Qual a matéria-prima da mochila escolar?

Perguntado por: oferreira6 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Nylon

Nylon: É a matéria prima mais antiga utilizada em grande escala na fabricação de mochilas. É um material que oferece boa resistência, porém existem diferentes tipos de nylons.

Algumas indicações são nylon e poliéster, especialmente a lona de poliéster que pode ser até cinco vezes mais resistente que outros materiais. O volume das mochilas é medido em litros, por isso é necessário saber o que você vai levar e ter certeza que cabe dentro da bolsa.

Para mochilas de viagem, o material sintético (como nylon e poliéster) é o ideal e é bom que seja impermeável. "Isso porque aumenta a resistência e protege da umidade", explica Edemilson Padilha, diretor da fábrica de equipamentos para montanhismo Conquista.

O modelo ideal é o que tem a alça ajustável, para que esteja de acordo com a altura da criança. O ideal é que ela arraste a peça com o braço esticado, e nunca por longas distâncias. Por fim, na hora da compra, preste atenção ao peso: a peça vazia não deve pesar mais de meio quilo.

7 Tipos de mochilas para usar no cotidiano

  • Mochila Escolar. Como o próprio nome já diz, é um tipo de mochila usada para levar materiais escolares. ...
  • Mochila de Notebook. ...
  • Mochila Compacta. ...
  • Mochila de Viagem. ...
  • Mochila de Rodinha. ...
  • Mochila Cargueira. ...
  • Shouder Bag.

O cetim e o cetim charmouse são os principais tecidos para bolsa de festa. Isso porque eles têm um brilho elegante e ainda são bastante resistentes. A seda também é uma opção, mas ela é um tecido menos acessível. As vantagens do cetim sobre a seda são valor e resistência.

Conhecido também por Tafetá de Nylon (ou náilon em português) é um tecido 100% poliéster. Suas características são: é leve e resistente, possui grande durabilidade, é de fácil lavagem e não necessita passar a ferro. É indicado principalmente para forro e artesanatos em geral.

COURO

COURO: Tradicional, resistente e durável, o couro é sem dúvida o material mais famoso na produção de bolsas.

Apesar de ambos serem tecidos sintéticos, estes possuem muitas diferenças. O nylon possui uma textura mais lisa e sedosa, enquanto o poliéster é mais fibroso. Isso influencia o seu uso nas diversas indústrias. O nylon é mais resistente e elástico em relação peso/peso quando comparado com o poliéster.

O poliéster é o tipo de material mais resistente para mochilas.

O Nylon 70 talvez seja um dos maiores e mais importantes tecidos do mundo têxtil, pois proporciona maior durabilidade e resistência as peças produzidas com ele.

Sua composição consiste em carbono, oxigênio, nitrogênio e hidrogênio. É uma fibra leve, resistente e lisa, que derrete com facilidade quando exposta a altas temperaturas e que não retém sujeira. Sua capacidade de absorção é muito baixa, o que permite que seque facilmente.

O nylon é um tecido reconhecido por sua elasticidade e resistência, e isso não é por acaso. A produção do material envolve a combinação de diaminas com ácidos dicarboxílicos, o que gera um produto com uma longa cadeia de carbonos.

Descrição. A mochila de lona é confeccionada com lona PVC resistente à abrasão, garantindo durabilidade e proteção aos equipamentos armazenados.

Dicas para escolher a mochila ideal

  1. Atente ao tamanho. Não adianta nada a mochila ser linda, se não possui tamanho adequado à quantidade de objetos carregados no dia a dia. ...
  2. Preze pelo conforto. ...
  3. Considere o ambiente onde o acessório será utilizado. ...
  4. Não abra mão da qualidade.

Material da mochila
Além de ser espaçosa, a mochila deve ter alta resistência e durabilidade, por isso precisa ser fabricada com materiais de primeira linha. Dessa forma, a bolsa suportará o peso sem ceder nas costuras.