Qual a marcha que gasta mais combustível?

Perguntado por: omodesto . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 9 votos

Qual marcha gasta mais combustível? Não existe uma marcha que gaste mais o menos gasolina. Tudo é forma como o motorista vai dirigir. Se o motorista dirigir com o carro em uma marcha mais baixa faz com que as rotações do motor permaneçam elevadas.

A rigor, quanto menor a marcha, maior será o consumo de combustível. Andar em só em “primeira e segunda” no trânsito pesado gasta muito mais do que rodar na estrada. Em ciclo urbano, antecipe trocas de marcha e rode com a relação mais alta dentro do possível.

De acordo com o tipo de veículo, normalmente ao dar a partida, o motorista pode seguir de primeira até cerca de 15 km/h. Na segunda marcha, até cerca de 25km/h. Na terceira, até no máximo 45km/h. Na quarta marcha, uma velocidade confortável para o carro é algo entre 60 km/h e 70 km/h.

Andar mais rápido ou mais devagar pode fazer você gastar mais ou menos com abastecimento? A resposta para essas dúvidas é uma só: SIM, quanto mais rápido o veículo roda, mais combustível ele gasta.

2 litros

O consumo médio de um automóvel parado em marcha lenta é de 2 litros por hora. Se o motorista tem o hábito de deixar o carro “esquentando” antes de começar a dirigir ou costuma esperar embarques, desembarques e carregamentos sem desligar o motor, isso pode gerar um desperdício de mais de 800 litros por ano.

Além do alto consumo, andar com o tanque no limite, seja com ele cheio ou na reserva, não faz bem à saúde do carro. "Encher o tanque até o bocal danifica o cânister, que é filtro com carvão ativado responsável por reter os gases provenientes da evaporação do combustível.

Como economizar combustível na subida? A dica aqui é acelerar para manter o veículo dentro da faixa de rotação entre 3.000 rpm e 4.000 rpm. É bom não esquecer de usar a marcha adequada para evitar que o veículo precise reduzir a marcha. Nesta situação, o motorista precisará acelerar mais e aí o consumo pode aumentar.

Dessa forma, o motorista avaliará qual das duas será mais eficiente. Qual a velocidade de cada marcha? Primeira marcha: até 20km; segunda marcha: 30km; terceira marcha: até 40 km; quarta marcha: até 60 km; quinta marcha: até 100 km (dependendo do modelo do carro).

5ª marcha – habitualmente utilizada em estradas e em alta velocidade, não há uma regra específica de quando engatá-la, no entanto, recomenda-se após 60 km/h, pois senão o carro tende a perder muita força ou, em um caso mais extremo, fazer muita força para chegar até essa quilometragem.

A marcha mais forte de um carro é a 1ª. Isso porque depois de vencer a inércia e que o carro já está em movimento, a 2ª, 3ª até a 5ª marchas, vão precisar de muito, mas muito menos esforço para continuar movendo o carro.

desde que você alcança a velocidade ideal para a segunda marcha não tem problema você pular por exemplo da quarta.

A recomendação é manter o caminhão em uma marcha baixa na descida, visto que o veículo já se movimenta naturalmente nessa situação. Fazendo isso, dificilmente o caminhoneiro perderá o controle da direção.

Conclusão. Depois da pesquisa, o estudo concluiu que quando o carro está a 80km/hora e com as janelas abertas, há uma diminuição da eficiência de combustível em até 20%. Porcentagem maior do que quando o carro está com o ar condicionado ligado, que tem uma diminuição da eficiência de combustível em até 10%.

A marcha lenta serve para o motor funcionar, porém, sem que o carro se movimente pela pista. Isto é, durante a marcha lenta, o condutor não realizou nenhuma marcha no veículo nem primeira, nem segunda, terceira, nada disso.