Qual a matéria mais fácil de passar na OAB?

Perguntado por: umorgado . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.1 / 5 13 votos

Analisando os dados do relatório Exame de ordem em números (formulado pela FGV Projetos em parceria com a OAB), que engloba dados do II ao X Exames de Ordem Unificados, a área jurídica em que os candidatos mais tiveram aprovação foi Direito Constitucional.

A maior dificuldade na 2a fase da OAB é a elaboração da peça processual.

Com essa informação, você consegue perceber que, mesmo com tantas matérias, existe um pequeno grupo que concentra maioria das questões: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Penal, Ética, Processo Civil e Processo Penal representam 58,75% da prova.

Afinal, quanto tem que tirar na 2ª fase da OAB para ser aprovado? Quanto tem que tirar na 2ª fase da OAB? Para ser aprovado na segunda fase da OAB, é necessário alcançar 60% de aproveitamento (6 pontos).

Estas duas últimas tabelas demonstram que, em termos de aproveitamento, a matéria lider é Direito Civil, com a maior nota geral. Já as matérias que apresentaram menor nota geral foram Tributário, Penal e Trabalho.

Sem considerar as anulações, o IX Exame ainda mantém seu posto de pior prova, seguido pelo XXI Exame. Ou seja, se a OAB não anular nadinha de nada, a 1ª fase do XXIII entrará para a história como a prova que mais reprovou. Foram 115 mil inscritos na atual edição.

70 pontos

70 pontos na primeira fase. Uma das maiores (ou a maior) pontuação desde que o exame foi unificado.

ALGUMA MATÉRIA DA OAB? Respondendo de uma forma clara e imediata a. pergunta, pode zerar sim, pois a pontuação necessária. é 40 pontos sendo que a cada acerto por questão vale.

No Direito do Trabalho temos 4 peças mestras e a partir delas podemos elaborar diversas outras, quais sejam: Petição Inicial (Reclamação Trabalhista), Defesa (Contestação) Recurso.

É difícil passar no exame da OAB? Sim, passar na prova da OAB, como você já sabe, está longe de ser uma tarefa mamão com açúcar. De acordo com o estudo Exame de Ordem em Números, em 10 anos de prova — entre 2010 e 2019 — a FGV contabilizou um total de 61% de aprovação.

Por exemplo, se um estudante almeja cursar Direito e faz o Enem, os maiores pesos serão as matérias de Ciências Humanas e Linguagens. Se o curso escolhido for Engenharia, o peso maior virá de Matemática e Ciências da Natureza.

Se você foi reprovado na 2ª fase do Exame da Ordem, e ainda não utilizou a repescagem, poderá pular a 1ª fase da próxima prova.

Dos 35 Exames da OAB unificados realizados até aqui pelo Cespe/Cebraspe e pela FGV, foram exigidas 35 peças de Direito Civil (foi contabilizado o exame repetido e aqueles em que foram admitidas ou exigidas duas peças processuais).

A Constituição Federal é a base de todo o ordenamento jurídico, quem se prepara em Direito Constitucional tem todas as ferramentas iniciais para advogar em qualquer área, pois não há advocacia sem respeito à Constituição Federal.

Isso acontece porque qualquer adulteração ou rasura na identificação das páginas como medida para indicar resposta de questão diferente também culminará na eliminação do candidato. Ainda de acordo com o edital, aquele que não observar o número máximo de páginas destinadas à redação da peça também receberá nota zero.

Caso você não tenha sido aprovado, saiba que PODERÁ FAZER O EXAME QUANTAS VEZES FOR NECESSÁRIO. Além disso, se você passou na 1ª Fase e reprovou na 2ª Fase, poderá refazer a última etapa. O Reaproveitamento da Primeira Fase permite que o candidato faça somente a prova prático-profissional.

Em termos de cola na Prova da OAB você acaba tendo 2 opções. A primeira delas seria colar de alguém que esteja na mesma sala que você. A segunda opção seria fazer uma cola de alguma fonte de informação alternativa, como algum dispositivo eletrônico ou material que você tenha levado para a prova.

A primeira fase é a mais difícil e também a que reprova mais candidatos, exigindo conhecimento amplo e domínio das principais áreas do Direito. Já a segunda fase é mais específica e exige habilidades práticas dos candidatos. Por isso, é fundamental uma boa preparação e dedicação para ter sucesso nessa prova.

A taxa corresponde a cerca de 50 mil candidatos, de um total de aproximadamente 150 mil inscritos. Os números constam do relatório de desempenho do exame. Nas duas edições anteriores da prova, os percentuais de aprovação foram de 21,3% (primeiro semestre de 2021) e 18,7% (2020).

Dos 118.217 inscritos, 114.763 examinandos fizeram a prova. Destes, apenas 19.134, ou 16,67%, foram aprovados para a próxima etapa da avaliação.