Qual a média de livros que o brasileiro lê?

Perguntado por: iramires . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Em uma comparação média com outros países, o brasileiro costuma ler somente cerca de quatro livros por ano, enquanto o canadense lê 12, o que indica um índice de leitura bem abaixo da média.

O brasileiro lê, em média, cinco livros por ano, sendo aproximadamente 2,4 livros lidos apenas em parte e, 2,5, inteiros.

A Índia

A Índia encabeça a lista, com uma média de 10,7 horas semanais de leitura por habitante. Em seguida temos a Tailândia (9,4 horas semanais), China (8h), Filipinas (7,6h) e Egito (7,5h).

Quando olhamos em termos de porcentagens, é maior o número de leitores entre os que possuem Ensino Superior (68%), da classe A e B (67 e 63%, respectivamente), e de renda familiar de mais de 10 salários mínimos (70%). A pesquisa revela que houve uma queda de cerca de 4,6 milhões de leitores, entre 2015 e 2019.

Crianças e adolescentes concentram as maiores proporções de leitores na população. Na faixa de 5 a 10 anos, 67% são leitores. O topo do índice está na faixa de 11 a 13 anos, com 84%, e diminui para 75% entre os jovens de 14 a 17 anos.

a Bíblia Sagrada

Como acontece em todas as pesquisas, e sem nenhuma surpresa, a Bíblia Sagrada figura no topo de todos os rankings, sendo o livro mais lido do mundo e também o mais lido do Brasil.

Classe social, nível educacional e gênero não influenciavam no resultado final. Portanto, pelas contas avaliadas pelos estudiosos, ler um livro por apenas meia hora por dia já é capaz de aumentar a longevidade.

Quantas páginas dá para ler em uma hora? Enquanto um leitor mais lento lê apenas 30 páginas por hora, uma pessoa média consegue ler cerca de 40 páginas por hora. As estatísticas mostram que os leitores mais rápidos conseguem ler 50 ou 60 páginas em uma hora.

Para ler 100 livros são necessárias 208 horas.
Um ano comum (365 dias) tem 8760 horas. Independentemente da sua velocidade de leitura, 100 livros é uma média razoável.

Considerando a velocidade média com a qual alguém diz 300 palavras por minuto, um leitor leva cerca de um minuto para terminar uma página. Portanto, para ler um livro de 300 páginas por dia, o leitor médio deveria reservar 35 horas semanais.

Em países desenvolvidos, por exemplo, a média é de 7 livros/ano na França, 5,1 nos Estados Unidos e 4,9 na Inglaterra.

Teeny Ted de Turnip Town

O menor livro impresso do mundo é intitulado "Teeny Ted de Turnip Town", mede 70 micrômetros por 100 micrômetros e detém o Recorde Mundial do Guinness.

Acertou quem disse “O Alquimista” de Paulo Coelho, lançado em 1988. O livro que envolve espiritismo e auto ajuda já passou da casa dos 150 milhões de exemplares comercializados ao redor do mundo. Um número muito expressivo, não é mesmo?

Para quem pensa que o motivo mais dado para não ler é o preço dos livros (que realmente são caros), vem uma surpresa: não é o que dizem os leitores mais velhos. Segundo eles, o motivo pelo qual vão lendo menos ao longo da vida é a falta de tempo. São dados interessantes para refletirmos sobre as escolhas que fazemos.

Qual a velocidade de leitura de uma pessoa normal? Entre 200 e 400 palavras por minuto. Um leitor comum leva, em média, um minuto para ler uma página, considerando que ela tenha cerca de 300 palavras.

Depois de analisarem outros fatores como idade, gênero, educação e renda, a equipe descobriu que, em geral, quem lê livros vive até dois anos a mais que quem não lê nada. Os benefícios sobem de acordo com o tempo você gasta lendo durante a semana. Ler jornais e revistas também ajuda, mas não tanto quanto livros.

Na campeã João Pessoa, capital da Paraíba, 64% da população é considerada leitora, seguida de perto por Curitiba, com 63%, Manaus, com 62%, Belém, 61%, e São Paulo, 60%.

A Bíblia Sagrada continua sendo a obra mais lida, sendo considerada uma categoria à parte e incluída no gênero "Religioso", com 42% da preferência. Na sequência, aparecem os livros religiosos, contos e romances, cada qual com 22%.

Segundo esse estudo, 80% dos jovens na faixa de 11 a 17 anos (24,3 milhões) leem para cumprir tarefas escolares. A grande maioria, 13 milhões, afirma que ler é um tédio e que o fazem por obrigação, enquanto 6,5 milhões não leram nenhum livro em um período de três meses. Mas como explicar o fenômeno na bienal?

a Bíblia Sagrada

Bíblia. O livro mais lido e vendido em todo o mundo é a Bíblia Sagrada. Segundo a Sociedade Bíblica do Brasil, ela foi traduzida para quase 3 mil idiomas e ocupa o primeiro lugar do ranking há mais de 50 anos. Estima-se que mais de 3,9 bilhões de exemplares tenham sido vendido no mundo.