Qual a matéria mais difícil de português?

Perguntado por: ateles9 . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

De acordo com o professor Marcio Coelho, da Academia do Concurso, os pontos considerados mais difíceis pelos candidatos costumam ser interpretação de texto, análise sintática, principalmente a diferença entre complemento nominal e adjunto adnominal, emprego dos verbos, colocação de pronomes pessoais oblíquos átonos e ...

Isso acontece porque muitos não tiveram preparo escolar adequado e a maioria não faz um texto há muito tempo. Por fim, o maior problema é a falta de treino. Em outras palavras, a falta de produzir efetivamente um texto e com qualidade.

Dentre as áreas mais importantes da disciplina, estão: morfologia, que estuda as palavras isoladamente; sintaxe, responsável por estudar as palavras enquanto elementos de uma frase; e semântica, que estuda o significado das palavras e os sentidos que elas podem tomar de acordo com o contexto.

Apresenta uma gramática elementar com as primeiras noções de sintaxe, fonética e fonologia, e as regras essenciais de ortografia e morfologia. Os exercícios – mais de duzentos – têm função de fixação e de verificação, contribuindo na aquisição de vocabulário e em redações.

Estudar português para concurso: mude a rotina
Por isso, uma das melhores técnicas para você aprender português de forma eficiente é o fichamento. Nessa metodologia, por exemplo, a professora Flávia Rita, referência em concurso público e redação, sintetizou todo o conteúdo por meio de fichas pautadas.

Alguns assuntos são sempre cobrados na maioria das bancas de concursos públicos, por exemplo: Lógica Proposicional, Análise Combinatória, Probabilidade, Conjuntos e Raciocínio Lógico Quantitativo.

Com 46 letras, pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico descreve indivíduo que possui doença pulmonar causada pela inspiração de cinzas vulcânicas.

Bom, o profissional de Letras pode ser chamado de beletrista. Essa é uma nomenclatura genérica para os egressos do curso e pode mudar de acordo com alguns fatores. Um deles é a modalidade do seu curso.

ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - 2021
Interpretação de texto; • Encontro vocálico; • Encontro consonantal; • Sílaba tônica e classificações (oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas); • Adjetivos e locução adjetiva; • Acentuação das palavras; • Substantivo (simples e composto); • Pontuação.

No geral, o português tem uma pronúncia com menos variações e exceções do que o inglês. No entanto, o inglês tem uma estruturação gramatical bem mais simples, e é isso que faz com que ele seja uma língua mais fácil de aprender.

Segundo esse ranking, o português estaria entre as línguas mais fáceis de aprender (categoria 1), juntamente com o francês, espanhol, italiano, sueco...e seriam necessários entre 23 a 24 semanas de aprendizado, algo em torno de 600 horas de estudo para falar relativamente bem a língua.

A explicação para isso está no que a linguística chama de inteligibilidade assimétrica, quando falantes de línguas diferentes, mas relacionadas, compreendem uns aos outros sem esforços extraordinários.

A ordem correta para estudar português é a ordem dos tópicos de uma boa gramática: Fonética e fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, e estilística.

Com origem na Grécia, a palavra crase significa “mistura” ou “fusão”. Na língua portuguesa, a crase indica a contração de duas vogais idênticas, mais precisamente, a junção da preposição “a” com o artigo feminino “a” e com o “a” do início de pronomes.

Organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o CELPE-Bras avalia a compreensão oral, a compreensão escrita, a produção oral e a produção escrita da Língua Portuguesa, e é conferido em quatro níveis: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior.

Quais principais assuntos de Português em concursos?

  • Ortografia.
  • Semântica.
  • Emprego de pronomes, verbos e conectivos (conjunção)
  • Concordância.
  • Regência verbal.
  • Pontuação.
  • Crase e acentuação gráfica.
  • Emprego correto das classes de palavras e dos termos da oração.