Qual a marca de TV mais antiga do Brasil?

Perguntado por: dinfante7 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

O primeiro televisor montado no Brasil foi pela Sociedade Eletromercantil Paulista em 1951. Em 1977, a SEMP formaria uma joint-venture com a empresa Toshiba, passando a nova empresa a se chamar Semp Toshiba.

Em dezembro de 1944, Roberto Marinho fundou a primeira emissora do futuro Sistema Globo de Rádio. A mais antiga de todas é a Record TV, que estreou em 27 de setembro de 1953 com os apresentadores Sandra Amaral e Hélio Ansaldo.

Em 1951, um ano depois da TV ser “inaugurada” no Brasil, a SEMP (Sociedade Eletromercantil Paulista) foi a primeira empresa do país a fabricar um televisor, acreditando no potencial do mercado, o que ajudou a empresa a se tornar líder de mercado por diversos anos.

A televisão brasileira chegou em 1950, com o jornalista Francisco de Assis Chateaubriand, o Chatô, que trouxe a TV Tupi.

Década de 90: TVs de tubo dão lugar às telas planas
A partir do começo dos anos 90, as TVs também começaram a mudar muito. Os modelos de tubo, usados desde a década de 30, começaram a ficar ultrapassados com o surgimento das primeiras televisões de tela plana.

Em média, neste mês, uma TV de 14 polegadas sem controle remoto foi encontrada por US$ 273.

Após o sucesso da tela LCD, surgiram as TVs com LED, com imagens mais nítidas e consumo de energia reduzido. O primeiro modelo, surgido em 2004, foi o Sony Qualia 005, porém, o equipamento só chegou ao Brasil alguns anos depois, no final da década de 2000, com um modelo da Samsung.

A primeira transmissão colorida do Brasil foi comandada pela TV Difusora de Porto Alegre, e difundida pela Embratel para todo o país.

Nos anos 1990, havia várias fabricantes nacionais, como Gradiente, Sharp, Cineral, que acabaram deixando a produção de TVs. Agora o movimento de volta das nacionais é capitaneado por três indústrias com tradição na fabricação de eletroportáteis e eletrônicos: Mondial, Britânia e Multilaser.

A primeira emissora de televisão no Brasil, a TV Tupi, foi inaugurada há 60 anos, em 18 de setembro de 1950.

A emissora mais rica do Brasil atende pelo nome de Rede Record e pertence ao conglomerado de ativos da Igreja Universal do Reino de Deus. Por que TV SIC de Portugal não dominou o país, e a Rede Globo conseguiu dominar o Brasil?

ABC

1° lugar - ABC
A ABC é a maior emissora do mundo. Com sede nos Estados Unidos, a sigla do grupo American Broadcasting Company é referêcia não só para o público, mas também em mercado internacional quando o assunto é a produção audiovisual, sendo uma das empresas do grupo de entretenimento Walt Disney.

Samsung

Atualmente, a maior fabricante de televisores do mundo, a sul-coreana Samsung, está presente no Brasil há décadas e é referência no ramo de vários tipos de produtos, como eletrodomésticos e eletroeletrônicos no geral, refrigeradores, lavadoras e smartphones. E além disso, também é uma das melhores marcas de TV.

Os monitores CRT (Cathode ray tube – Tubo de raios catódicos) dominaram o mercado até a década de 90.

Depois de 33 anos fora do Brasil, a Telefunken, tradicional marca alemã e conhecida como sinônimo de TV, está de volta ao varejo nacional. Mas não com televisores. Licenciada pelo grupo argentino Someco, a marca foi reintroduzida no País no começo deste ano e começou a comer o mercado de eletroeletrônicos pelas bordas.

SÃO PAULO – Quando se trata de marcas de televisão e notebook, os brasileiros têm uma preferência clara: a samsung é campeã, segundo um estudo realizado pela Hello Research.

Também em 1952, entrava no ar a TV Paulista canal 5, a segunda emissora de televisão brasileira, após as duas filiais da Tupi em Rio e São Paulo.

Sendo a maior rede de televisão do Brasil e a segunda maior do mundo, a TV Globo possui um histórico de controvérsias em suas relações na sociedade brasileira. A emissora possui uma capacidade sem paralelo de influenciar a cultura e a opinião pública.