3 copos de 200ml contendo água ou outro líquido (que não seja prejudicial para a saúde do paciente), somando ao volume de urina eliminado no dia.

Consuma bastante água
Tomar muita água é fundamental para auxiliar a purificação dos rins. Um adulto deve ingerir em média dois litros de água por dia, fora outros líquidos saudáveis como sucos e chás. A ingestão de pouco líquido resulta em rins sobrecarregados e sem condições de realizar o processo de filtração.

Suco de limão, laranja e melão
Isso inibe o crescimento de cristais de cálcio, o que pode levar a cálculos renais. Além disso, beber uma xícara de suco fresco por dia pode contribuir para a ingestão de líquidos diária recomendada e, assim, melhora a saúde em geral.

Morangos são outras frutas recomendadas por especialistas, pois ajudam de perto a desintoxicar e limpar os rins toxinos. Abacaxi, com muita vitamina C e potássio, é outro. Você também pode incluir pedaços de banana, maçã, laranja e pêssego em sua dieta, cujos índices de potássio também são muito vantajosos.

Durante a diálise, é importante consumir as proteínas, porém é necessário controlar a quantidade consumida. A principal fonte deve ser de origem animal, como carne de frango, peru e clara de ovo, porque é melhor tolerada pelo organismo.

Frutas – O consumo de frutas com baixo teor de potássio também é uma excelente alternativa. Sendo assim, o consumo de abacaxi, acerola, ameixa, banana-maçã, caju, caqui, jabuticaba, limão, manga, maçã e laranja-lima está permitido.

Quem deve fazer hemodiálise ? Todos os pacientes que apresentarem doença renal crônica estágio terminal (Clearance Creatinina < 15 mL/min) devem iniciar a hemodiálise (Doença Renal Crônica – Saiba mais sobre essa silenciosa doença).

As carnes têm carga ácida e o melhor é dar preferência aos peixes e às carnes brancas. “Como em alguns casos a função renal está severamente prejudicada, o consumo de proteínas deve ser controlado.

– É aconselhável desprezar a calda dos doces de frutas com teor moderado de potássio. Caso utilize doces, diet ou não, os mais indicados são goiabada, marmelada, doce de mamão, doce de abacaxi, doce de cidra, doce de manga, doce de pêssego.

Resposta: O recomendado é evitar o consumo de alimentos industrializados, como por exemplo: salame, salsinha, linguiça e embutidos em geral, enlatados, refrigerantes à base cola, cerveja, suco em pó, macarrão instantâneo, bolo de pacote, amendoim, leite e derivados.