Qual a marca do petisco contaminado?

Perguntado por: ubarbosa . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

Os petiscos Dental Care, Every Day e Petz Sanack Cuidado Oral são os que já tiveram lotes com contaminação pela substância monoetilenoglicol - altamente tóxica para humanos e animais - identificados.

Trata-se da Balance, que afirmou ter constatado a presença de monoetilenoglicol em três lotes do produto Balance Bifinhos, fabricados em março deste ano. A contaminação pode ser a causa da morte de mais de 50 cães em todo o Brasil.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento confirmou que pelo menos dois produtos estavam contaminados: um lote do petisco Every Day sabor fígado e o petisco Dental Care.

Confira a lista de empresas com recolhimento determinado:

  • Bassar Indústria e Comércio Ltda.
  • FVO Alimentos Ltda.
  • Peppy Pet Indústria e Comércio de Alimentos para Animais.
  • Upper Dog comercial Ltda.
  • Petitos Indústria e Comércio de Alimentos.
  • Pets Mellon Industria de Produtos para Alimentação Animal Ltda.

Evite dar petiscos, se o seu amigão for alérgico, pois os corantes e conservantes podem piorar as coceiras. Existe uma grande variedade de petiscos caninos no mercado que podem ser oferecidos ao cão de maneira racional, afinal, não é porque você pode comer que o seu cãozinho também possa.

A Polícia Civil investiga a morte de cachorros com suspeita de contaminação após comerem petiscos caninos da empresa Bassar. Nesta sexta-feira (2), a instituição informou que oito mortes já foram registradas em Minas Gerais, sete em Belo Horizonte e uma em Piumhi, no Centro-Oeste do estado.

Os produtos identificados com suspeita fundamentada de contaminação são os petiscos Every Day sabor fígado (lote 3554) e o Dental Care (lote 3467). Em nota, o Ministério da Agricultura informou que as medidas são preventivas e que poderão ser alteradas conforme o resultado das investigações.

Disponível em diversos formatos e sabores, o bifinho para cachorro é um dos petiscos prediletos dos pets. Saborosos e nutritivos, esses petiscos para cachorros podem ser usados como recompensa por bom comportamento, no adestramento ou simplesmente para agradar seu cãozinho.

Assim como qualquer outro petisco para cachorro, os bifinhos devem ser dados apenas em circunstâncias ocasionais. A frequência deve ser moderada, sendo recomendável no máximo quatro vezes por semana. Já a quantidade não deve ultrapassar um bifinho para cachorro por dia.

Da noite para o dia, a Bassar Pet Food se tornou uma das empresas mais conhecidas no segmento de alimentação animal. Mas não por um bom motivo. A marca entrou no centro de um escândalo: seus produtos teriam causado a intoxicação e a morte de cerca de 30 cachorros.

ENVENENAMENTO POR INGESTÃO Quando uma pessoa ingere substâncias tóxicas os sintomas são: náusea, vômito, dor abdominal, diarréia, salivação, muito suor e extremidades frias.

Quais são os sintomas de intoxicação em cães?

  • vômito;
  • diarreia;
  • dor abdominal;
  • apatia;
  • sialorreia (salivação excessiva);
  • tremores;
  • convulsões.

Investigação. A Polícia Civil investiga três marcas de petiscos por suspeita de contaminação por monoetilenoglicol: Dental Care, Every Day e Petz Snack Cuidado Oral. Todos são de fabricação da empresa Bassar.

Em setembro, tão logo recebemos resultados conclusivos que apontaram a presença de etilenoglicol em lotes do Snack Dental Balance, iniciamos o recolhimento (recall) desses produtos do mercado e das casas dos consumidores.

Em temperatura ambiente, a pergunta "O que é propilenoglicol?" pode ser respondida da seguinte forma: um líquido incolor e sem nenhum cheiro específico. Nessas circunstâncias, é espesso ao ponto de lembrar um xarope. Caso seja aquecido (alta temperatura) ou agitado rapidamente, o composto passa para o estado gasoso.

O etilenoglicol é amplamente utilizado em muitas aplicações industriais e comerciais. Este produto também aparece em vários produtos domésticos populares, como detergentes , cosméticos , tintas e solventes para plásticos .

O contaminante monoetilenoglicol (CAS 107-21-1) é um solvente orgânico altamente tóxico que pode inclusive levar à morte, se ingerido.

O propilenoglicol é um humectante, o que significa que transporta os ingredientes com base de água para a pele. Também absorve hidratação em fórmulas, reduzindo o crescimento de bactérias, o que ajuda na longevidade dos produtos.