Qual a maior vantagem da suspensão independente nas quatro rodas?

Perguntado por: eluz . Última atualização: 26 de abril de 2023
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Sua vantagem é o controle mais preciso dos movimentos da roda, importante em carros de rua que normalmente têm amplo curso de suspensão.

Tal suspensão permite que as rodas direita e esquerda consigam se mover de forma individual. Esse procedimento ajuda a lidar com irregularidades e buracos comuns das estradas. Sendo um carro com tracção traseira, a potência também é transmitida com mais eficácia às rodas.

O sistema multilink permite melhor alinhamento das rodas ao piso e menor perda de contato. Essa suspensão permite incorporar melhor dirigibilidade e conforto ao veículo como, também, segurança.

Suspensão independente é aquela que cada um dos lados estão ligados às rodas de forma independente, ou seja, se uma roda passar por um desnivelamento, somente ela será deslocada, não modificando o posicionamento da roda oposta.

Principais tipos de suspensão

  1. Suspensão de Eixo Rígido com Feixe de Molas. Pode-se considerar o eixo rígido, como um dos sistemas mais antigos se comparado com outros tipos de suspensões atuais. ...
  2. Suspensão Telescópica MacPherson. ...
  3. Suspensão Duplo A / Suspensão “Double WishBone“ ...
  4. Supensão Multilink.

A suspensão conhecida como triângulo duplo ou duplo A é outro tipo independente. Ela possui dois braços em forma de “V” (um superior e um inferior) que se assemelham a um triângulo. Por ser muito rígida, ela é mais utilizada em carros esportivos, para melhor controle da estabilidade.

A dependência é o primeiro nível da vida, quando nascemos dependemos de alguém que nos alimente e cuide de nós. No entanto, à medida que crescemos, aprendemos a nos tornar mais independentes, isto é, passamos a exercer certos cuidados conosco e a tomar algumas decisões sem tanto apoio externo.

Trata-se de uma suspensãosemi-independente”, ou seja, que consiste de uma única barra que liga ambas as rodas, porém, com uma extensão que permite que esse eixo consiga envergar e assim compensar parte do esforço vindo do solo e não repassá-lo para o outro lado do carro.

Sua vantagem é o controle mais preciso dos movimentos da roda, importante em carros de rua que normalmente têm amplo curso de suspensão. Mas esse maior controle custa mais.

A suspensão automotiva é o sistema responsável pela estabilização de impactos do solo. Formado por um conjunto de peças, ele é encarregado de manter as quatro rodas no chão e de proporcionar o melhor desempenho do carro. Por isso, é tão importante para a segurança e bom funcionamento de outras partes do veículo.

A suspensão duplo “A” é uma suspensão independente de braços sobrepostos, sendo o seu formato geralmente do tipo forquilha. Existem muitos estudos sobre como desenvolver a geometria de uma suspensão duplo “A” e sobre as análises estrutural e vibratória do sistema.

Esse tipo de suspensão existe para aumentar a estabilidade em alta velocidade nas curvas, tornando a manobrabilidade mais fácil. Consequentemente causa um efeito de amortecimento nas vibrações, tornando a pilotagem muito mais segura, eficiente e confortável.

A suspensão independente mais comum é do tipo McPherson. O que diferencia ela da multilink é porque a mola conta com uma torre vertical presa a carroceria do carro.

Sua grande vantagem é proporcionar rodar agradável e boa dirigibilidade ao mesmo tempo, graças à maior capacidade de absorver irregularidades sem prejuízo da estabilidade. Ela também proporciona mais liberdade para que o projetista determine a geometria da suspensão conforme sua aplicação.

A forma correta de escrita da palavra é suspensão, com s na última sílaba: sus-pen-são. A palavra suspenção, com ç, está errada. O substantivo feminino suspensão se refere a uma interrupção prolongada ou uma pausa breve, sendo sinônimo de adiamento, cancelamento, interrupção, intervalo, descanso e pausa.

FEIXE DE MOLAS
Sua principal vantagem consiste em suportar grande peso sem prejuízo de comportamento dinâmico ou distensão do conjunto. As lâminas são sobrepostas e escorregam uma em cima da outra, retornando à posição original após a retirada da carga ou absorção do impacto.

A suspensão McPherson utiliza um sistema simples, porém eficiente. Ela funciona de maneira independente e sua disposição típica usa molas helicoidais, que parecem estar “enroladas” no amortecedor, fixadas por um mancal na parte de cima e em uma barra transversal na parte de baixo.