Qual a medida de um tronco de curral?

Perguntado por: rleiria . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

Geralmente o tronco coletivo em “V” é dimensionado com 40 cm de largura na base e 85 cm, no topo. Na tentativa de diminuir o risco dos animais maiores ficarem encaixados quando se deitam ou caem, é comum instalar porteira horizontais na base das laterais do tronco coletivo, denominadas “salva-vidas”.

O primeiro passo na construção de um curral é fazer as marcações e cavar os buracos onde serão colocados os mourões. Esses buracos devem ter 1,20 m de profundidade e os mourões devem medir aproximadamente 3,40 m, com isso teremos um curral de 2,20 m de altura.

Tamanho do curral para boi
A capacidade total dele tem de ser calculada em relação ao número de cabeças pela área. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por exemplo, recomenda duas cabeças por metro quadrado.

O primeiro passo na construção de um curral é fazer as marcações e cavar os buracos onde serão colocados os mourões. Esses bura- cos devem ter 1,20m de profundidade e os mourões devem medir aproximadamente 3,40m, com isso teremos um curral de 2,20m de altura. A distância entre os mourões deve ser de aproximadamente 2m.

Os troncos de contenção, também conhecidos por bretes, são equipamentos especialmente projetados e construídos para a contenção ou imobilização completa de um bovino, de maneira que se possa realizar qualquer procedimento, com total segurança para o operador e para o animal.

Quando abordamos sobre a altura, a do embarcador de gado deve ser de 2 metros. Uma sugestão de extensão para o corredor é de 70 metros, por exemplo. A largura precisar ter espaço suficiente para o boi de maior porte da sua propriedade passar com conforto.

O espaço médio para cada bovino é de 2 metros quadrados. Também é preciso pensar nas outras benfeitorias anexas ao curral, como piquetes, curralão e manga de recolhida, que facilitam o manejo e acesso.

Os embarcadouros devem ser construídos com largura entre 0,80 e 0,90m dependendo das raças e das categorias de animais usualmente embarcados.

troncos; estábulo; balança; rampa de embarque e desembarque.

A largura do tronco coletivo deve ser definida com base na maior categoria animal criada na fazenda. Em rebanhos comerciais de cria e engorda geralmente é usado 80 cm de largura.

Da mesma forma que há uma fórmula para o volume, também há uma fórmula para calcular a área do tronco de uma pirâmide, sendo A = A1 + A2 + Al, onde: A – área do tronco; A1 – área da base maior do tronco; A2 – área da base menor do tronco.

A média de cabeças de gado em áreas de pastagem no Brasil, de acordo com os dados do Censo Agropecuário realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2017, é de 0,97 UA/ha, ou seja, na média, algo próximo a 1 cabeça de gado por hectare.

O primeiro se refere à definição de sexo deles:
A capacidade no piquete deve ficar entre 160 e 180 cabeças por lote. Já nas fêmeas essa hegemonia é bem menor. Por isso, pode-se trabalhar com lotes maiores, de 200 a 230 animais, para não haver problemas de consumo ou desempenho dentro do lote.

Por alqueire cabem 3226,66 cabeças de gados ou se preferir podemos arredondar para 3227 cabeças de gado, pode-se chegar a esse valor através de uma divisão do tamanho do alqueire pelo espaço que uma cabeça de gado ocupa.

Os mourões mestre e contramestres serão fixados em buracos com 1,30 m de profundidade e os demais mourões com 0,80 cm de profundidade. Como já dissemos anteriormente, o espaçamento entre um mourão e outro depende de fatores como a finalidade da cerca, as características do gado, e o uso de distanciadores.