Qual a média de acertos no Enem para Medicina?

Perguntado por: eximenes . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.2 / 5 20 votos

Sisu. O Sisu foi criado com o objetivo de distribuir vagas em instituições públicas do Brasil a partir da pontuação do Enem. Para concorrer a uma vaga em uma graduação de Medicina, o estudante precisa ter tirado acima de zero na redação. Atualmente, a nota média de corte para Medicina pelo Sisu é de 812 pontos.

Participante 1: 30 acertos – 705 pontos. Participante 2: 30 acertos – 800 pontos. Participante 3: 30 acertos – 880 pontos.

Considerando apenas a concorrência ampla, as 3 menores notas de corte são:

  • Universidade Federal Rural do Semi-Árido — UFERSA: 753,19 pontos;
  • Universidade Estadual do Piauí — UESPI: 765,69 pontos;
  • Universidade Federal de Roraima — UFRR: 765,91 pontos.

A nota de corte de MEDICINA pelo SISU média em francisco-beltrao-pr é 790,65 pontos, já a menor nota foi de 780,02 pontos para a instituição Universidade Estadual de Londrina - UEL (uel).

Já um aluno que deseja ser aprovado em um curso tão concorrido como Medicina nas principais universidades do país, por exemplo, precisa ter obtido de 800 pontos para cima na média das cinco áreas, para ter uma garantia de aprovação.

450 pontos

Para se inscrever são aceitas as notas de qualquer edição do Exame a partir de 2010, desde que o candidato tenha atingido um mínimo de 450 pontos na média geral das provas e nota maior que zero na redação. Com uma pontuação próxima ao mínimo exigido é possível conseguir uma vaga nos cursos menos procurados.

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) disponibilizou as notas de corte parciais para o Vestibular Enem USP 2023. A maior nota de corte é 853,73 do curso de Medicina ofertado no campus da USP, de Reibeirão Preto (SP). Já a menor nota de corte é 728,93 do curso de Ciências Exatas, de São Carlos.

Pontos necessários para passar no Enem
Nos mais disputados, a nota mínima para entrar pode ultrapassar os 800 pontos. Já nos mais tranquilos, com cerca de 450 pontos na média geral já é possível garantir uma vaga.

Sabia que com 500 pontos no Enem já dá para entrar na faculdade? Confira as notas de corte, os cursos e as Bolsas de Estudo disponíveis aí mesmo na sua cidade. Se você fez 500 pontos no Enem e está difícil se classificar para o Sisu, saiba que as chances no Prouni são maiores, já que as notas de corte são mais baixas.

A ruptura para 800 pontos se dá com mais ou menos 32 acertos. Já a ruptura de 900 ocorre com mais de 40 itens assinalados como corretos. Sérgio destaca que nas outras áreas esses números são bem menores. Em linguagens, por exemplo, é necessário praticamente fechar a prova para tirar 800, cravando 44 a 45 questões.

Qual a faculdade de Medicina com menor nota de corte? A faculdade de Medicina com menor nota de corte no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), com 765,53, de acordo com os últimos dados divulgados pelo MEC referentes ao segundo semestre de 2020.

Conseguir vaga na faculdade de Medicina particular não é exatamente fácil, mas é bem mais tranquilo do que tentar entrar numa instituição pública. Praticamente todas as faculdades privadas têm um vestibular diferenciado para os interessados em estudar Medicina.

De acordo com as notas e o desempenho no exame, os candidatos são classificados e selecionados em diferentes cursos e instituições. Segundo o calendário do processo seletivo, as inscrições para a edição de segundo semestre do Sisu 2023 terão início no dia 19 de junho de 2023, estendendo-se até o dia 22 do mesmo mês.

Para calcular a média do Enem 2022, basta somar as cinco notas e dividir por cinco. Contudo, a maioria dos cursos disponíveis no Sisu e que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso utilizam o sistema de média ponderada, com pesos diferentes para cada uma das provas.