Qual a melhor água para colocar no radiador?

Perguntado por: unogueira . Última atualização: 23 de maio de 2023
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O ideal é usar água desmineralizada ou tratada e seguir a diluição recomendada pelo fabricante do veículo, que na maioria dos casos é de 40% de aditivo para 60% de água. Além disso, é importante ficar atento ao nível de água no reservatório.

Caso não haja água destilada por perto para completar o nível, coloque água filtrada, pois terá impurezas reduzidas e não contaminará o sistema de arrefecimento.

Água quanto mais pura melhor, de preferência, a destilada. Ou melhor ainda: como hoje deve-se usar 50% de água, 50% de um aditivo chamado etilenoglicol, o melhor é comprar o líquido pronto, que já existe no mercado, nos postos, nas casas de peças, nas concessionárias.

Troca do líquido de arrefecimento
Não existe um padrão para a substituição do líquido de arrefecimento, que pode variar de acordo com o fabricante do veículo. Alguns indicam a primeira substituição ao atingir 30 mil quilômetros ou um ano. Outros dizem que a troca deve ser realizada aos 120 mil quilômetros ou 5 anos.

Depois disso, com o sistema todo em ordem, podemos colocar a proporção correta de água desmineralizada com aditivo apropriado. Aliás, é exatamente nesse momento em que você troca a água pura pela mistura com aditivo que aparecem os efeitos da falta do aditivo.

É importante lembrar que se o reservatório de água do radiador estiver baixo, será necessário completá-lo. Porém, ele não é apenas água da torneira de casa que deve ser adicionada: é preciso acrescentar na proporção correta o líquido de arrefecimento, conhecido como aditivo de água.

Ao utilizar aditivos você garante que a água se mantenha no estado líquido (não evapore ou congele) e evita a oxidação do motor. E, ao completar o líquido de arrefecimento com água 'pura' você vai diminuindo a proporção do aditivo até que chegue a zero, deixando o sistema vulnerável.

O aditivo para radiador não é utilizado puro, e sim misturado à água. A proporção entre um e outro líquido a ser utilizada também é definida pelo fabricante do veículo, assim como o prazo de troca. Além disso, a água deve ser desmineralizada, ou seja, sem minerais em sua composição.

Colocar água fria no radiador também é uma atitude não recomendada, pois você poderá causar um choque térmico.

A água fervida irá superaquecer o motor e consequentemente trazer danos, como queima de junta de cabeçote e até seu empenho, e em casos mais drásticos, fazer com que o óleo e água se misturem, levando a um dano maior (pistões, anéis, bronzinas e tudo o que pode ser danificado num superaquecimento do motor).

Resumindo, você deve sempre usar líquido de arrefecimento para garantir a temperatura correta do motor do seu carro. Se por algum motivo for impossível obter o líquido, é recomendável usar água destilada.

Posso misturar o pronto para uso com água? Não. Os líquidos do tipo PRONTO PARA USO já vêm com a quantidade correta de água e não devem receber nenhuma quantidade a mais antes da aplicação. Este tipo de produto deve ser usado puro no sistema, sem nenhuma diluição.

Responsável pelo resfriamento do líquido de arrefecimento, o radiador também pode ser a causa da vazão de água no veículo, isso graças a diversos fatores. Entre eles, podemos destacar um furo na estrutura do equipamento, um defeito na tampa ou até mesmo algum vazamento nas próprias colmeias.

Sim, é normal, pois mesmo que essa “água do radiador” não chegue a ferver, o motor trabalha com temperaturas mais elevadas e, por isso, ela se aquece e tem uma evaporação normal. Existe perto do motor um reservatório de expansão transparente para se verificar se o nível desse líquido está correto.