Qual a maneira de Jesus educar?

Perguntado por: imuniz . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 2 votos

Estava sempre disposto a ensinar a prática do amor, mesmo antes que as pessoas se mostrassem arrependidas. Para Jesus, o poder de Deus era maior que o pecado, e Ele ensinava que o arrependimento e a fé podiam salvar os homens.

“Jesus ensinava enquanto pregava e pregava enquanto ensinava. O seu método impressiona ainda hoje o espírito humano, pois ensinava de modo que nunca houve antes e nem depois dele alguém que fizesse igual”.

O Salvador ensinou as verdades do evangelho, ressaltando os primeiros princípios e ordenanças: fé, arrependimento, batismo e dom do Espírito Santo. Ele ensinou-nos a amar e a servir uns aos outros. Ensinou sobre o sacerdócio, os convênios, as ordenanças e tudo o que precisamos fazer e ser para achegarmo-nos a Ele.

Na Antiguidade (primeiro período), foi criado o alfabeto e o primeiro método de ensino: a soletração, também denominado alfabético ou ABC.

Conheça a seguir.

  • #1 Amor. O amor de Jesus não estava apenas em seus atos de milagre perante pessoas desamparadas ou sem esperança. ...
  • #2 Humildade. ...
  • #3 Lealdade. ...
  • #4 Franqueza. ...
  • #5 Sabedoria. ...
  • #6 Mansidão.

Os ensinamentos cristãos, difundidos por meio do cristianismo, marcaram a humanidade com seus ensinamentos de fé, amor, tolerância, e solidariedade, tendo as pessoas de Jesus de Nazaré, Simão Pedro e Paulo de Tarso como as principais referências teóricas da doutrina cristã.

Além de salvar-nos de nossos pecados, Jesus Cristo, nosso Salvador, também nos oferece paz e forças nos momentos de provação. Ele dá o exemplo perfeito para nós, e Seus ensinamentos são o alicerce da felicidade nesta vida e da vida eterna no mundo vindouro.

Tenha fé em Deus
Não importa o que enfrentemos na vida, se nos voltarmos para Deus, Ele usará essas experiências para nos ensinar e nos tornar mais semelhantes a Ele. Na Bíblia, aprendemos que fé é o ato de confiar nesse processo. “Não temeria mal algum, porque tu estás comigo.”

E ensinou: “Se me amais, guardai os meus mandamentos” (João 14:15; ver também versículos 21, 23). Afirmou que o cumprimento de Seus mandamentos exige que Seus seguidores deixem para trás o que Ele chamou de “o que entre os homens é elevado” (Lucas 16:15) e “a tradição dos homens” (Marcos 7:8; ver também versículo 13).

"O Senhor disciplina a quem ama, assim como o pai faz ao filho de quem deseja o bem" (Provérbios 3.12). . "O mandamento é lâmpada, a instrução é luz, e as advertências da disciplina são o caminho que conduz à vida" (Provérbios 6.23).

No hebraico bíblico, o aprendizado decorre do ensino e o ensino do aprendizado. É uma dialética que promove o bem-estar e o progresso da vida. Trata-se de um fértil diálogo em que discípulos e mestres, acentuadamente, aprendem para a prática da vida.

Como condutores devemos saber que nossa maior senão única fonte de autoridade para ensinar, é o exemplo. Por isso Provérbios 22.6 diz: “ Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”.

Os testes práticos nada mais são do que a resolução de exercícios, simulados e provas antigas. Este é um dos métodos de estudo mais eficientes, pois força seu cérebro a pensar bastante nas informações previamente estudadas para responder cada uma das perguntas.

Paulo Freire

Ainda que a referência mais conhecida seja Método Paulo Freire, este autor jamais criou um método de alfabetização. Proposta é um termo mais adequado aos fundamentos defendidos pelo educador brasileiro Paulo Freire (1921-1997).