Qual a medida exata da Arca da Aliança?

Perguntado por: dgil . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 6 votos

As descrições falam numa caixa de 1,25 m de comprimento por 0,75 m de altura e largura, na qual eram encaixadas duas varas, também cobertas de ouro, usadas para transportá-la -- tocar a Arca, ou mesmo vê-la ao ar livre, era um tabu muito sério entre os israelitas.

A madeira de acácia é bastante conhecida por ter sido o material usado na Arca da Aliança, segundo a descrição que encontramos no livro do Êxodo, na Bíblia Sagrada. E desde então, ela passou a ser usada na construção de vários objetos.

Moisés

A arca da aliança foi um objeto sagrado que pertenceu aos hebreus na Antiguidade. Foi construída pelos hebreus após Moisés receber ordens de Deus no Monte Sinai sobre como construir esse objeto. A arca era o depósito das tábuas dos dez mandamentos, do cajado usado por Arão e de um vaso contendo maná.

O côvado era usado regularmente por vários povos antigos, entre eles os babilônios, egípcios e hebreus. O côvado real dos antigos egípcios media 50 cm. O dos romanos media 45 cm.

O palmo é uma medida de comprimento que equivale a aproximadamente 22 centímetros.

A embarcação, segundo Huibers, respeitou as dimensões bíblicas apresentadas no livro de Gênesis com 125 metros de comprimento, 28 metros de largura e 23 metros de altura. A arca, que pesa 2500 toneladas e suporta até 5 mil pessoas, custou R$ 5,7 milhões para ser construída.

A arca é um baú sagrado que tem um lugar dedicado no tabernáculo e no templo, em Jerusalém.

Dentro da Arca da Aliança havia as tábuas da Lei, um vaso com o maná do deserto e a vara de Arão que floresceu (Êxodo 25:16,21; Números 17:1-10; Deuteronômio 10:1-5). A Arca da Aliança ficava dentro do Santo dos Santos no Tabernáculo e, posteriormente, no Templo em Jerusalém.

Maná significa “O que é isto?” em hebraico. Os israelitas nunca tinham visto nada parecido. O Senhor disse aos israelitas que pusessem um pouco de maná em uma panela e o levassem com eles. Isso os ajudou a lembrar o que Ele havia feito por eles (ver Êxodo 16:33–34; Hebreus 9:4).

1 Samuel 7
2 A arca permaneceu em Quiriate-Jearim muito tempo; foram vinte anos. E todo o povo de Israel buscava o Senhor com súplicas.

Somente os sacerdotes poderiam transportar a arca ou tocá-la e no dia da expiação, estando ele em pecado, morreria instantaneamente.

Davi leva a arca para a cidade de Davi — Uzá é ferido e morto por tocar na arca para firmá-la — Davi dança diante do Senhor, causando ruptura de seu relacionamento com Mical.

Deus então declarou que a vara de Arão era a escolhida para representar o sacerdócio da tribo de Levi, e que ela deveria ser colocada diante da Arca da Aliança como um sinal para os rebeldes em Israel de que o sacerdócio de Arão era divinamente ordenado.

O documento, escrito em hebraico e com mais de 2 mil anos de idade, é geralmente mantido nas instalações da Autoridade de Antiguidades de Israel, fora de alcance ao público e em condições draconianas de conservação, similares à caverna onde foi encontrado.

Acredita-se que o côvado hebraico padrão tinha 44,5 centímetros, podendo alcançar os 45 centímetros exatos.