Qual a maior torcida de Parintins?

Perguntado por: rgarcia . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

O Garantido é tido como o boi das massas populares e, principalmente, por ser o maior campeão do Festival.

Publicado 03/07/2023 - 20h54
São Paulo – Chegou ao fim o 56° Festival Folclórico de Parintins. A maior festa popular dos povos da floresta consagrou o bumbá Caprichoso como vencedor deste ano.

DEAMAZÔNIA MANAUS, AM - Pesquisa realizada pelo Instituto 365, do publicitário Durango Duarte, revela que o boi-bumbá Garantido é o mais querido pela torcida de Manaus. Num universo de 900 pessoas entrevistadas o Garantido bate o Caprichoso obtendo 26,9% na preferência dos manauenses contra 21,7%.

O Boi-Bumbá Caprichoso venceu, nesta segunda-feira (3), a 56ª edição do Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, com o tema “O Brado do Povo Guerreiro”. Este foi o 25º titulo da associação cultural.

Em 2023, 56º Festival Folclórico de Parintins acontecerá nos dias 30 de junho, 1º e 2 de julho e, além do patrocínio do Governo do Amazonas, conta com incentivo da Coca-Cola Brasil, em uma parceria longa e consolidada na promoção do evento, que este ano completa 27 anos e anunciou o valor de R$ 2,5 milhões para esta ...

A festa dura três noites, o Boi Garantido (de cor vermelha) e o Boi Caprichoso (de cor azul) fazem as suas apresentações. Ao final, é escolhido o que teve a melhor performance e enredo e que foi o mais bonito.

O folclore do boi-bumbá coloca frente a frente dois grupos: o Boi Caprichoso, que usa a cor azul, e o Boi Garantido, que usa a cor vermelha. A arena de espetáculos, batizada de “Bumbódromo”, é o palco para a rivalidade entre o Caprichoso e o Garantido, com apresentações completas.

A 56ª edição do Festival de Parintins começa nesta sexta-feira, na ilha de Parintins, no Amazonas. Mais uma vez, durante o último fim de semana de junho, o Boi Garantido e Boi Caprichoso arrastam uma multidão à cidade, que é sede da rivalidade que já dura quase 100 anos.

O boi-bumbá Caprichoso é campeão do 56° Festival Folclórico de Parintins. Como tema, “Brado do Povo Guerreiro”, o bumbá somou 1.259 contra 1.258,8 do boi Garantido.

56º Festival Folclórico de Parintins com Caprichoso conquistando o bicampeonato. Foi por dois décimos, e o boi que iluminou os corações e encantou os jurados, e até os contrários reconhecem que o Azul foi mais, e vence levando o troféu de campeão de 2023.

boi Caprichoso

O boi Caprichoso conquistou o bicampeonato no 'Festival de Parintins 2023', no interior do Amazonas. O resultado foi divulgado na tarde desta segunda-feira, 3 de julho, após apuração dos votos no Bumbódromo. O Festival ocorreu nos dias 30 de junho, 1 e 2 de julho.

torcida corintiana

Na pesquisa realizada pelo GLOBOESPORTE.COM em parceria com a revista “Monet” com mais de 300 jogadores, a torcida corintiana foi eleita a mais temida por 142 boleiros. Votação surpreendente, sobretudo pela vantagem sobre a maior do país: os flamenguistas foram citados somente 42 vezes.

O Flamengo segue com a maior torcida do Brasil, com 21,9% da preferência. Seguido por Corinthians (14,2%), São Paulo (9,9%), Palmeiras (7,7%) e Vasco (6,2%). É o que indica pesquisa inédita realizada pelo instituto AtlasIntel, que o ge publica com exclusividade a partir desta terça-feira.

O Sport possui a torcida mais fanática do Brasil.
E quem assegura isso é a pesquisa realizada pela CNN/ Itatiaia/ Quaest, em levantamento junto aos próprios torcedores de clubes em todo o país, denominado “O Maior Raio-X do Torcedor”. Ao todo, foram 6.507 entrevistados em 325 cidades brasileiras.

As filas das galeras, como são chamados os torcedores dos bois Caprichoso e Garantido, já estão dando a volta no bumbódromo de Parintins, no Amazonas, nesta sexta-feira (30).

O boi Garantido veio de uma promessa feita a São João Batista, seu criador Lindolfo quando jovem ficou muito doente, prometeu, “QUE SE FICASSE BOM, CONSTRUIRIA UM BOI QUE SAIRIA TODOS OS ANOS NO MÊS DE JUNHO EM HOMENAGEM AO SANTO”.

A Força Azul e Branca (FAB) é como se tornou conhecida a torcida oficial do Boi Caprichoso.

A economia de Parintins gira em torno do boi, seja o do Festival, ou o animal criado pelos produtores rurais. Da renda mensal de R$ 8 milhões gerada pela cidade, 20% vem da pecuária, principal fonte de renda permanente. Parintins possui o maior rebanho do estado do Amazonas, com criação de 250 mil cabeças de gado.