Qual a margem de erro da bioimpedância?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Qual a precisão de uma balança de bioimpedância? A pesagem feita pela balança de bioimpedância é um método de avaliação não invasivo, prático e rápido para ser executado, exige pouca manutenção do equipamento e possui margem de erro entre 2 a 3% para porcentagem de gordura corporal.

Como é uma técnica indireta, a bioimpedância pode apresentar certa margem de erro. Fatores como a hidratação do corpo, a temperatura, a idade e o sexo da pessoa podem influenciar nos resultados. Portanto, é recomendado que os dados obtidos com ela sejam interpretados levando em consideração outros aspectos clínicos.

Os protocolos são importantes porque a bioimpedância usa correntes elétricas para inferir a composição corporal. Essas correntes usam a água do corpo para fazer a medição e, se a pessoa estiver desidratada, os resultados do exame podem ser alterados.

Desvantagens: estimativa do percentual de gordura dependente da equação utilizada; dependente da experiência e técnica do avaliador; difícil aplicabilidade em pacientes com percentual de gordura elevado.

O considerado excelente costuma ficar abaixo de 12%. Na faixa de 12% a 17%, é considerado um nível bom ou ótimo. “Já acima de 22% prejudicial à saúde”, alerta Cilla. Na verdade, para ambos, se o índice apontar mais do que 22% é preocupante porque pode desencadear vários problemas de saúde.

O exame de bioimpedância é feito por meio de uma corrente elétrica que o aparelho manda para o corpo. O consumo de água pode interferir, mas não se sabe se isso aumentaria o resultado do percentual de gordura, água corporal ou massa muscular.

Enquanto o adipômetro clínico realiza a medição em milímetro, o científico oferece uma precisão de décimo de milímetro. Sendo assim, pode-se dizer que o adipômetro científico é mais preciso.

Valores normais de BCM proporcional à massa magra estão na faixa de 53 a 59% para homens e 50 a 56% para mulheres (18 a 75 anos). Porcentagens de células abaixo desses valores (sem edema visível) podem ser indicadores de desnutrição e distrofia muscular.

Como garantir resultados exatos
Para que o exame indique os valores corretos de massa gorda e magra é preciso garantir algumas condições, como: Evitar comer, beber café ou fazer exercício físico nas 4 horas anteriores; Beber 2 a 4 copos de água 2 horas antes do exame.

Apesar de não ser capaz de detectar nenhuma doença, o exame de bioimpedância auxilia diretamente no diagnóstico do excesso de peso. Através do exame é possível identificar mais precisamente volume de gordura e de massa muscular, valores estes preditivos de uma boa saúde.

Para aprender a como diminuir o percentual de gordura, você deve considerar dois fatores: déficit calórico e atividade física. Em relação ao déficit, você deve consumir menos calorias do que gasta, ou seja, precisa moderar o consumo de alimentos para que seu organismo use os estoques de gordura que estão armazenados.

5Não conduzir o teste após o banho ou sauna. A transpiração causa mudanças temporárias na composição corporal. Tomar o banho no mínimo 1 hora antes do teste.

O exame pode ser realizado em todas as consultas ou conforme avaliação do profissional endocrinologista, com intervalo mínimo de 30 dias. O paciente pode realizar também somente o exame exclusivamente, caso tenha indicação médica ou nutricional.

A Massa Magra é composta por músculos, ossos e órgãos vitais, sendo o principal responsável pela queima de calorias e a Massa Gorda é composta de gordura corporal. ” Valor do exame R$ 100,00 - Aceitamos cartões de crédito e débito. Pacote promocional exame + consulta de nutrição: R$ 200,00.

Adipômetro Digital

O Adipômetro Digital é uma excelente escolha com ótimo custo benefício para quem deseja medir a gordura corporal através do método de aferição de dobras cutâneas.