Qual a matéria mais difícil do curso de Medicina?

Perguntado por: agomes7 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 9 votos

Farmacologia

Farmacologia. É uma das matérias mais desafiadoras da faculdade de Medicina. Além de ser muito importante para a prática médica, se faz necessária para entender os princípios de medicamentos. A farmacologia é a ciência que se ocupa do estudo das interações que acontecem entre um organismo vivo e drogas.

Neurocirurgia. A Neurocirurgia é a especialidade que causa a percepção entre a maioria das pessoas, médicos e não médicos, de ser uma especialidade médica mais difícil entre as demais. Ela trata de todo o sistema nervoso central e periférico.

As principais dificuldades para cursar Medicina se associavam a carga horária excessiva, questões financeiras e incompatibilidade de tempo para trabalhar e estudar. Entre as estratégias para superar tais dificuldades, a única que se destacou foi o planejamento e a otimização do tempo livre.

E já vamos começar respondendo uma dúvida recorrente: afinal, o curso de medicina tem matemática? A resposta é não, pois como é um curso voltado para a área da saúde, as matérias de maior importância envolvem a biologia de forma geral. E o mesmo vale para as universidades e também para o ENEM.

Para o curso de Medicina, língua portuguesa, literatura e biologia tem peso 3; matemática, geografia e química tem peso 2, história e física tem peso 1. Ou seja, foque nas três primeiras. Para ser aprovado o candidato precisa obter pontuação mínima de 450 nelas.

Sisu. O Sisu foi criado com o objetivo de distribuir vagas em instituições públicas do Brasil a partir da pontuação do Enem. Para concorrer a uma vaga em uma graduação de Medicina, o estudante precisa ter tirado acima de zero na redação. Atualmente, a nota média de corte para Medicina pelo Sisu é de 812 pontos.

Considerando apenas a concorrência ampla, as 3 menores notas de corte são:

  • Universidade Federal Rural do Semi-Árido — UFERSA: 753,19 pontos;
  • Universidade Estadual do Piauí — UESPI: 765,69 pontos;
  • Universidade Federal de Roraima — UFRR: 765,91 pontos.

Na prática, significa que o aluno precisa acertar 150 das 180 questões do exame e ainda cravar pelo menos um 9 na temida redação, uma régua que torna o desafio de ingresso no ensino superior ainda mais superlativo e impõe aos jovens alta disciplina.

Quais cursos eliminam matérias em Medicina?

  • Biomedicina. ...
  • Enfermagem. ...
  • Fisioterapia. ...
  • Nutrição.

O curso de Enfermagem de longe, é o que mais apresenta uma grade curricular parecida com Medicina, além da sua rotina ser semelhante com a do profissional médico.

Segundo o Fórum Mundial de Bolsas de Estudo, presente em mais de 140 países ao redor do mundo, um dos cursos mais difíceis em 2021, globalmente, foi a biologia, à frente da informática e até mesmo das engenharias civil e mecânica.

Como nosso organismo funciona, principalmente, por meio de reações químicas, essa é uma matéria fundamental para um futuro aluno de Medicina. No vestibular, assuntos que muito provavelmente serão cobrados são: Estequiometria, Química Orgânica, Funções Inorgânicas e Eletroquímica.

Medicina. A maioria dos cursos da área da Saúde não envolvem matemática. A Medicina é um deles e, apesar do aluno precisar lidar com números para passar no vestibular, durante o curso o foco dos estudos é outro.

Não precisa ser gênio para passar em medicina
Apesar da disputa acirrada por uma vaga no vestibular e da intensa rotina de estudos, as pessoas que se formam em medicina costumam ter atribuídas a elas uma inteligência acima do comum, até mesmo comparada à genialidade.

Por ano, o investimento para cursar a Faculdade de Medicina do Einstein é de 12 parcelas de R$ 9.310,00, com opções de bolsas de estudos.

A vida de um estudante de medicina é dividida entre as horas de estudo em casa, as aulas teóricas, aulas práticas, internatos, residências, seminários, eventos, palestras e dezenas de outras atividades. Além disso, os estudantes ainda precisam conciliar suas vidas pessoais e obrigações profissionais e familiares.

6 anos

Mas não é fácil conquistar esta posição profissional. Para se tornar médico é preciso estudar bastante e dedicar um bom tempo da sua vida a esta formação. A duração mínima do curso de Medicina é de 6 anos. Se você quiser seguir uma especialização, deve somar pelo menos 2 anos a esta conta.

Matérias para Medicina no ENEM: quais têm mais peso?

  • Redação;
  • Biologia;
  • Química;
  • Física;
  • Matemática.

Como é a prova?

  • Ciências da Natureza: Biologia, Química e Física;
  • Ciências Humanas: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Português, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Redação.

A menor nota de corte de Medicina do SiSU 2023/1 é 767,35. O curso é da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Na instituição, situada em Mossoró (RN), estão sendo ofertadas 40 vagas, sendo 20 em ampla concorrência e outras 20 para o sistema de cotas.

Participante 1: 30 acertos – 705 pontos. Participante 2: 30 acertos – 800 pontos. Participante 3: 30 acertos – 880 pontos.