Qual a média de vida de um LGBT no Brasil?

Perguntado por: osanches . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

O dossiê indica que as travestis e transexuais femininas constituem um grupo de alta vulnerabilidade à morte violenta e prematura no Brasil, com uma expectativa de vida de 35 anos, enquanto a da população em geral é de 74,9 anos.

Dossiê contabiliza 273 mortes violentas de pessoas LGBTI+ em 2022 | Agência Brasil.

Brasil tem 12% de pessoas LGBT+, mostra levantamento | GZH.

Amapá

O estado mais violento do país é o Amapá, com uma taxa de 50,6 mortes violentas intencionais a cada 100 mil habitantes, mais que o dobro da nacional, de 23,4 mortes.

É composta por: LGBTQQICAAPF2K+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queer, Questionando, Intersexuais, Curioso, Assexuais, Aliados, Pansexuais, Polissexuais, Familiares, 2-espíritos e Kink).

Desse total, 94,8% se afirmaram heterossexuais. Outros 1,2% disseram ser homossexuais e 0,7% bissexuais. Já 1,1% não sabiam responder e 0,1% mencionaram outra orientação sexual, como assexual ou pansexual. Além disso, 2,3% não quiseram identificar por qual gênero ou sexo se sentiam atraídas.

Atualmente, nove são as principais bandeiras utilizadas pelo movimento LGBT e por pessoas que se identificam como lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queers, intersexo e assexuais.

Atualmente, a sigla mais utilizada é LGBTQIAP+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais/Transgêneros/Travestis, Queer, Intersexual, Assexual, Pansexual).

O Brasil caiu 13 posições no ranking dos países mais acolhedores para a comunidade LGBT. Em 2019, o país passou da 55º posição para a 68º na lista de 197 países, de acordo com levantamento feito pelo site Spartacus.

20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Pena: reclusão de um a três anos e multa. Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.

HOMOFOBIA NO BRASIL
Pesquisa PoderData, realizada de 19 a 21 de junho de 2022, mostra que 63% dos brasileiros acham que existe preconceito contra homossexuais no Brasil, 2 pontos percentuais a menos que o registrado em janeiro. A variação para baixo foi no limite da margem de erro.

Brasil é o país

O Brasil é o país com a maior parcela de pessoas que se identificam como LGBT+. A informação foi divulgada pela consultoria Ipsos, na base de uma pesquisa realizada on-line em 30 países e publicada para o mês do Orgulho LGBT+.

Na decisão, o STF entendeu que se aplicava aos casos de homofobia e transfobia a lei do Racismo (Lei n 7.716/1989). O artigo 20 da lei em questão prevê pena de um a três anos de reclusão e multa para quem incorrer nessa conduta.

Santa Catarina

Não é a toa que a cidade ocupa a primeira posição; Santa Catarina é o estado mais seguro do Brasil com taxas de violência bem baixos.

Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, é considerada a cidade mais segura do Brasil. Um estudo recente conduzido pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública revelou as cidades mais seguras do Brasil para municípios com mais de 100.000 habitantes.

1. Distrito Federal. O Distrito Federal, unidade da federação onde está situada a capital do país, destaca-se por sua liderança em várias frentes. Além de possuir o maior IDHM do país, lidera no quesito renda e ocupa o 2º lugar em educação.