Qual a maneira correta de beber cerveja?

Perguntado por: ilancastre4 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Para servi-la de maneira correta, incline um pouco o copo, verta a cerveja com lentidão sobre o bordo, sem formar espuma. Com o copo meio cheio, endireite-o bruscamente e afaste-o de forma progressiva da garrafa, lata ou torneira.

É preciso encher o copo com cuidado para que a cerveja tenha a formação de espuma adequada. Além disso, assim como acontece com a temperatura e o tipo de copo, o estilo da cerveja faz diferença e precisa ser levado em consideração na hora de servir para que a bebida tenha a apresentação adequada.

De acordo com o especialista, ao beber direto da garrafa ou da lata, a cerveja não perde gases, o que pode causar inchaço abdominal e impedir que todas as qualidades da bebida sejam apreciadas.

A espuma é formada pelo CO (gás carbônico) e as proteínas contidas na cerveja. E ela é muito importante para a degustação da bebida. “Ela mantém o sabor, o amargor que está presente nela”, explica Wolff. Além disso, o colarinho ajuda a manter a temperatura da bebida no copo, e na liberação dos aromas.

1. Hidrate-se: tome bastante água antes, durante e depois da ingestão de álcool. A ingestão de água é importante em todas as ocasiões da vida do ser humano. No entanto, se você quiser evitar a ressaca, ela se torna mais importante ainda.

Segundo estudos científicos, não há nada específico na cerveja que cause gordura abdominal: as calorias que engordam, vêm do álcool. O problema de beber generosamente é que isso dá um grande trabalho extra para o fígado, que precisa se concentrar em queimar o álcool e eliminar suas toxinas, por assim dizer.

Em sua produção, as cervejas puro malte não utilizam os derivados do trigo, logo, não possuem os carboidratos derivados desse ingrediente. Também apresentam uma quantidade menor de glúten. Assim, a cerveja puro malte é uma boa opção para quem não quer engordar.

Para a maioria das cervejas do tipo Lager, as quais requerem um “colarinho” considerável a fim de que o oxigênio não “oxide” rapidamente o líquido dentro do copo, o ideal é deitá-lo a cerca de 45 graus em relação à mesa, derramando a bebida aos poucos até a metade.

snifter

O snifter é um copo que vem ganhando destaque entre pessoas que gostam de cerveja artesanal, pois possibilita a movimentação da bebida e, consequentemente, a liberação dos aromas.

Uma taça para cerveja mais alongada também ajuda a manter a bebida fria por mais tempo. Cervejas mais encorpadas merecem ter o seu aroma apreciado antes da degustação. Nesse caso, uma taça para cerveja mais larga com borda mais aberta pode ser a alternativa ideal.

Sem limite seguro. Os riscos do álcool são conhecidos há muito tempo: estudos anteriores descobriram que não há quantidade de bebida alcoólica, vinho ou cerveja que seja segura para sua saúde em geral.

Dicas para beber e não passar mal

  1. Cuidado com o ritmo. Tomar todas logo no início da festa e passar mal no resto do tempo definitivamente não é legal. ...
  2. Beba com o estômago cheio. ...
  3. Invista em qualidade. ...
  4. Hidrate-se. ...
  5. De olho no teor alcoólico. ...
  6. Durma bem. ...
  7. E a dose no dia seguinte?

Estudos mostram que, se consumida moderadamente, a cerveja diminui os riscos de ataques cardíacos e doenças cardiovasculares em até 40%. Além disso, aqueles dois copinhos por dia, ajudam a elevar os níveis do colesterol bom, evitando entupimento das artérias.

Prefira as cervejas escuras, com tons marrons e avermelhados. As escuras têm menos carbonação, que resultará em menos bolhas no estômago. Essas cervejas também fazem você se sentir mais cheio, fazendo com que beba mais lentamente.

Frituras; Carnes gordas; Lanches gordurosos e com muito sal; Embutidos, como presunto e bacon.

A água e a gordura retardam a absorção de álcool pelo sangue, por isso o indicado é, antes de beber, ingerir alimentos ricos nesses componentes, como as frutas vermelhas e o abacate.

Ingerir vitaminas do complexo B ou C, ricas em antioxidantes, antes de beber ajuda o fígado a metabolizar melhor o etanol”, diz Andréa Alvarenga. Ovo, quinua, vegetais folhosos verdes, castanhas e abacate são ricos em vitamina B. Já as frutas críticas carregam vitamina C.

Cerveja não engorda, desde que você adote o consumo moderado. Um copo (250ml) de cerveja standard (encontradas no mercado) contém, em média, 100 calorias.

Cerveja engorda mais que refrigerante? Não! Se consumida com moderação, a cerveja é muito mais saudável que o refrigerante. O refrigerante é uma bebida altamente calórica, possuindo o equivalente a 140 calorias e cerca de 37 gramas de carboidratos em uma latinha de 350 ml.