Qual a maior tragédia natural do Brasil?

Perguntado por: atavares . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Deslizamentos e enchentes mataram 918 pessoas na região serrana do Rio; 99 pessoas estão desaparecidas até hoje. No dia 11 de janeiro de 2011, centenas de histórias, sonhos e lembranças foram soterradas pela lama na maior tragédia natural da história do Brasil.

O dia do desastre
No dia 5 de novembro de 2015, aproximadamente às 15h30, aconteceu o rompimento da barragem de Fundão, situada no Complexo Industrial de Germano, no Município de Mariana (MG).

Rompimento da barragem em Brumadinho (2019)
O rompimento da barragem em Brumadinho foi caracterizado como o maior acidente de trabalho no Brasil, e um dos maiores desastres ambientais da história do país. Ao todo, a enchente causada pelos dejetos tirou 270 vidas, das quais seis estão desaparecidas até hoje.

A recente tragédia de Petrópolis e Itaguaçu no Rio de Janeiro, fez com que o Brasil relembrasse novamente outras catástrofes naturais dos últimos anos. Quatro lugares em específico ficaram conhecidos pelo drama de quem tentava sobreviver e via seu lar sendo destruído. Itaguaçu, Petrópolis, Brumadinho e Mariana.

Para os naturais, são considerados cinco grupos: geológicos, hidrológicos, meteorológicos, climatológicos e biológicos.

Segundo o levantamento da companhia, de 1902 a 2021, constavam na base de dados mais de 15 mil desastres. Desses, 251 ocorreram no Brasil e causaram a morte de cerca de 13 mil pessoas.

Catar – Índice de Risco 0.08%
Não é surpreendente que o país posição líder nesta seleção, dos 10 países mais seguros em desastres naturais seja também localizado no Oriente Médio. Catar segue bem em cada categoria do estudo.

A Grande Inundação do Rio Amarelo (Huang Ho) 1931 é considerada um dos piores desastres naturais já ocorridos em todos os tempos, em número de vítimas fatais.

1. Acidente com Césio-137 (Goiânia, 1987)

Até o início de dezembro de 2022, o Brasil sofreu com 11 grandes desastres causados por chuvas. Nesse período, ao menos 386 pessoas morreram e cerca de 232.530 pessoas foram afetadas por enchentes e deslizamentos país afora.

Hoje faz seis anos do maior desastre ambiental do Brasil. No dia cinco de novembro de dois mil e quinze, a barragem de Fundão, em Mariana, se rompeu e devastou diversas comunidades às margens do rio Doce. Mais de cem afluentes e até o mar foram contaminados.

20 de março de 2022

Foram 775 deslizamentos de terra em toda a cidade, além de diversas ruas alagadas. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), foi a segunda maior tempestade da história de Petrópolis, sendo superada pelo temporal do dia 20 de março de 2022.

A pouca ocorrência de ventos devastadores como furacões, tufões e ciclones é devida à baixa temperatura do mar – nossos mares dificilmente atingem os 26,5 graus necessários para a formação das piores tempestades.

Depois disso tudo, você deve estar se perguntando: e o Brasil, por que não é afetado por terremotos? Na verdade, não ocorrem terremotos de grande intensidade, pelo fato do País estar localizado no centro de uma placa tectônica – a Sul-Americana –, e os maiores abalos ocorrerem nas bordas das placas.

Não é mais uma surpresa que o Brasil esteja exposto a uma variedade de perigos naturais. A maioria dos eventos naturais recorrentes e interrupções é de natureza hidrometeorológica, tais como seca, chuvas torrenciais e deslizamentos de terra.

“Tsunami” de lama no centro do Japão
O deslizamento de terra destruiu cerca de 130 edifícios. O Japão está sujeito a avalanches, com média de 1.500 por ano na última década, um aumento de quase 50% em comparação com os 10 anos anteriores, de acordo com um relatório do governo japonês de 2020.

Dentre os impactos ambientais mais significativos, podemos citar o desmatamento.

O Atlântico Sul não apresenta temperaturas maiores que 26ºC próximo à costa brasileira, o que impede a ocorrência de furacão. No Brasil, as massas de água oceânicas não apresentam temperaturas maiores que 26ºC, sendo essas registradas especialmente na Região Nordeste do país.

Como o Brasil fica localizado no centro da placa tectônica sul-americana, é difícil haver grandes terremotos. Estes normalmente são causador por um movimento convergente, isto é, no qual as placas aproximam-se e chocam-se umas contra as outras.

No Brasil, também são registrados terremotos, porém de pequena intensidade. Em agosto de 2022, por exemplo, 8 tremores de terra foram registrados na costa do estado do Rio Grande do Norte. Segundo a Rede Sismográfica Brasileira, o maior evento teve magnitude 3.7 e chegou a ser sentido pela população.

Algumas regiões são mais propícias para a formação de tornados, pois apresentam aspectos favoráveis para a ocorrência desse fenômeno. Entre essas regiões podemos destacar a parte central dos Estados Unidos, e alguns países da América do Sul como o Uruguai, Argentina e o sul do Brasil.