Qual a maneira correta de usar pomada nistatina?

Perguntado por: hcarvalho . Última atualização: 15 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 2 votos

Geralmente uma aplicação diária (um aplicador cheio) por via intravaginal durante 14 dias é suficiente. Em casos mais graves poderá haver necessidade de quantidades maiores (dois aplicadores cheios), dependendo da duração do tratamento e da resposta clínica e laboratorial.

Lactentes - a dose recomendada é de 1 ou 2 mL (100.000 a 200.000 U.I. de nistatina) quatro vezes ao dia. Crianças e Adultos - A faixa de dose usual varia de 1 a 6 mL (100.000 a 600.000 U.I. de nistatina) quatro vezes ao dia.

Geralmente uma aplicação diária (um aplicador cheio) por via intravaginal durante 14 dias é suficiente. Em casos mais graves poderá haver necessidade de quantidades maiores (dois aplicadores cheios), dependendo da duração do tratamento e da resposta clínica e laboratorial.

Após quanto tempo depois de aplicar Gino-Canesten® (clotrimazol) posso ter relações sexuais? Depois que a candidíase der tchau por completo, o tratamento estiver finalizado e você não apresentar mais nenhum sintoma da doença, pode voltar normalmente à ativa na vida sexual!

A nistatina age no combate a fungos sensíveis a este medicamento, como Candida albicans (monília ou sapinho) e outros. A nistatina liga-se à parede das células dos fungos sensíveis e a altera, causando a sua destruição. A nistatina não apresenta atividade contra bactérias, protozoários ou vírus.

O que fazer quando a parte íntima está coçando e ardendo? É muito importante consultar um ginecologista e fazer exames para identificar a causa específica e iniciar o tratamento adequado.

A nistatina + óxido de zinco tem na sua fórmula duas substâncias, uma que age eliminando esse fungo e a outra que cicatriza e protege a pele por meio da formação de uma camada protetora que reduz a fricção entre a pele e as fraldas e impede o contato da pele com urina e fezes.

Gino-Canesten® é a marca de tratamento para candidíase Nº1 do mundo*. O creme interno vaginal para candidíase de 6 dias Gino-Canesten® proporciona um tratamento eficaz para infecções fúngicas vaginais.O creme vaginal candidíase deve ser utilizado durante 6 dias consecutivos.

Nistatina 25.000UI Creme Vaginal - 60g com 14 Aplicadores - Geolab Genérico. Nistatina é um medicamento na forma de creme, indicado para o tratamento de candidíase vaginal. O produto é comercializado em bisnagas e acompanhado de aplicadores ginecológicos.

DIAS? Não pode!

A dose recomendada é de 1 ou 2mL (100.000 a 200.000 UI de nistatina) quatro vezes ao dia.

Quanto tempo dura a candidíase? Geralmente, o tempo de tratamento da candidíase feminina pode durar sete dias.

Pode ocorrer ligeira irritação local (vermelhidão), coceira e ardor após as primeiras aplicações, que tende a desaparecer com o decorrer do tratamento.

Por mais que a candidíase não seja uma doença sexualmente transmissível, não é recomendado transar durante o período agudo da enfermidade. “Toda vez que a mucosa vaginal ou vulvar está inflamada, ela aumenta riscos para outras infecções virais, como HPV, herpes, HIV, hepatite, entre outras”, conta o especialista.

Nistatina
Seu nome comercial é Micostatin e a forma genérica é Nistatina. A embalagem pode conter 10 ou 14 aplicadores vaginais. A indicação de uso é, geralmente, uma vez por dia, de preferência à noite, de 10 a 14 dias, de acordo com a indicação médica.

Geralmente, o tratamento com a nistatina pode durar de 10 a 14 dias, ou seja, não é um tratamento tão rápido. Porém, é bastante eficaz. Deve-se aplicar a pomada nistatina para candidíase uma vez ao dia. Se os sintomas não passarem depois de 14 dias, é necessário consultar o médico novamente.

Dificilmente a infecção desaparece sozinha e, geralmente, o desconforto é muito grande”, explica André Branco, médico ginecologista. Caso o parceiro também venha a desenvolver sintomas, o tratamento também é indicado. Do contrário, não é preciso.

Quais são os sinais e sintomas da infecção causada pelo candida?

  1. Prurido (coceira)
  2. Ardência.
  3. Corrimento esbranquiçado, espesso (com aparência leitosa) e sem odor.
  4. Dor durante a relação sexual.
  5. Dor ou desconforto ao urinar.
  6. No homem, aparece vermelhidão e uma espécie de nata na ponta do pênis.
  7. Aftas.
  8. Dor ao engolir alimentos.

Você pode usar um sabonete neutro e água na parte externa, na vulva", explica a ginecologista e obstetra Mariana Lemos Osiro.