Qual a maneira correta de usar o chuveiro elétrico?

Perguntado por: ogaspar . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 17 votos

Chuveiro elétrico

  1. Lembre-se de fechar a torneira para se ensaboar e limpe a saída da água periodicamente;
  2. Procure ligar o chuveiro quando a maioria dos outros aparelhos estiver desligada para não sobrecarregar a rede elétrica;
  3. Nunca mova a chave verão/inverno do seu chuveiro com ele ligado.

O tempo ideal de um banho deve ser de até 10 minutos, no máximo. Entenda. Quando o assunto é banho, muita gente pensa logo em ficar debaixo do chuveiro curtindo a água quentinha caindo no corpo, o que é extremamente prazeroso, além de fazer parte da nossa higiene pessoal diária.

A ligação direta de aparelhos de aquecimento de água na rede elétrica é proibida.

corre mais o risco de um mau contato e esse mal contato ele pode fazer com que os terminais acabem se soldando e mesmo desligando a água os contatos ainda permanecerão em contato Passa na energia alguns pode até pensar nesse momento cara mas aí é só eu ir lá e mudar a posição da chave seletora.

Os disjuntores possuem três funções: manobra, proteção contra curto-circuito e contra sobrecarga. Quando um disjuntor desarma com o chuveiro ligado, é a proteção térmica que atua devido a sobrecarga no circuito. Isso não só no caso dos chuveiros, mas de qualquer outro circuito estiver sobrecarregado.

Ajuste da temperatura
Para evitar queimar a resistência, você deve mudar a temperatura do chuveiro elétrico somente com o aparelho desligado, já com o chuveiro eletrônico não é necessário. É possível fazer a transição da temperatura com o chuveiro aberto.

Para te ajudar a evitar a tortura de banhos gelados no inverno, listamos abaixo 5 dicas preciosas e super fáceis de colocar em prática:

  1. Abra bem o registro. ...
  2. Observe a pressão da água. ...
  3. Mantenha fiação correta. ...
  4. Troque a resistência. ...
  5. Não demore muito no banho.

DEPENDE!! Se for um chuveiro MULTITEMPERATURA precisa sim! outra temperatura. para facilitar essa regulagem.

Consumo: Como os modelos residenciais têm em média, de 150 a 200 litros, usá-la cheia e sem trocar a água equivale a um banho de 15 a 20 minutos num chuveiro de vazão média.

Em geral, os chuveiros habituais operam na potência de 5.500 watt-hora (wH), ou 5,5 kWh, quando estão no modo “inverno”. Considerando que cada pessoa da família de quatro integrantes demore 15 minutos no banho no modo “inverno”, ou seja, uma hora por dia, o consumo da casa será de 165 kWh mensais.

No caso de um banho de 40 minutos, o valor sobe para R$ 2,20. Entendeu como fazer as contas? Somando água e luz, nesse caso, o valor de um banho de 40 minutos é de R$ 8,00 (5,80 + 2,20).

Grande parte das pessoas acaba fazendo as “emendas de prolongamento” nos cabos do chuveiro, e acabam não apertando direito (deixando com folga). E isso acaba derretendo o fio do chuveiro porque, com essa emenda mal feita, o cabo não aguenta a quantidade de corrente elétrica.

O fio terra vem no chuveiro de fábrica. Por padrão ele é dar cor verde e amarela. Tecnicamente falando e mais seguro, para fazer o aterramento de chuveiro é necessário que você ligue este fio terra em um outro fio de aterramento exclusivamente para isso.

Qual a tomada para chuveiro elétrico? O chuveiro elétrico tem uma potência em watts consideravelmente elevada, dependendo do modelo do chuveiro ele pode chegar até 40 Amperes de corrente nominal. As tomadas tem a corrente máx de 10A ou 20A que é bem inferior ao que o chuveiro elétrico necessita.