Qual a matéria que mais reprova em concurso público?

Perguntado por: epaz5 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Segundo análises realizadas por especialistas, concordância, pontuação, crase e regência são os conteúdos que aparecem com mais recorrência. É importante se atentar também em questões de sintaxe e aos tempos verbais.

5 concursos públicos de nível superior mais fáceis de passar

  • 1 . CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento)
  • ANA (Agência Nacional de Águas)
  • 3 . Ancine (Agência Nacional do Cinema)
  • BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social)
  • 5 . Finep (Financiadora de Estudos e Projetos)

De modo geral, um candidato que possui o nome inscrito no SPC ou SERASA não pode ser impedido de prestar um concurso público. Essa afirmação pode ser justificada a partir da Lei Federal n.º 8.112/1990, que dispõe sobre os requisitos necessários para participar de concursos públicos.

Para começar essa pergunta é subjetiva pois cada edital de concurso tem suas especificações, mas, geralmente para passar em um concurso público de 40 questões, você precisará acertar pelo menos metade das questões. Isso significa que você pode errar até 20 questões e ainda assim passar no concurso.

No geral, para concursos com 50 questões, a maioria das bancas examinadoras exigem que os candidatos acertem pelo menos metade das questões para se classificar, ou seja, é preciso acertar no mínimos 25 questões para passar.

O que desclassifica? Ainda de acordo com o especialista, no geral, o uso de aparelhos eletrônicos – como celulares e relógios – e corretivo pode levar o candidato a uma vaga em um concurso público à desclassificação.

De toda forma, para gabaritar a prova do concurso, você deve: Esquematizar o edital do concurso que você deseja prestar; Organizar seu roteiro de estudos com base no edital; e, Intercalar o avanço na matéria nova com revisões sobre a matéria que você já estudou.

De modo geral, os concursos públicos tendem a cobrar uma mesma base de conhecimentos gerais, que engloba:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Informática;
  • Atualidades;
  • Noções de Matemática básica;
  • Noções de Direito Constitucional e Administrativo.

Cesgranrio

Qual a banca de concurso mais fácil? A Cesgranrio é famosa por ser mais fácil de se adaptar. Geralmente, as provas organizadas por essa instituição distribuem igualmente o conteúdo do edital. Além disso, é muito raro que eles cobrem algum conteúdo que não está previsto nos documentos.

O concurso Bando do Brasil de 2021 foi o maior concurso da história do país, com mais de 1,6 milhão de inscritos. O edital do BB trouxe 4.480 vagas para a carreira de escriturário, de nível médio, distribuídas entre agente comercial e agente de tecnologia.

Sim! Apesar do estudo para concursos públicos se beneficiar da especificidade, ainda é possível se preparar de maneira mais ampla e afunilar a sua procura com o surgimento de oportunidades. Nesse caso, contudo, a tática mais eficaz é o chamado estudo por carreiras.

Escoliose

Escoliose é um desvio > 10 graus. Depende do edital do concurso. Em geral eles colocam quantos graus no máximo pode ter a curvatura lateral da coluna (escoliose) quando presente.

As disciplinas que são mais importantes nesses concursos, em geral, as mais comuns são:

  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Legislação Municipal;
  • Contabilidade;
  • Gestão pública;
  • Ética.

Alguns certames podem exigir que você acerte mais do que 50% das questões para ser aprovado, portanto, é importante verificar as especificações do concurso no edital antes de se inscrever. Além disso, podem haver outros fatores que afetam a nota final e aprovação do candidato.

Em uma prova de concurso, contendo 40 questões, a regra de pontuação é dada da seguinte... Em uma prova de concurso, contendo 40 questões, a regra de pontuação é dada da seguinte forma: Para cada questão certa, o candidato ganha 3 pontos; Já para as incorretas, há uma perda de 1 ponto por questão.

Qual o prazo para homologação do concurso? Em geral, a homologação ocorre em até 30 dias. Mas existem diversas situações em que esse prazo pode ser prorrogado. A principal questão que pode ocorrer são as ações judiciais contestando o resultado ou demais etapas do concurso.

Como já foi dito, os processos seletivos quase sempre possuem uma etapa textual. Isso acontece em diversos âmbitos. Logo, os vestibulares, Enem, em algumas seleção para empresas e concurso público têm redação.

Além da avaliação que serve como vestibular, a punição valerá para a conduta em concursos públicos. A popular “cola” passa a ser crime tipificado no código penal e pode render ao autor de dois a seis anos de reclusão e multa.

Além do “xixi preventivo”, uma ida ao banheiro durante a prova também serve como um momento para se acalmar, espairecer e até se alongar. Dessa forma, garanta que você tenha até 10 minutinhos mais tranquilos para ir ao banheiro e, mais uma vez, aliviar a bexiga, mas também diminuir a tensão da prova.

O que pode anular uma questão de concurso? No geral, não existe segredo, a questão ou redação é zerada quando foge do tema proposto, ou quando possui alguma irregularidade grave.