Qual a marcha ideal?

Perguntado por: rgoulart . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
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O ponteiro deverá estar entre 2 e 3 (ou entre 20/30, dependendo do modelo do seu painel). Se ele estiver abaixo de 2, você pode reduzir a marcha. Se estiver acima do 3, aumentar.

Você pode pular a ordem de uma marcha para outra, por exemplo, de quarta você pode pular direto para a segunda, sem passar pela terceira ou, então, se estiver de quinta ou sexta marcha você pode pular direto para primeira, contanto que a velocidade do carro seja compatível com a velocidade dessa marcha que você vai ...

4ª marcha. Esta é a primeira marcha considerada alta, pois é mais pesada do que as anteriores por ser de velocidade. Dessa maneira, é possível usá-la até atingir 60 km/h.

Em ambos os casos, a marcha 1 é a mais leve (em algumas bicicletas, vem marcada com um L, que representa “low” – baixa).

Na quarta vá para 60 km/h e se for andar por determinado tempo nessa velocidade passe para a quinta marcha. Se você estiver em uma estrada em que a velocidade limite for de 120 km/h, por exemplo, você pode acelerar em terceira até 60 km/h, depois na quarta até 90 km/h e na quinta até os 120 km/h.

Mas existe uma dicha excelente: a economia de combustível é mais fácil quando o motorista não pisa fundo no acelerador. De maneira geral, é possível poupar quando o veículo se mantém entre 40 e 70 km/h de forma constante, engatando na quinta marcha e enquanto dirige sobre um terreno plano.

Em uma rua plana solte a embreagem lentamente e ao mesmo tempo acione o acelerador devagar para que o veículo se desloque normalmente. Se você estiver parado em uma ladeira solte quase metade da embreagem segurando por alguns segundos e acelere. Em seguida solte totalmente a embreagem.

1ª marcha – motorista pode andar até 20 km/h. 2ª marcha – trafegar com o carro entre 40 km/h. 3ª marcha – entre 40 km/h e 50 km/h. 4ª marcha – uma velocidade confortável para o carro é 60 km/h.

Desça sempre engrenado
A recomendação é manter o caminhão em uma marcha baixa na descida, visto que o veículo já se movimenta naturalmente nessa situação.

Outra dica é observar o relógio de conta-giros no painel do automóvel. O ponteiro deverá estar entre 2 e 3 (ou entre 20/30, dependendo do modelo do seu painel). Se ele estiver abaixo de 2, você pode reduzir a marcha. Se estiver acima do 3, aumentar.

Mantenha uma postura ereta e o olhar voltado para frente. As mãos descansam nas laterais do corpo, com as palmas levemente flexionadas (em vez de fechar os punhos, deixe-os como se você estivesse segurando uma sacola ou uma bolsinha de moedas). Aguarde as vozes de advertência e de comando antes de começar a marchar.

Padrões para uma marcha normal já foram definidos e para uma população entre 18 e 45 anos de idade devem apresentar os seguintes parâmetros: A largura da base de suporte, ou seja, distância lateral entre um pé e outro= 5 – 10cm. Comprimento do passo = 35 a 41 cm. Cadência = 90-120 passos/min.

A marcha humana normal é caracterizada por um ciclo que se inicia com o contato do calcanhar com o solo (fase de apoio) e termina quando o pé deixa o solo (fase de oscilação). Em situações normais, a fase de apoio constitui aproximadamente 60% do ciclo e a fase de oscilação, 40%.

Fases da Marcha:
- Fase 1: apoio inicial. - Fase 2: resposta a carga. - Fase 3: médio apoio. - Fase 4: apoio terminal.

Segundo o especialista, estas são as velocidades para a troca de marcha dentro da cidade: 2ª marcha: ao atingir 20 km/h; 3ª marcha: entre 30 e 35 km/h; 4ª marcha: entre 45 e 50 km/h; e.

Na terceira, até no máximo 45km/h. Na quarta marcha, uma velocidade confortável para o carro é algo entre 60 km/h e 70 km/h. Já para a quinta marcha, mais utilizada em estradas e em alta velocidade, não há uma regra, mas é bom trafegar com prudência dentro das normas e limites de segurança da via.

Pelas medições, a condição que melhor equilibra custo, eficiência energética e tempo de viagem é 100 km/h.

Em carros com câmbio automático a dica é pisar de leve no pedal do acelerador. Os câmbios de hoje em dia são auto adaptáveis, e por isso se você pisar levemente no acelerador ele entenderá que deve trocar as marchas com giros mais baixos e consequentemente estará economizando combustível.

Ao pisar na embreagem, o motor funciona completamente desengrenado, mesmo se uma marcha estiver engatada, o que pode dificultar o controle do veículo e colocá-lo em uma situação de risco. O correto é primeiro pisar no freio e depois na embreagem, quando a velocidade já estiver menor.