Qual a medida certa para cortar o cordão umbilical?

Perguntado por: econceicao . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 3 votos

A Organização Mundial da Saúde recomenda que o corte do cordão umbilical seja feito de um a três minutos após o parto, a não ser que o bebê tenha sofrido asfixia e precise ser removido imediatamente para que os médicos realizem os procedimentos de reanimação.

Logo após um bebê nascer, duas pinças são colocadas no cordão umbilical e o cordão é cortado entre as pinças. A pinça no coto do cordão é removida no prazo de 24 horas após o nascimento. O coto deve ser mantido limpo e seco. Alguns médicos recomendam a aplicação de solução de álcool ao coto diariamente.

A Organização Mundial da Saúde OMS recomenda que o clampeamento do cordão aconteça entre 1 e 3 minutos após o nascimento. Entretanto, se você deseja que o clampeamento aconteça depois do terceiro minuto, converse com a equipe de assistência do seu parto sobre os riscos e benefícios.

Existe uma contraindicação escrita na literatura médica sobre o atrasar muito o corte do cordão do bebê, e é sobre uma incidência maior da icterícia, que é a doença do bebê ficar amarelinho no pós-parto.

Esperar parar de pulsar, explica a médica, garante que o sangue que estava circulando ainda na placenta retorne para o bebê e isso traz vários benefícios, entre eles, o aumento dos níveis de hemoglobina e de ferritina, que protege contra o risco de anemia na primeira infância.

O principal benefício de aguardar para clampear o cordão é que, durante esse intervalo, parte do sangue rico em ferro que está nele é transmitido para o organismo do bebê. Segundo Alessandra, essa é uma das maneiras mais simples de prevenir a anemia na infância.

Esse clamp é (e deve ser!) retirado ainda no hospital, antes da alta do bebê. Durante a internação, as enfermeiras fazem a limpeza do coto umbilical, e no primeiro banho (demonstrativo) também vão orientar os novos papais sobre como deve ser feito.

Após o parto, a placenta geralmente se solta do útero e a mulher pode expulsar a placenta sozinha ou com a ajuda de um médico ou parteira. Quando a placenta está muito firmemente presa ao útero, partes da placenta podem ficar no útero após o parto.

Como e quando se deve fazer força durante o parto normal? Resposta: A mulher não precisa fazer força durante o trabalho de parto como um todo. O corpo dela já está dilatando e quando vem a contração, o que ela precisa fazer e respirar e esperar a contração passar. Só fará força quando o corpo dela demandar.

Após o parto, os hospitais tratam a placenta como um resíduo e, por isso, é incinerada.

Todos os dias, depois do banho e após trocar a fralda, o cuidador deve limpar o coto umbilical do bebê. Para isso, se usa álcool 70% e um algodão, fralda de pano ou cotonete. Siga esses cuidados na hora da limpeza: Lave bem as suas mãos, higienizando das unhas aos punhos.

A hora de ouro (“golden hour”) é a primeira hora da mãe com o seu recém-nascido. Com o intuito de possibilitar o contato da mãe com o bebê imediatamente após o parto, a hora de ouro promove a continuação do vínculo que começou durante a gestação e ajuda o bebê nesta transição do útero para o mundo.

Clampeamento imediato do cordão
no caso em queo RN não estiver chorando ou respirando ou não apresentar bom tônus, é preconizado o clampeamento imediato, devendo ser realizado em até 15 segundos após o nascimento.

Durante os últimos 20 anos, observamos um crescimento de publicações que referem os benefícios do clampeamento tardio do cordão umbilical após o nascimento de um bebê. Esses benefícios incluem aumento do armazenamento de ferro e decréscimo no risco de ter anemia nos primeiros 4-6 meses de idade (1,2).

Após o nascimento do bebê, o médico clampeia o cordão umbilical e o corta, separando a estrutura do recém-nascido e liberando o bebê para ser examinado por um pediatra e entregue à mãe.

Recém nascidos pré termo: alguns trials mostraram benefícios fetais garantido uma transição da vida fetal para o nascimento quando o cordão é clampeado tardiamente, desde que nascidos em boas condições de vitalidade.

Cortar em seguida (entre os clamps) com uma tesoura estéril; Certificar que não haja nenhum sangramento pelo cordão umbilical; Após o uso, descartar em local apropriado.

Depois que o bebê nasce, o cordão umbilical é cortado pois não tem mais função. O coto que fica ligado à barriga do recém-nascido resseca e cai de 7 a 15 dias depois do parto.