Qual a média de tempo para correr 10km?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

60 minutos

Resumidamente, além de trazer muitos benefícios para a saúde por ser uma atividade aeróbica de média duração (uma corrida de 10k dura em média 60 minutos, para pessoas com um bom condicionamento físico), é mais desafiadora que os 5k, ao mesmo tempo que os treinos não são tão desgastantes (e longos) quanto os dos 21k ou ...

Correr todo dia não prejudica em nada a sua saúde, pode acreditar. Estudos demonstram que a prática diária de exercícios em intensidade moderada traz melhorias para a saúde como um todo. Comece a treinar com corridas curtas e lentas.

Os 10km também é uma distância muito boa para se desenvolver no quesito velocidade. Isso porque o tempo de corrida – que pode variar de 35 minutos até 1h30 entre amadores – acaba não sendo um volume tão inalcançável para um iniciante, se comparado a uma meia maratona (21 km) ou maratona (42 km), por exemplo.

Você não precisa começar a correr até que esteja indo mais rápido do que 15 minutos por milha. Um novo corredor pode disparar para um ritmo de 12 a 13 minutos por milha como um bom intervalo para começar, com intervalos de caminhada estruturados.

Em resumo: O pace ideal depende da distância proposta. Porém, aqui vai uma dica importante e baseada nas observações de nossos técnicos: em média, a cada “dobra” de distância seu pace aumenta entree 10 a 15 segundos. Um exemplo: o corredor que corre 5km para 25 minutos (Pace de 5 minutos / km).

Segundo especialistas, expor o corpo ao mesmo tipo de exercício por vários dias seguidos e sem um período adequado de descanso não está entre as recomendações para um programa de treinamento saudável. Por isso, correr todos os dias, sem intercalar com outras atividades, pode, a médio ou longo prazo, provocar lesões.

Correr emagrece ou define? A corrida pode ser uma aliada em tanto quando o assunto for emagrecimento, afinal, proporciona alto gasto calórico e, por isso, auxilia na queima e na redução do percentual de gordura do praticante. Porém, para que isso aconteça, a prática deve estar alinhada à uma alimentação balanceada.

Isso varia muito de acordo com o seu condicionamento atual, mas, para correr os 10 km em 55 minutos, você vai ter de treinar ao menos três vezes por semana, durante, no mínimo, 12 semanas. Quando o assunto é desempenho, regularidade é uma das palavras-chave para alcançar seus objetivos.

Em geral, você pode calcular o total de calorias gastas em uma corrida multiplicando o seu peso em pounds (lembre-se que 1 kg é igual a 2,2 pounds) por 0,75. Por exemplo, uma pessoa que pesa 73 kg (ou 160 pounds) queima 120 calorias em uma corrida de 1,6 km.

Desvantagens de correr todo dia
Com o tempo, a corrida diária pode acarretar lesões nos músculos ou articulações, principalmente inflamações (algo bem característico do excesso de treinos).

A refeição deve ser bem equilibrada, moderada e feita cerca de 12 horas antes da prova. O objetivo é encher os tanques de glicogênio do corpo. Assim, é fundamental comer carboidratos (massa ou arroz), mas também carne ou peixe (proteína) e se hidratar. Recomenda-se beber água antes ou após o jantar.

A primeira velocidade de corrida é a corrida leve , em que sua frequência ficará entre 60% e 75% da frequência máxima. Na corrida moderada a frequência deve estar entre 75% e 85%. E, na corrida forte, entre 85% e 95%. - A planilha que elaboramos não contém treinos que possam deixar o corredor exausto.

Para chegar aos 10 km em 45 minutos, é altamente recomendado alternar os dias de treinos de corrida com treinos de força (musculação), ciclismo, natação e flexibilidade (alongamentos). Foi escolhido um período de 12 semanas, baseado na capacidade de adaptação do corpo à sobrecarga imposta pela corrida.

Segundo pesquisas, os homens normalmente correm a uma média de 9,4 km/h hora, enquanto as mulheres correm a uma média de 8,4 km/h.

Com corridas de apenas cinco minutos por dia, o estudo já apontou uma diminuição de 25% no risco de doenças cardiovasculares e uma redução de 40% no risco de morte prematura. A média de horas dedicadas à corrida pelo grupo foi de duas horas por semana, o que anima qualquer corredor.

Por exemplo, se um corredor leva 30 minutos para concluir 5 km, então seu pace é de 6 minutos por quilômetro.

Para os indivíduos que estão começando, correr a pace 6'. Já é considerado bom, pois está correndo a 10km/hr. Para os mais rapidinhos correm abaixo de pace 4', ou seja, corre a cima de 15km/hr.

Vá correndo de 800 em 800 m para atingir um ritmo de três minutos e dez segundos em cada etapa. O segredo para fazer os 5 km em 20 minutos é aumentar a velocidade com um ritmo consistente. É melhor dividir o percurso em partes menores para que o treino seja mais eficiente.

Depois de três ou quatro semanas de atividade física já é possível perceber uma melhora no seu condicionamento físico.