Qual a maneira correta de aplicar injeção?

Perguntado por: asales . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 4 votos

A agulha deve ser sempre introduzida em posição perpendicular à pele, ou seja, em um ângulo de 90°. O BISEL da agulha deve ser posicionado de forma LATERAL, minimizando as agressões as fibras musculares minimizando a dor durante o procedimento e as complicações.

Considerando exames e relatos da paciente, Cabral pontua que a medicação mal aplicada pode ter feito uma irritação na pele na parte muscular, e essa irritação pode ter virado um abscesso. Outra possibilidade de reação a injeção aplicada erroneamente numa região é a criação de um hematoma.

Em injeções intramusculares ou subcutâneas, a aspiração (o ato de puxar o êmbolo para trás) é indicada para checar se o bisel (a ponta da agulha) não está dentro de um vaso. Então se estiver, há o risco do medicamento atingir a via endovenosa.

A não aspiração tem sido indicada, pois ela diminui o tempo de aplicação e, consequentemente, a percepção da dor.

Após a injeção no músculo, deve-se proceder a aspiração antes da administração do fármaco.

Se o gás presente na seringa for administrado no tecido subcutâneo ou muscular, não há risco para o paciente.

pontadas nessa região do corpo; formigamento nos pés e nas pernas; dificuldade de andar e de se manter ereto; dormência na porção inferior do corpo.

Segure o seringa com a ponta virada para cima e toque no seringa. As bolhas de ar subirão para o topo. Em seguida, remova a tampa da ponta e empurre o pistão lentamente para cima para remover bolhas grandes. Quando fluidos mais espessos contêm ar aprisionado, as bolhas comprimem e expandem após cada ciclo Dispensar.

Durante a introdução da agulha o bisel deve estar lateralizado ou no sentido da fibra muscular e perpendicular à pele ou formando um ângulo 90º. Pois quando o bisel estiver vertical ou contrário a fibra muscular aumenta as chances de lesão das fibras musculares.

Introduzir a agulha com o bizel lateralizado em ângulo de 90º. Aspirar, puxando o êmbolo para certificar-se de que não haja refluxo de sangue. Em caso de refluxo, retirar a agulha e reiniciar todo o preparo da medicação, escolhendo outro local para realizar o procedimento.

A aspiração em injeções intramusculares é comum. No entanto, ainda que haja uma vasta discussão sobre aspiração de injeções subcutâneas – a fim de garantir que a ponta da agulha esteja localizada no local desejado e não perfure acidentalmente e injete o conteúdo no vaso sanguíneo(2,3).

Os locais usuais para a aplicação de injeção IM são: o músculo deltóide (região deltóide — D), os músculos da região glútea (região dorso-glútea — DG e região ventro-glútea — VG) e os mús- culos da face lateral da coxa (região da face ântero-lateral da coxa) — FALC).

Bisel LATERALIZADO, no sentido da fibra muscular e perpendicular à pele ou formando um ângulo 90º, Pois quando o bisel estiver vertical ou contrário da fibra muscular, aumenta as chances de lesão das fibras musculares. Conheça as POSIÇÕES DO BISEL de acordo com o tipo de ADMINISTRAÇÃO de injetável!

Em indivíduos adultos e mulheres com peso superior a 90kg, pode ser utilizada a agulha 25x7mm, enquanto em crianças, recomenda-se a agulha tamanho 25x6mm.

Músculos indicados para a administração e volume permitido em adultos são: Vasto lateral da coxa: até 4 ml. Região Dorso Glútea – Quadrante Superior Externo: até 5 ml. Região Ventro Glútea: até 4 ml.