Qual a medicaçao para quem acaba de sofrer um AVC isquêmico?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.4 / 5 17 votos

No caso do AVC Isquêmico, a terapia correta — isso se o paciente chegar até 4-4,5 horas do início dos sintomas — é dar o medicamento alteplase, que é um tipo de trombolítico que dissolve o coágulo e restabelece o fluxo de sangue no cérebro.

Sendo praticamente aceite que o pico de recuperação de um Acidente Vascular Cerebral anda à volta dos 3 meses, podendo ir até aos 6 meses após o Acidente Vascular Cerebral. Os sobreviventes de AVC ficam muitas vezes com deficiências mentais e físicas, o que cria um impacto económico e social importante.

As principais sequelas causadas pelo AVC são: Fraqueza ou dificuldade com os movimentos (controle motor): Perda da capacidade de sentir o tato, dor, temperatura ou a noção de posição do corpo; Perda de força nos membros, que geralmente afeta um lado do corpo.

A maioria dos AVCs isquêmicos é causada por um coágulo de sangue que obstrui uma artéria cerebral. Os desfechos dos pacientes podem ser melhorados se lhes forem oferecidos anticoagulantes que reduzem seu risco de desenvolver novos coágulos de sangue e não aumentam o risco de sangramento.

Em conjunto com demais recursos e métodos de tratamentos é possível, inclusive, reverter esta condição. Assim, é possível devolver ao indivíduo o seu bem-estar e proporcionar melhor qualidade de vida.

Os pesquisadores constataram que a combinação de acupuntura, ervas e fisioterapia é significativamente mais eficaz no tratamento da disfunção pós-AVC do que utilizar somente a fisioterapia padrão. O levantamento também comprovou que o tratamento com a medicina tradicional chinesa é seguro.

Como prevenir um AVC?

  1. Controle da Hipertensão Arterial;
  2. Tratamento do Diabetes;
  3. Redução nos níveis de Colesterol;
  4. Redução de peso;
  5. Prática regular de exercícios físicos;
  6. Não fumar ou parar de fumar;
  7. Tratamento da Síndrome da Apneia do Sono;

O AVC isquêmico ocorre em cerca de 85% das vezes. É responsável por uma mortalidade de 8 a 12% em 30 dias após seu início e dos sobreviventes cerca de 66% precisarão de ajuda para realizar suas atividades de vida diária ou serão institucionalizados devido a suas sequelas.

Quando não mata, o AVCI deixa sequelas que podem ser leves e passageiras ou graves e incapacitantes. As mais frequentes são paralisias em partes do corpo e problemas de visão, memória e fala. A falta do sangue, que carrega oxigênio e nutrientes, pode levar à morte neuronal em poucas horas.

As atividades de estimulação cognitiva utilizados na reabilitação de um AVC incluem imagens motoras, observação de ação, treino com um espelho ou num ambiente virtual, e vários tipos de terapia musical. A memória de trabalho e a atenção são importantes para a maioria das atividades cognitivas.

As sequelas mais comuns são aquelas relacionadas às estruturas cerebrais irrigadas pela artéria cerebral média, local mais comum dos principais AVCs. Ou seja, são sequelas motoras, com dificuldade para movimentar membros do corpo, para ler, falar, engolir e compreender o que é dito”, afirma o cardiologista Marcus Gaz.

A varfarina é um medicamento anticoagulante, tomado por via oral. O uso diário de varfarina pode reduzir o risco de AVC isquêmico em certos pacientes. O uso de varfarina requer monitoramento cuidadoso, como consultas frequentes que incluem exames de sangue regulares.

A recuperação pós AVC geralmente leva tempo e o progresso pode ser lento e longo, pois em determinados casos o individuo precisa reaprender a caminhar, falar, ler, escrever, alimentar-se, etc. Uma nova rotina se inicia neste momento, diferente da maneira como era o modo de vida antes do AVC.

Laranja: A laranja possui flavonoides conseguindo assim reduzir o risco de AVC, este alimento deverá estar presente numa alimentação saudável.