Qual a maneira correta de lavar toalha de banho pela primeira vez?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

- A recomendação é lavar as toalhas novas com água fria. A água quente, além de tirar o brilho, resseca as fibras e a gramatura da toalha, deixando-as duras e diminuindo a absorção da peça.

A dica é utilizar apenas sabão nas 5 primeiras lavagens da toalha, e só então utilizar o amaciante de forma intercalada, colocando-o a cada duas lavagens das toalhas.

- A recomendação é lavar as toalhas novas com água fria. A água quente, além de tirar o brilho, resseca as fibras e a gramatura da toalha, deixando-as duras e diminuindo a absorção da peça. - Na primeira lavagem de suas toalhas de banho, não use amaciante.

Leve-as para a máquina de lavar acrescentando um xícara de vinagre branco diluída com água. Depois do primeiro ciclo de lavagem, substitua o vinagre branco pelo bicarbonato de sódio. Pois, o vinagre ajuda na eliminação de bactéria e umidade, deixando-as macia enquanto o bicarbonato elimina o mau odor.

O primeiro passo é colocar a toalha de molho em um balde com água morna até cobri-la totalmente. Depois, adicione 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e deixe por 3 horas. Durante esse tempo ele vai agir e ir soltando aos pouquinhos a goma da toalha.

- Para toalhas com odor forte, faça um ciclo da máquina com água quente (caso haja essa possibilidade), um copo de vinagre branco ou meia xícara de bicarbonato de sódio. Em seguida, faça um ciclo curto com um pouco de sabão líquido e, na hora do enxágue, adicione mais uma xícara de vinagre, em vez de amaciante.

Sempre que você seca seu corpo, a toalha absorve as impurezas e células mortas da pele. Isso favorece a proliferação de micro-organismos. Dessa forma, o ideal é lavar as peças pelo menos uma vez por semana ou após cinco lavagens. Depois de cada uso, lembre-se de pendurá-las bem esticadas para que sequem completamente.

Para manter o aspecto de novo, o brilho das cores e a maciez das toalhas, opte pela água fria no ciclo de lavagem. As temperaturas altas ressecam as fibras do tecido e reduzem a vida útil das peças.

O ideal é levar a toalha ao varal para que ela seque ao vento ou ao sol, ou mesmo na secadora de toalhas, já que mofos e leveduras causadoras de micoses, bactérias infecciosas tipo Staphylococcus aureus, ácaros responsáveis pelo desenvolvimento de sarna podem estar junto à toalha se esta não for bem seca.

O indicado é utilizar sabão neutro na lavagem e em pouca quantidade. Além disso, se você utiliza sabão em pó em vez do líquido, procure dilui-lo na água antes de despejar na máquina de lavar para ajudar a preservar a suavidade da toalha.

Dê sempre preferência aos vinagres incolores como o de vinho branco. Porém, todos servem já que todos possuem o ácido acético, responsável pelos benefícios que teremos. Para utilizar, basta colocar 1 xícara de vinagre no compartimento de amaciante e deixar a máquina bater o ciclo normalmente.

Deixá-las de molho com vinagre e amaciantee lavá-las à mão também é uma ótima opção. 2. Serve como substituto de amaciante: uma neutra, biodegradável e barata opção para substituir o amaciante caso necessário, pois o condimento pode amaciar as fibras do tecido e retirar as manchas de sabão.

Além disso devemos evitar o uso de potenciadores de detergente, que podem danificar ou desgastar as peças. Geralmente, para lavar uma toalha é recomendado utilizar apenas a metade de detergente que utilizaríamos em uma carga de roupa normal.

Apesar de sairmos limpos do banho, o ar que respiramos possui diversos micro-organismos, como bactérias e fungos, que gostam de ambientes úmidos e quentes. Por isso, a toalha acaba sendo excelente lar para eles.

Porque toalha de banho cheira mal ou fica fedida? Após o uso, se a toalha não ficar em um ambiente bem ventilado, bactérias e fungos encontram um ambiente muito favorável para se multiplicar. Esses fungos são os causadores do mau cheiro e também podem ser os responsáveis por provocar alergias e irritações na pele.

vinagre de álcool

Para substituir o amaciante e evitar o desgaste das peças, a dica é super simples: adicione 200 ml de vinagre de álcool no ciclo de enxágue. Se você está preocupado com o cheiro, pode ficar tranquilo: o aroma some totalmente após a secagem das roupas.